Navegação

Fomos conhecer o Viaduto V13 - o mais Alto das Américas - Vespasiano Corrêa - RS

VIADUTO V13

Um dos locais que estava na nossa lista, era conhecer o maior e mais alto viaduto das Américas, também chamado de Viaduto do Exército, o Viaduto 13 tem 143 metros de altura e 509 de extensão

Ele é o viaduto ferroviário mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo: atualmente, só perde para o viaduto Mala Rijeka, que fica em Montenegro.

Com todas essas medidas e ocupando uma posição de destaque no ranking mundial, o Viaduto 13 virou atração turística de Vespasiano Corrêa, o que chama atenção é que ele foi construído na década de 70, aonde a engenharia e os recursos para época eram escassos.

V13 VISTO DE CIMA

O viaduto foi construído pelo Primeiro Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, que ficava na cidade de Lajes, em Santa Catarina. A construção aconteceu na década de 1970, mas o projeto já estava pronto desde o final da Segunda Guerra Mundial.

TÚNEL VIADUTO V12

Inaugurado pelo presidente do Brasil naquela época, Ernesto Geisel, desde então, passou a ser um orgulho da engenharia brasileira.

Mais recentemente, se tornou o mais importante ponto de visitação da cidade de Vespasiano Corrêa.

Mas, por que o nome Viaduto 13?

É porque ele é o décimo terceiro viaduto de uma sequência que começa no centro de Muçum no Rio Grande do Sul.

VIADUTO V11

Todo o trajeto até a base do viaduto pode ser feito de carro, mas nós preferimos ir a pé, uma caminhada íngreme de 1,300km, chegando no Viaduto nos deparamos com o túnel com comprimento de aproximadamente 1km, percorremos os trilhos, a vista de cima é assustadora, mas as paisagens é deslumbrantes, depois de atravessar o viaduto, retornamos e entramos no túnel, até chegar nos arcos , que foram feitos para dar claridade em meio ao breu, voltamos para nossa casinha que tínhamos deixada no CAMPING E BAR V13, aos pés do viaduto, o camping conta com lanchonete, pastelaria, mesa de jogos, espaço para barracas, banheiros e chuveiros, ficamos dois dias curtindo o espaço. Foi um dia lindo e concluimos com sucesso, um sonho antigo.

Construídos na época em que os militares comandavam o Brasil, esta série de viadutos e pontes completa o trajeto da Ferrovia do Trigo, que liga as cidades gaúchas de Roca Sales e Guaporé, é possível fazer o passeio de trem passando pelos lindos viadutos é considerado o passeio mais bonito do Brasil, pela Ferrovia do Trigo, a empresa responsável é a trem dos vales.

Camping e Bar V13

Depois de dois dias no camping V13 seguimos adiante a uns 500 metros e chegamos no Camping Paraiso Tropical, muito bem estruturado, área de camping, banheiros, chuveiros, churrasqueiras individuais, servem delicioso buffet de almoço caseiro , lanches, café colonial, pousada, espaço para Motorhome, uma linda cascata, passeios de quadriciclo e loja com produtos personalizados do V13, inclusive somos embaixadores da marca, vamos leva-la em nossas aventuras, usando as camisetas, mochila e bonés.

Camping Paraíso Tropical

No mesmo dia que chegamos, marcamos para o dia seguinte o nosso passeio de quadriciclo, com os rapazes da NA MATA V13, que experiência imperdível, além da aventura e adrenalina, eles levam para diversos destinos, o caminho é por uma linda trilha na mata, depois de chegar nos pés do viaduto 12, descemos do quadriciclo e caminhamos pelos trilhos acessamos o viaduto 12 e mais adiante o túnel e o viaduto 11, todo vazado, somente o Zeca teve coragem de atravessar.

Na Mata - Passeio Quadriciclo

Depois de 40 minutos de passeio de quadriciclo, chegamos no camping e um delicioso café colonial estava sendo servido, uma delícia, com vários produtos coloniais tais como, queijo, salame, doces, pães e bolos caseiros, eles atendem excursões e no final dos passeios servem o delicioso café colonial.

Café Colonial Paraíso Tropical

Após o café fomos nos refrescar na cascata que tem atrás do camping, o dia estava propicio para um delicioso mergulho, passamos a tarde curtindo este lindo local e ao fundo o majestoso V13, que lugar lindo e cheio de histórias, foi incrível conhecer está magnitude da engenharia Brasileira, também conhecer pessoas e culturas diferentes, pessoas amáveis e super receptivas.