Navegação

Com Geada e -0,4ºC, Monte Verde (MG) registra a sua primeira Temperatura Negativa em 2024

Vegetação de Monte Verde congelada na manhã de 30/05


Distrito de Camanducaia amanheceu como o local mais frio do Brasil, com grande Quantidade de Turistas na abertura do Feriado de Corpus Christi.

Um dos cinco destinos mais procurados pelos turistas brasileiros para o período do feriado de Corpus Christi, Monte Verde (MG) registrou nesta quinta-feira a sua primeira temperatura negativa do ano, com -0,4ºC, que foi a mais baixa do dia no país. A condição de frio extremo foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o distrito de Camanducaia amanheceu com as suas paisagens congeladas depois de uma geada atingir o vilarejo.

Essa também foi a primeira vez, em 2024, que geou no tradicional destino turístico do Sul de Minas, que recebe desde o início do dia uma grande quantidade de visitantes. Vindos de diferentes regiões do Brasil, eles chegam para aproveitar o último feriado prolongado do ano em clima de inverno. E esse clima congelante ocorre depois de a localidade já ter sido o lugar com a menor temperatura em solo nacional em cinco dos primeiros 15 dias de maio.

"Estamos muito felizes com a chegada deste frio e com essa abertura da nossa temporada de inverno em grande estilo. O Corpus Christi é o feriado em que Monte Verde recebe a maior procura dos turistas nesta época do ano e é uma grande alegria ver o nosso distrito cheio de visitantes chegando para curtir os diversos atrativos que existem aqui", comemora Rebeca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).

Grande quantidade de turistas na chegada a Monte Verde

E a perspectiva de frio intenso e congelante foi confirmada pelo Inmet para esta sexta-feira, com previsão de mínima de 0ºC e máxima de 20ºC. As temperaturas só começam a subir um pouquinho a partir do final de semana, para quando o instituto aponta uma variação de temperatura de 5ºC a 20ºC no sábado e de 7º a 20ºC no domingo.
"Hoje (30) tivemos o nosso recorde de temperatura mínima no ano e também a primeira negativa em 2024, além da primeira geada. E deveremos voltar a ter temperatura negativa amanhã e possivelmente geada nas próximas madrugadas", informa Nelson Pacheco, conhecido como o Senhor do Tempo no distrito, onde faz medições meteorológicas há 24 anos.
Consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil atualmente, Monte Verde (MG) foi o quarto lugar com maior número de buscas de turistas brasileiros por hospedagens para o período entre esta quinta-feira e domingo, de acordo com a plataforma de reservas Booking. O vilarejo mineiro só ficou atrás de Rio de Janeiro, Campos do Jordão (SP) e São Paulo no volume de procura por acomodações nos canais oferecidos pela ferramenta na internet.
​    ‍
Os dados coletados pela Booking, em pesquisa realizada no último dia 21 de maio, apontaram que Monte Verde ainda se posicionou no top 5 do ranking de destinos mais procurados por casais brasileiros para esta época de Corpus Christi. Também neste caso, ficou atrás somente de Campos do Jordão e das capitais fluminense e paulista.


Por Rafael Franco e Tadeu Rover
Foto: Divulgação/Nelson Pacheco

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia