Navegação

A Pitoresca cidade de Dr Ricardo Terra do Filó - RS

Prefeito Alvaro José Giacobbo da cidade de Dr Ricardo RS

Estávamos a caminho do viaduto mais alto das Américas, o viaduto V13, localizado em Vespasiano Correia no RS, no caminho encontramos uma balsa, que provisoriamente faz a travessia para a cidade de Santa Barbara, devido as enchentes do final de 2023 a ponte foi arrancada pelas fortes chuvas que afetaram toda a região, não sabíamos o valor da travessia , então perguntamos para um rapaz que estava na fila aguardando, pois o mesmo também tinha uma camionete, e nos falou que era R$10,00 e perguntou para onde estávamos indo, falamos que era para o viaduto V13, como já era final da tarde, nos disse que seu nome era Simão e recebemos o convite para. segui lo pois sua mãe morava em um sitio bem próximo ao viaduto e nos convidou a passar a noite no seu sítio.

Chegando no local começamos a conversar comentamos que moramos e viajamos na camper conhecendo culturas, lugares e relatando tudo na Revista Fácil e no nosso canal do Youtube, Instagram e Facebook, o mesmo ficou surpreso e nos encaminhou o contato do Sr Alvaro, Prefeito da cidade de Dr Ricardo, nos encaminhou seu whatsApp, entramos em contato e fomos convidados pelo prefeito a ir até a cidade e fazer um tour pela região.

Moinho Calvi

No dia seguinte agradecemos a estadia no sitio da família do Simão, e partimos para a cidade de Dr Ricardo, chegamos e fomos super bem recebidos pelo Prefeito que fez questão de nos levar pessoalmente conhecer os pontos turísticos da pitoresca cidade.

O primeiro local que fomos foi o MOINHO CALVI propriedade do Sr Jorge Calvi, que nos recebeu e nos mostrou a bela construção do moinho Artesanal e todo funcionamento das máquinas artesanais que fazem todo de moenda do milho até chegar na fase final do fubá.

Buscando resgatar todo funcionamento e o aspecto arquitetônico dos antigos produtores do fubá.



Gruta Nossa Senhora de Lourdes



Depois de sairmos do Moinho Calvi fomos convidados para delicioso almoço, após fomos para a Prefeitura, ganhamos um lindo exemplar de todo VALE DO TAQUARI e a beleza da região, o prefeito tinha alguns compromissos, enquanto aguardávamos conhecemos o Daniel Santos do Correio do Mate, Rádio da cidade vizinha Arvorezinha e contando um pouco da nossas viagens nos convidou para um bate papo no programa MATE PAPO e claro que aceitamos e marcamos para a semana seguinte.

Algum tempo depois saímos novamente com Prefeito que nos levou até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um local gratuito e aberto a visitação, inclusive conta com lindo espaco para free para estacionamento de motorhome, após alguns lances de escada chegamos na gruta, um espetáculo natural da natureza, na gruta é mensalmente realizada missas, com o Padre da região para moradores e visitantes, um lindo local, a cascata cai das pedras e ficamos atrás da queda, o som da água e a paz do local nos traz um sentimento de gratidão pela natureza encantadora.


Prefeito Sr Alvaro Giacobbo e Vice Leandro Vian

Fica aqui o nosso agradecimento ao Prefeito Alvaro e seu vice Leandro, pela atenção, acolhida e pessoa incrível que nos recebeu com tanto carinho, disposição e alegria, que nos compartilhou seus sonhos e planos para o futuro de Dr Ricardo.


Resumidamente relatamos aqui um pouco da história da localidade de Dr Ricardo, o filó de Doutor Ricardo quer resgatar e valorizar os costumes, religiosidade, as tradições, enfim, o legado deixado pelos imigrantes italianos no município.Os imigrantes chegaram e montaram seus acampamentos, desbravaram matos, edificaram casas, oficinas, moinhos, lavraram a terra e dela cultivaram seu alimento.
O filó é uma tradição que nossos antepassados trouxeram da terra mãe, a velha Itália. No inicio da colonização de Doutor Ricardo era comum ver-se durante a semana os lampiões sendo levados pelas pessoas que iam fazer filó.
O filó era um momento de confraternização, oração, cantoria e partilha oferecida pela família que acolhia as visitas, regado a pinhão, batata doce, amendoim, pipoca e, claro, o bom vinho entre outras comidas. Nesses encontros cantavam, contavam os mais diversos causos e anedotas.O filó fazia parte do dia-a-dia das famílias italianas.
Costumavam reunirem-se à noite na casa dos vizinhos e parentes.
Após o momento de religiosidade, os homens reuniam-se em um ambiente para jogar cartas, jogar “mora” beber vinho e tratar de assuntos como negócios e a vida cotidiana, geralmente na sala ou no porão.
As mulheres ficavam na cozinha com o mate em torno do fogão falando sobre a família, lida doméstica, culinária, “tricotando”, fazendo a “dressa” (trança de palha) que servia para confeccionar chapéus e a “sporta” (bolsa onde se carregava diversos objetos), além de colocar em dia os assuntos das comadres.Por vezes, os adultos permaneciam juntos falando da organização da comunidade e a cantoria era comum no encontro.Enquanto isso as crianças brincavam em torno das casas e os jovens já aproveitavam o filó para os primeiros namoriscos.A solidariedade e a alegria em partilhar tem sido um dos valores culturais da nossa gente.
Desde quando alguém ficasse doente, os vizinhos se encarregavam dos mutirões para fazer ou colher a roça.
O espírito de partilha era simbolizado pela “galina” que as comadres trocavam e, também, pela partilha dos alimentos que as crianças levavam aos vizinhos (sobretudo quando se matava o porco).
Por isso que no filó comunitário municipal, mantendo essas tradições, se pede a colaboração com um prato típico.O município de Doutor Ricardo, RS, tendo esta base histórica e cultural, vem há anos realizando o filó comunitário, estando na XI edição em 2016.

Somos Doutor Ricardo – oficialmente a Terra do Filó.

Serviço:

Prefeitura da Cidade de Dr Ricardo - RS
RS 332, 3699, Centro CEP: 95967-000
administracao@doutorricardo.rs.gov.br

Compart.

Nós na Travel

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia