Cartilha tem "Orientações para Prestadores de Serviços" atenderem adequadamente o Público Idoso, com grande impacto no Setor Turístico
Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e ao Dia Nacional do Idoso, o Ministério do Turismo (MTur) destacou a importância de um atendimento especializado aos turistas com mais de 60 anos. Para apoiar os prestadores de serviços turísticos, o órgão disponibilizou a cartilha digital “Dicas para atender bem turistas idosos”, que tem como objetivo promover dignidade, respeito e satisfação durante as viagens dessa faixa etária.

O material desenvolvido pelo Ministério do Turismo reúne orientações para identificar as necessidades específicas do idoso, além de destacar a importância da acessibilidade e da segurança em atividades recreativas e instalações turísticas.
Entre as recomendações estão a instalação de pisos antiderrapantes, corrimões em escadas, rampas para piscinas e adaptações em meios de transporte.
“Esses cuidados são fundamentais para garantir uma experiência segura e agradável ao turista idoso, que é um público crescente no Brasil”, afirma o MTur.
Turismo 60+: potencial na Baixa Temporada
O público com mais de 60 anos tem se mostrado um grupo relevante para o turismo nacional, especialmente fora dos períodos de alta temporada. Para incentivar esse segmento, o MTur também promove ações como o programa “Conheça o Brasil”, que oferece condições diferenciadas para viagens domésticas, como aumento da oferta de voos e a possibilidade de “stopover” em várias cidades.
Essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam promover o envelhecimento saudável e aumentar a inclusão social dos idosos em diversas áreas, incluindo o turismo.
Com essas orientações, o Ministério do Turismo espera que o Setor se prepare para receber cada vez melhor essa faixa etária, contribuindo para um turismo mais inclusivo e seguro no Brasil.
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