Navegação

INICIA A TEMPORADA DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS NO RIO DE JANEIRO



Projeto Baleia Jubarte promove Exposição de Fotos, Expedição Científica e Cria Novo Observatório para a Promoção da Pesquisa e do Ecoturismo no Litoral Carioca

Primeiro um borrifo ao longe. Depois, a avistagem da cauda no mergulho, e por fim o majestoso salto do primeiro indivíduo avistado na costa do Rio de Janeiro confirmam que as baleias-jubarte já estão por aqui, encantando os cariocas com mais uma temporada de reprodução em nossas águas, que vai de junho a agosto na região.

Com vistas a ampliar a consciência dos moradores e visitantes do Rio sobre a presença das baleias, o Projeto Baleia Jubarte inaugura no AquaRio no dia 05 de junho, comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e abrindo oficialmente a Temporada de Baleias 2024 no Estado, a exposição fotográfica "Baleias Cariocas", que traz imagens inéditas e belíssimas das jubartes e outros cetáceos registradas pelos fotógrafos Bia Hetzel, Custodio Coimbra, Enrico Marcovaldi, Marco Terranova e o droner Eduardo Melo, no Rio de Janeiro, além de uma réplica da cauda de uma das primeiras jubartes avistadas na região, carinhosamente batizada de "Almirante Ibsen" em homenagem ao Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, carioca e pioneiro da defesa das baleias no Brasil. Com a recuperação populacional da espécie, sua presença no Sudeste brasileiro vem sendo cada vez mais regular, e o Turismo de Observação das jubartes já começa a se tornar realidade nas águas da região, com grande potencial para a geração de emprego, renda e conscientização ambiental. Para estimular ainda mais a atividade, o Projeto Baleia Jubarte que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, estará firmando ainda nesta temporada novas parcerias com empresas do setor turístico para a operação dos passeios de avistagem a partir da cidade do Rio.


A Exposição Fotográfica migrará para as dependências do famoso monumento natural administrado por outro parceiro do Projeto, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, no dia 03 de julho, onde ficará até o final da temporada. Ambas as empresas estão apoiando a expansão das atividades de pesquisa e conservação do Projeto no Estado do Rio, que incluem, além da exposição, a realização de mais uma expedição embarcada e a implantação de um observatório de baleias no Mirante Copacabana do Pão de Açúcar, onde os visitantes poderão aprender mais sobre as jubartes em painéis interpretativos e observar as que passarem no mar em volta, com a monitoria de integrantes do Projeto.

Para mais informações sobre a Exposição, favor contatar:

Enrico Marcovaldi | (71) 9 8127-8983 - enrico.marcovaldi@baleiajubarte.org.br
Guilherme Maricato | (21) 9 6424-2047 – guilherme.maricato@baleiajubarte.org.br


Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 35 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, em Vitória, no Espírito Santo, e em Ilhabela, São Paulo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em:
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia