O uso de Charretes tem sido Alvo de Questionamentos na Cidade há Anos
Defensores dos animais argumentam que os cavalos sofrem com o desgaste excessivo, especialmente devido às ruas de paralelepípedos e aos trechos íngremes.
As charretes partem da praça principal, conhecida como Largo das Forras, e fazem um passeio pelo centro histórico, passando por pontos como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Chafariz de São José e a Estação Ferroviária. Esses percursos continuarão os mesmos com os novos carros elétricos.
O uso de charretes para fazer passeios em Tiradentes é alvo de discussão há muitos anos.
De acordo com a prefeitura, o Ministério Público e outros parceiros financiarão os novos veículos. O Instituto Arbo será encarregado de desenvolver um protótipo de carruagem elétrica, que terão design parecido com os das charretes. O plano inclui também a instalação de estações de recarga no Centro Histórico.
Atualmente 30 trabalhadores dependem das charretes na cidade para sobreviver, mas receberão ajuda financeiras durante essa mudança.
Smart City Curitiba tem até carruagem elétrica
Os visitantes do Smart City Expo Curitiba 2024, no Centro de Exposições Positivo do Parque Barigui, puderam conhecer soluções em diversas áreas, além da tecnologia. Com mais de 65 expositores, essa edição do evento apresenta diversas alternativas para ajudar as cidades a se tornarem mais conectadas, eficientes e sustentáveis.
Os visitantes conheceram diversas soluções para digitalização de cidades, mobilidade, segurança pública, paisagismo e tecnologias que podem transformar o cenário urbano brasileiro. O foco não são apenas as grandes cidades, mas também os municípios pequenos e médios.
Um dos atrativos do evento é a Carruagem Elétrica, da Verth Tecnologia, uma startup que oferece soluções inovadoras para cidades inteligentes. A inovação utiliza tecnologia de ponta, com motorização 100% elétrica, que dispensa a tração animal e tem um design retrô. Ainda há inovações em mobilidade urbana, educação entre outros temas na Smart.
por Levy Ferreira/SMCS
foto Divulgação Prefeitura de Tiradentes e Shutterstock
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia