Navegação

Crítica | "Duna Parte 2": Sequência é ELETRIZANTE e supera o primeiro filme!

Novo longa estreia nesta quinta-feira (29) em todos os cinemas do Brasil / Foto: Divulgação



E finalmente chega aos cinemas um dos filmes mais aguardados do ano "Duna: Parte 2", superando hypes altíssimos e todas as expectativas possíveis, imagináveis e além - que se abram as portas do "Duniverso" mais uma vez.

As configurações de melhor filme do ano "não apenas sci-fi" foram atualizadas com enorme sucesso - o novo e segundo capítulo de Duna, dirigido e com roteiro do cineasta Denis Villeneuve, consegue superar até o filme original, do original. Ou seja: supera tanto o longa de 1984 do David Lynch, como também o próprio "remake" do Villeneuve de 2021 - verdade que todos são baseados e adaptados para o cinema, da obra-prima literária e insuperável "Duna", que tem livros, do autor imortal Frank Herbert. 

Se tem algo que possa ser dito, para registrar a reação após poder testemunhar a cabine de imprensa exclusiva de "Duna Parte 2", antes da sua estreia nacional... Seria: "apenas respire". Pois além de testemunhar mais uma obra-prima da invejável filmografia do diretor franco-canadense denis Villeneuve, que vem de filmes como: "Duna: Parte 2", "Incêndios", "Sicario: Terra de Ninguém", "Blade Runner 2049", "A Chegada", "Os Suspeitos", "O Homem Duplicado" e etc... Podemos degustar retina a dentro o melhor que o cinema pode oferecer em toda a sua amplitude e no sentido literal da palavra: "this is cinema".

Duna, o "duniverso" e seu criador é para a ficção científica ou para o sci-fi, o que o senhor dos anéis, a terra media, os hobbits, elfos, fadas, magos, feiticeiros e seu criador "tokkien" são para os filmes de fantasias e escapismos.

Não seria cedo demais para "cantar a pedra" e dizer quê: o longa já é de longe já é o melhor filme do ano até o momento, subiu o sarrafo para a estratosfera mesmoooo... E os outros que lutem, como também não seria cedo dizer quê: será um estrondoso sucesso de crítica, público e bilheteria assim como foi o primeiro capítulo - e dessa vez no oscar 2025 deve se render mais uma vez aos filmes sci-fi "não apenas indicando e premiando nas categorias técnicas", mas principalmente nas principais categorias como melhor filme, direção, roteiro adaptado, ator, atriz, elenco e por ai vai... Já que tivemos filmes como: "a forma da água" de 2017 e "tudo em todo lugar ao mesmo tempo" de 2022, que quebraram barreiras, preconceitos, paradigmas e mostraram ao mundo, universo e multiverso que filmes de gênero "sci-fi" também podem e devem ser reconhecidos, indicados e premiados em todas as categorias. E ponto.



Assim como Christopher Nolan, Denis Villeneuve e sua filmografia vem sendo a muitos esnobada, quando não ignorada pela a academia/oscar, desde 2011 com seu impactante "incêndios" que levou uma indicação a melhor filme estrangeiro representando o canadá, hoje categoria atual de filme internacional e não foi premiado... Até o seu filme mais conhecido "além de duna", o mais ovacionado pela crítica e mídia espacializada de plantão "a chegada" de 2017, que teve o devido reconhecimento nas nominacoes ao oscar, foram 08 indicações no total, incluindo filme, direção e roteiro adaptado - e só foi reconhecido com o oscar de melhor edição de som.

Mas... Um dia chega a hora, assim como chegou para nolan e seu "Oppenheimer", onde não tem mais como a academia e o oscar ignorar - e como cantei a pedra lá trás quando saí da pré estréia de "Oppenheimer", em julho de 2023... Vou catar a pedra aqui para "Duna Parte 2" igual e o filme deve emplacar não só as indicações do oscar 2025 nas principais categorias, mas também no globo de ouro, critics choice awards, bafta, saga awards e diversos outros festivais e listas de críticos e premiações mundo afora, sendo indicado e também premiado - canto a pedra.

Aviso aos navegantes: p-r-e-p-a-r-a a bexiga "esvaziar" antes de ver "Duna: Parte 2", pois são 2:46 de filme e cada mergulho nas dunas do filme são vários flashs - e perder um "grão" de frame se quer do filme... Além de ser uma heresia e blasfêmia, vai te deixar mais perdido na trama e narrativa da história, do que um grão de areia nas dunas daquele planeta deserto - mas... A química perfeita entre os personagens, as trama, conflitos políticos e religiosos, a ação, as cenas de lutas épicas com coreografias muito bem executadas, os cenários antológicos e icônicos, efeitos visuais e especias com CGI de cair o queixo, o designer gráfico de produção e estética fodásticos e sem falar nas atuações dignas de Oscar e além de: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Javier Bardem e Austin Butler que entrega simplesmente o melhor vilão do filme e do ano - totalmente sádico, louco e psicopata... Fazem o tempo de projeção de "duna: parte ii" passar em um piscar de olhos e  deixa aquele gostinho de quero mais e torcendo que venha logo o capítulo 3.

Outra coisa: é imprescindível assistir ao primeiro filme de 2021, para se ter um entendimento de história, tempo e espaço do segundo capítulo - já que o mesmo é uma continuação direta não linear do primeiro filme.

Se tem um ponto que define, rege e motiva toda a jornada do herói  em "Duna: Parte 2" é a vingança. 



Outro ponto bastante intrigante e que podemos observar em "Duna: Parte 2" são "casas", mundos e planetas sempre governardos por homens - mas... São as mulheres que escolhem e ditam através da religião infiltrada dentro da política que motiva a escolha dos seus governantes, soberanos e imperadores. Afinal... Eles são os bárbaros, a força e o corpo... Já elas são as cabeças pensantes, inteligentes que influênciam - afinal eles são fáceis de manobrar e manipular, são literalmente "massa de manobra" para elas, são 

Corruptíveis, até onde vai e se é incorruptível na política/religião e na necropolitica? São apenas alguns pontos e paralelos que "duna: parte ii" nos trás a luz para podermos fletar com a realidade e com os tempos atuais em que vivemos no nosso mundo real.

Tem uma cena pós créditos antes de subir os créditos em "Duna: Parte 2" - tem sim sinhô!!!

Se liga meu povo cinéfilo de plantão e amantes da sétima arte, que não por acaso o diretor Denis Villeneuve, que  vinha escondendo a sete chaves e a sete palmos de areia e terra a participação no filme da atriz anya taylor-joy de "a bruxa" e que dará também vida a furiosa jovem no spin-off de Mad Max... Pois é: ao que tudo indica ela será peça chave para o capítulo iii da saga duna, já que sua participação pra lá de especial em "duna: parte ii" foi pra lá de reveladora.

Curiosamente alguns desavisados acham que o "duniverso", bebe de fontes de filmes como a franquia Star Wars e derivados, quando na verdade é ao contrário: filmes como star wars e todo o seu legado da primeira trilogia até a atual, blade runner, aliens, perdido em marte e etc... Só existem e se existem hoje é por causa de duna - a obra-prima literária da ficção científica mesmo sendo "tenofobica", foi lançada em 1965 sua primeira versão e adaptação para os cinemas foi em 1984, pelo visionário diretor David Lynch com o filme homônimo.,

Pra se ter ideia Star Wars foi lançado em 1977 por George Lucas e a trama que se passa no planeta tatooine e quase que literal a história que se passa em Duna, apenas com algumas modificações no roteiro e personagens para despistar - na verdade o roteiro de duna serviu e muito bem de base para george lucas e seu famigerado sucesso de star wars, que com o fracasso da adaptação de Duna para os cinemas, aproveitou bem e se tornou um fenômeno mundial atemporal até hoje - tanto que o autor de Duna, Frank Herbert acusou george lucas e os envolvidos em star wars diversas vezes de plágio, que usou sem seu consentimento diversos e vários elementos que compõe o "duniverso", no universo Star Wars - que a força esteja com vocês!!!



Já fazendo as contas de quantos filmes ainda vamos ter e ver do "Duniverso": se o primeiro livro geraram 2 filmaços pelas mãos do talentoso diretor Denis Villeneuve e são 6 livros  ao todo... Então... Isso quer dizer quê: ainda restam 5 livros a serem adaptados? 

Sim! Então... Podemos por assim dizer que Duna pode se tornar uma franquia tipo: Harry Potter ou ir além? Sim!!! 

No fim... Deu certo e Duna está tendo todo o sucesso "mesmo que tardio merecido e seu realizador que faleceu em 1986, deve estar em festa em uma galáxia muito, muito, muito distante.

"Duna: Parte 2" estreia nesta quinta, 29 de fevereiro, em todos os cinemas do Brasil - e a dica é ir ver nas Salas Imax.

Por @well.nchagas

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia