Desde 1951, a Skål Internacional mantém relação de cooperação e parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT/ UNTWO), agora ONU Turismo
Fundada em 1934, a Skål Internacional, que é a única organização global a conectar profissionais dos diferentes elos do setor para promover o turismo sustentável e ético em todo o mundo, repercute o propósito da mudança do nome da OMT/UNTWO para ONU Turismo,
A expressão "Turismo é a indústria da Paz", popularizada pelo ex-Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, durante seu mandato (2010 a 2017), ganha impulso com a mudança do nome da OMT para ONU Turismo, como foi anunciada por seu sucessor Zurab Pololikashvili, no dia 24 de janeiro de 2024, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri.
A iniciativa enfatiza o potencial do turismo como ferramenta para promover a paz e o entendimento Global.
"À medida que a sociedade progride, o setor do turismo, como muitos outros setores, precisa se transformar para se tornar um catalisador para a prosperidade à escala universal. Aumentar o bem-estar das pessoas, proteger o ambiente natural, estimular o progresso econômico e promover a harmonia internacional são objetivos fundamentais que constituem a essência central da ONU Turismo. A Organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que é agora central para muitas economias", declara Pololikashvili, o atual Secretário Geral da agência da ONU Turismo.
A mudança chega acompanhada também por um novo logotipo, que posiciona uma figura humana no centro do planeta e o slogan "Aproximar o mundo".
"O Turismo desempenha um papel importante na promoção do entendimento mútuo, do diálogo intercultural e da cooperação entre as nações", ressalta Vera Lucia De Camillis, que preside a Skål Internacional Brasil.
A ONU Turismo, que tem 160 Estados-Membros e centenas de filiais do setor privado, tem a sua sede em Madrid, Espanha, e Escritórios Regionais em Nara, Japão, cobrindo a Ásia e o Pacífico, Riade, Arábia Saudita para o Médio Oriente, e Escritórios Regionais para Américas (Rio de Janeiro, Brasil) e África (Marrocos).
De acordo com o site (unwto.org), as prioridades centram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos Globais. A ONU Turismo promove uma educação de qualidade, apoia empregos dignos no setor, identifica talentos e impulsiona a inovação e acelera a ação climática e a sustentabilidade no turismo com:
Estados-Membros – como beneficiários dos seus serviços e assistência e como partes interessadas ativas no Programa de Trabalho da Organização.
As pessoas – especificamente os viajantes e as comunidades locais cujas vidas são melhoradas através do fortalecimento da economia através do turismo.
Organizações privadas, semiprivadas e públicas – que contribuem para o trabalho da ONU Turismo, incluindo os seus dados e ideias, eventos e produtos.
"Ao proporcionar oportunidades de interação e troca de experiências entre diferentes culturas, o turismo pode ajudar a construir pontes e promover a paz entre os povos", afirma Walter Teixeira, que preside a Skål Internacional São Paulo, a tradicional anfitriã do evento anual Bem-Receber, que será realizado no próximo mês de abril, durante a feira WTM LA.
"A Indústria do Turismo é considerada um setor chave para o desenvolvimento sustentável e a paz, pois contribui para o crescimento econômico, a criação de empregos, a preservação do patrimônio cultural e natural, e a promoção de valores como tolerância, respeito e compreensão mútua", complementa Lawrence Reinisch, que representou o Brasil no Conselho Internacional da Skål e reportou para a Revista Skål, fatos relevantes sobre o Congresso Mundial 2023, realizado em outubro na cidade de Málaga, na Espanha.
por:
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia