Navegação

Crítica | "Os Rejeitados": Uma obra que diverte e aquece o coração!

Foto: Divulgação

Com ecos de Sociedade dos Poetas Mortos "Os Rejeitados", novo filme do diretor e roteirista Alexander Payne estreia trazendo 2 Globo de Ouro de atuação - Paul Giamatti levou Melhor ator em comédia e a Da'Vine Joy Randolph levou o de atriz Coadjuvante - ambos "merecidamente". Uma dramédia verborrágica, criativa, original e deliciosamente cativante.

O Cineasta Alexander Payne é dono de uma filmografia invejável e pra lá de original, que se destoa e destaca do "mais do mesmo" habitual de Hollywood - não por acaso seus filmes sempre são lembrados "sendo indicados e premiados" no globo de ouro, Oscar e outros festivais de cinemas, listas e etc... principalmente na categoria de Melhor roteiro, roteiro adaptado, filme e direção.

Payne vem de obras como: "ELEIÇÃO" indicada ao oscar de melhor roteiro adaptado, "SIDEWAYS - ENTRE UMAS E OUTRAS" que levou o Oscar de melhor roteiro adaptado e foi indicado a Melhor Direção, "OS DESCENDENTES" que levou o Oscar de melhor roteiro adaptado e foi indicado a Melhor Filme e direção e "NEBRASKA" que foi indicado a Melhor Direção entre outros.

Com "OS REJEITADOS" o diretor e roteirista Alexander Payne nos entrega mais uma obra originalissima em todos os aspectos, especialmente roteiro que é a sua especialidade - o filme que teve lançamento na gringa final de 2023, foi um verdadeiro presente de Natal, pois o recorte e pano de fundo do filme se passa em época natalina, final de ano, recesso e férias colegiais - um prato cheio para Payne deitar e rolar com seus diálogos inteligentes, sarcásticos e afiadissimos.

O grande trunfo do filme é fato os personagens, suas histórias e relações, onde Payne vai no detalhe do detalhe e se aprofunda no "EU" de cada um, desnudando cada um com seu cada qual, nos trazendo e revelando suas "verdades secretas"  intimidades, segredos, perdas, traumas, medos, revolta, sonhos alegrias e a felicidade das pequenas coisas, causando assim uma E-M-P-A-T-I-A imediata do público com o filme e os seus personagens por tabela - e o que seria de tudo isso se não fosse o elenco e os atores, que são escolhidos a dedo por Payne, para viver e dar vida pulsante e latente aos seus respectivos "AVATARES", que transcende a tela, muito devido as suas atuações arrebatadoras e as trivialidades dos seus personagens em serem pessoas comuns "GENTE COMO A GENTE", do cotidiano e do dia-a-dia.

Foto: Divulgação



Destaque do elenco estão sem dúvidas e não posso deixar de ressaltar a atuação magnífica do Paul Giamatti, que interpreta o professor "rabugento" Paul Hunham e também já trabalhou com o diretor em outros filmes, da atriz Da'Vine Joy Randolph, que faz a gerente de cozinha Mary Lamb, e que está divina e por último mas não menos importante o ator Dominic Sessa que interpreta o Angus - vale muito destacar esses 3 atores e seus personagens maravilhosos, pois o filme centra sua maior parte neles e as relações que surgem entre os mesmos. 

O diretor Alexander Payne faz uma verdadeira carta de amor para eles em Os Rejeitados. Os Rejeitados acompanha Paul Hunham (Paul Giamatti) um professor mal-humorado de uma prestigiada escola nos Estados Unidos. Forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal, ele acaba criando um vínculo improvável com um deles – um encrenqueiro magoado e muito inteligente, Angus Tully (Dominic Sessa) – e com a cozinheira-chefe da escola, Mary Lamb (Da'Vine Joy Randolph), que acaba de perder um filho no Vietnã.Os Rejeitados é um resgate nostálgico dos anos 70.

A GRANDE sacada ou umas das GRANDES sacadas do diretor em toda a sua filmografia "transformar coisa simples em extraordinárias" - pelas histórias adaptadas ou originais de Payne, pela sua narrativa, ótica e lentes... eles nos faz ver o mais simples como o mais importante. E ponto. 

Se o filme tivesse chegado aqui no Brasil já no Natal, que é o recorte de época do filme é também sugerido... teríamos um gostinho a mais e também mais um filme que tem o Natal como pano de fundo, fora do tradicional. Mas isso não tira de forma alguma o brilho, qualidade e mérito do filme.

Se liga meu povo cinéfilo de plantão e amantes da sétima arte, que o filme já está em todos os cinemas do Brasil.

Por @well.nchagas

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia