![]() |
O filme estreia nesta quinta-feira (14) nos cinemas brasileiros / Foto: Divulgação |
Com Gladiador 2, o diretor Ridley Scott não só prova que está em plena forma... Mas com também prova que alguns filmes podem e devem ter continuação sim! Em "GLADIADOR II" vale aquela velha máxima... Não se compra um livro pela capa, não se pode julgar um filme pelo trailer, não se diz que a música é boa ou não apenas com os primeiros acordes e principalmente NUNCA, NUNCA... SUBESTIME O PODER DAS CONTINUAÇÕES - Sobretudo a segunda parte. Pois em alguns casos se tornam melhor que o original.
Só para ilustrar a narrativa... Segue alguns títulos de continuações, onde a parte II ou segunda parte, que superaram a obra original: "ALIENS: O RESGATE", "O EXTERMINADOR DO FUTURO: O JULGAMENTO FINAL", "STAR WARS: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA", "O SENHOR DOS ANÉIS: AS DUAS TORRES", "BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS", "ANTES DO PÔR-DO-SOL", "HOMEM-ARANHA 2", "PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO" e etc.
Isso não quer dizer que "GLADIADOR II" superou o original, que foi lançado nos anos 2000, a mais de 2 décadas atrás, mas... É tão bom quanto - digamos quê: o que o diretor Rigley Scott prometeu e não cumpriu em filmes como "PROMETHEUS" e não foi nada convincente ou conveniente em voltar para a franquia que ele próprio ajudou a criar "ALIEN", com o equivocado e péssimo "ALIEN: COVENANT"... Aqui em "GLADIADOR II" ele não prometeu nada e entregou TUDOOOO...
A história de "GLADIADOR II" se assemelha muito com a história do primeiro filme, onde praticamente o personagem do Paul Mescal "Lucius / Hanno", segue os mesmos passos, saga e odisseia que o personagem do Russel Crowe "Maximus" seguiu no primeiro filme, onde temos a confirmação e certeza que Lucius de fato era mesmo o filho de Maximus com Lucilla.
Na trama... após testemunhar a morte do herói Maximus (Russell Crowe) pelas mãos de seu tio (Joaquin Phoenix), Lucius (Paul Mescal) enfrenta um novo desafio: forçado a entrar no Coliseu, ele deve lutar pela sobrevivência e pela honra de Roma. Depois de ter sua casa tomada pelos imperadores tirânicos que governam Roma com punho de ferro, Lucius precisa reencontrar a força e a coragem que o inspiraram na juventude. Admirador da jornada de Maximus, Lucius busca seguir seus passos para restaurar a glória perdida de Roma. Gladiador 2, é uma sequência direta do aclamado filme dirigido por Ridley Scott. Agora, Lucius luta não apenas pela sua vida, mas pelo futuro do império. Com o coração cheio de raiva e o destino de Roma em jogo, ele revisita seu passado em busca da força necessária para devolver ao povo a honra que um dia foi perdida - não se faz necessário assistir o primeiro filme para entender o segundo mas... As ilustrações e animação do início do filme e alguns flashbacks que permeiam o filme, trazendo o personagem Maximus que foi vivido pelo ator Russell Crowe... É de suma importância para um entendimento macro da história para quem não assistiu o primeiro e já clássico filme.
O que salva a parte II de GLADIADOR dos habituais clichês que cercam e são armadilhas para o gênero é o roteiro impecável de David Scarpa e Peter Craig, direção e produção precisa e cirúrgica do Ridley Scott e a sinergia, sintonia time do elenco principal e coadjuvantes, onde cito nomes como Paul Mescal de "AFTERSUN", Pedro Pascal de "THE LAST OF US", Denzel Washington de "HURRICANE", Connie Nilsen que deu vida a eterna Rainha das Amazonas Hipolita em "MULHER-MARAVILHA, é e a única atriz que volta ao papel original, que foi seu depois de 20 anos - e só para constar... De novo, novamente e mais uma vez... O personagem do mostro chamada Denzel Washington "Macrinus", que entra como coadjuvante de luxo... Rouba a cena e os holofotes para si, o fuscando até o elenco principal.
Seu personagem aos poucos ganha tamanha proporções para a narrativa do filme quê: dos mais importantes plotwists e cartazes final fica em suas mãos - personagem que começa de mansinho como um tipo: simples mercenário, contrabandista de escravos e futuros GLADIADORES, bobo da corte a personagem influente no senado e política Romana, conselheiro dos imperadores a simplesmente ter a queda de Roma em suas mãos.
![]() |
Foto: Divulgação |
O drama palaciano e as intrigas não são nada sutis em "GLADIADOR II", se aproxima até um pouco de "GAME OF THRONES", onde Ridley Scott não poupa ninguém - desde o elenco principal ao secundário. E o diretor não poderia escolher melhor o grande representante deste pilar da história: o Macrinus de Denzel Washington. Como num reflexo de seu próprio papel, Denzel vai engolindo o filme aos poucos, cena após cena, assim como o vilão articula com a política despreparada e mesquinha da Roma construída por Scott. É como ver o Alonzo, de Dia de Treinamento, vestindo a fantasia dourada romana, driblando e jogando como parte de um sistema político e sem escrúpulos.
E por falar em política... A praticada em Roma se assemelha e muito com a nossa politicalha "tupiniquim" brazuca, bem tipo o CENTRÃO que na verdade é de extrema direita e se esconde na "coluna do meio", onde o personagem do Denzel Washington deita, rola, representa e se apresenta sem máscaras ou escondido atrás de alguma religião fundamentalista evangélica... A sua real e verdadeira intenção - até parece que os roteiristas vinheram fazer laboratório no Brasil, para falar da política atual da Roma antiga.
O primeiro "GLADIADOR" foi sucesso de público, crítica e bilheteria, levou 12 indicações ao Oscar e levou 5 para casa, incluindo filme e ator para Russel Crowe - o segundo filme deve também ser lembrado e ter seu lugar ao sol na temporada de premiação e inclusive no Oscar, nem que seja nas categorias técnicas, mas... Já canto a pedra para melhor filme, direção, roteiro, efeitos, sim, figurino, direção de arte, maquiagem e cabelo e principalmente ator coadjuvante para Denzel Washington.
Abro aspas aqui para fazer um link de "GLADIADOR II" do Ridley Scott que passou mais de 20 anos para chegar aos cinemas... Ao projeto mais ambicioso de outro diretor icônico, o Francis Ford Coppola com seu "MEGALÓPOLIS", que simplesmente passou 40 anos para ser feito e chegou aos cinemas de todo o mundo esse mês também - ambos tem ROMA com cidade e persogem tão importante quanto seus personagens, sendo a Roma do Scott a Roma antiga e a "Nova Roma" do Coppola uma Roma futurista mas, ambas com a mesma politicalha, corrupção, ganância, poder destrutivo, ganância e outras mazelas atemporais que assolam a "sociedade" do velho e novo mundo... E ambas com um lampejo de esperança em um futuro melhor para a humanidade.
"GLADIADOR II" de fato era uma das produções mais hypadas e aguardadas do ano e se superou - minhas configurações de melhores filmes do anos foram atualizadas com sucesso.
SE LIGA MEU POVO CINÉFILO DE PLANTÃO E AMANTES DA SÉTIMA ARTE, QUE "GLADIADOR II" ESTREIA NESSE 14 DE NOVEMBRO EM TODOS OS CIMENAS DO BRASIL.
Texto produzido por @well.nchagas
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia