A Cidade do Sol se torna referência nacional ao reunir vozes potentes para discutir os caminhos da escola contemporânea, aquecendo também o setor turístico durante o evento.

Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. Local da ExpoEdus 2025 (Foto: Sandro Menezes/Governo do RN)
Natal
recebe os protagonistas da Educação brasileira – e um novo fluxo turístico

Durante três dias, entre 24 e 26 de julho, Natal se consolidou como o centro das discussões sobre o futuro da educação no Brasil. O Centro de Convenções de Natal foi o palco da edição 2025 da ExpoEduc, evento que reuniu educadores, gestores, especialistas e representantes da sociedade civil para um mergulho profundo nas tendências, desafios e rumos do ensino nacional.
A vinda de participantes de vários estados, incluindo grupos de estudantes, professores e gestores, impactou positivamente a rede hoteleira, o setor de restaurantes, bares, receptivos e operadores turísticos da cidade. “Tivemos 90% de ocupação nos principais hotéis da Via Costeira e Ponta Negra”, informou a Associação de Hotéis do Rio Grande do Norte. Passeios para as dunas, passeios de buggy e city tours foram bastante procurados por quem veio prestigiar a ExpoEduc e aproveitou a oportunidade para conhecer as belezas locais.
Mais de dois mil participantes circularam diariamente pelos corredores da exposição e participaram de uma programação intensa, que trouxe como temática central a provocação: “On ou Off: de que lado a escola deve estar?”. A questão norteou debates e atividades, abordando desde o impacto das tecnologias digitais até a valorização de práticas pedagógicas tradicionais.

Mais de duas mil pessoas participaram de um intensa e empolgante programação durante os três dias do evento
Palco
Max: Encontro histórico de ideias e experiências

Um dos locais mais concorridos
da ExpoEduc foi o Palco Max, espaço dedicado a diálogos interdisciplinares e à
apresentação de nomes que vêm influenciando a reflexão sobre educação no
Brasil.Da esquerda para a direita, Augusto Benfica, Mayara Miranda, Bruno Félix, Rossandro Klinjey, Nevinha Diógenes e Crislan Viana.
O grande destaque desta edição
foi a vinda inédita a Natal de dois dos mais respeitados pensadores
contemporâneos: Lúcia Helena Galvão e Rossandro Klinjey. Em uma
mesa-redonda memorável, trouxeram provocações filosóficas e humanistas sobre o
valor da escola na formação de cidadãos conscientes, diante de um mundo marcado
tanto pela superinformação quanto pela necessidade de relações mais empáticas.Ator e Escritor Lázaro Ramos, bastante aplaudido durante sua palestra
O ator e escritor Lázaro Ramos arrancou aplausos e reflexão com a palestra “Tecnologia como palco, humanidade como ato”. Em sua fala, abordou como o universo digital pode ser aliado — e não vilão — da aprendizagem, desde que usado com propósito. “O equilíbrio está em não perdermos o centro: educar, antes de tudo, é formar humanos capazes de viver em sociedade”, ponderou, sendo ovacionado pelo público.
Outro momento de grande interesse foi a apresentação de Luciana Brites, jornalista e educadora, trazendo uma abordagem delicada e assertiva sobre autismo e a real inclusão escolar. Com exemplos práticos, Luciana mostrou caminhos possíveis para tornarmos as escolas verdadeiramente acessíveis, respeitando singularidades e promovendo equidade.
O comunicador Marcelo Tas, sempre com bom humor e muita experiência em inovação midiática, trouxe na palestra “Comunicação na Aceleração Digital” dicas e reflexões de como escolas e famílias podem se conectar de maneira mais produtiva, fugindo das armadilhas digitais.
Desafios contemporâneos: inovação, tradição e inclusão em pauta
Além dos grandes nomes, a ExpoEduc contou com convidados como Taís e Roberta Bento, da plataforma SOS Educação, propondo uma análise vigorosa sobre a presença dos celulares em sala de aula e o papel do educador em tempos de distração digital.
A professora Fer Garcia defendeu em “Do quadro à tela” que a inovação precisa ser incorporada sem abandonar práticas consagradas pela experiência, reforçando que tradição e inovação podem caminhar juntas.
E para quem busca entender como
captar a atenção da nova geração, Leonardo Chucrute apresentou métodos
para engajar alunos da geração Z, unindo tecnologia, propósito e vivências
reais.Cantor e compositor Waldonys encantou a todos com sua musicalidade
O evento foi encerrado com emoção: o cantor e instrumentista Waldonys subiu ao palco para um show que misturou arte, cultura e educação, comprovando que todas as formas de linguagem podem contribuir para o desenvolvimento humano.
Espaços On, Off, Ponte e Todos: múltiplos olhares para a Educação
Os auditórios sempre lotados e prestigiado com público muito interessado nos assuntos
Além do Palco Max, a ExpoEduc
apresentou ao público quatro espaços temáticos:
- On: voltado à inovação tecnológica, mostrou cases e soluções do universo EdTech.
- Off: resgatou o valor das práticas tradicionais, incentivando o diálogo entre gerações de educadores.
- Ponte: promoveu debates sobre a integração entre todas as metodologias e contextos.
- Todos: destacou a pauta da inclusão, diversidade e equidade escolar.
A grande pluralidade de temas garantiu que o evento atendesse desde gestores públicos a professores do cotidiano escolar, além de famílias e representantes de startups de educação.
Com inscrições quase esgotadas, a ExpoEduc 2025 deixou marcas de entusiasmo no público, consolidando Natal como um polo de inovação e reflexão transformadora para a Educação nacional.
A ExpoEduc 2025 reafirmou a importância dos encontros presenciais em tempos de
transformação na educação e evidenciou como eventos dessa magnitude podem
fortalecer o turismo, a cultura e a economia da cidade anfitriã. Com discussões
profundas, troca de experiências e um legado turístico relevante, a ExpoEduc
mostrou que Natal está pronta para novos desafios no mundo dos eventos
educacionais — e para receber, de braços abertos, todos os visitantes que
querem aprender e se encantar.
ExpoEduc
Para mais informações, acesse:
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia