Navegação

Itamaracá e Paulista, Litoral Norte, uma Joia de Pernambuco


ITAMARACÁ PERNAMBUCO

A ilha de Itamaracá, fica no litoral norte e faz parte da região metropolitana de Recife. Conhecida como ilha encantada, a região possui belas praias, uma vila histórica chamada de Vila Velha, uma gastronomia com base em frutos do mar e vários outros atrativos turísticos e culturais.
“Os primeiros habitantes da Ilha de Itamaracá seriam náufragos, havendo também registros sobre a passagem dos portugueses João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498. Em 1526, já havia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, de responsabilidade do padre Francisco Garcia, na Vila Velha, localizada à margem esquerda do Canal de Santa Cruz. A ilha prosperava à sombra da economia açucareira. Em 1630, a Vila Velha possuía cem casas e uma Santa Casa de Misericórdia.

Os holandeses invadiram a ilha em 1631 e lá, ergueram o Forte Orange, na entrada Sul do canal de Santa Cruz, construído em taipa de pilão. O forte tinha este nome, em homenagem ao Príncipe Holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau.”



O Forte Orange começou sua história em 1631 quando os holandeses invadiram a Ilha. Ele foi reformado posteriormente com uma estrutura mais robusta, com pedras e por isso passou a ser o maior forte feito em pedra do nordeste do país.

O seu nome vem da família holandesa Orange-Nassau e em homenagem ao príncipe da época. No entanto, quando os portugueses tiveram a ilha de volta, passaram a chamar o local de Fortaleza de Santa Cruz.

Hoje em dia, o espaço é um museu que conta mais detalhes da história do forte e da Ilha de Itamaracá. Você poderá ver exposições de peças que foram encontradas no local quando foram realizadas escavações arqueológicas.



A Ilha de Itamaracá tem uma boa estrutura para o turista que conta com diversos bares e restaurantes, bons meios de hospedagem como O Orange Praia Hotel que oferece conforto e lazer e fica localizado ao lado do Forte Orange e de frente para Coroa do Avião.

Essa ilhota, Coroa do Avião fica na frente da Praia do Forte. A ilha que podemos ver hoje em dia era apenas um banco de areia que aparecia durante a maré baixa, mas com o acúmulo de areia foi se formando uma ilhota com vegetação.

Hoje em dia tem bares , redário e uma paisagem de tirar o folego. Para chegar lá, você pode pegar um pequeno barco na beira da Praia do Forte.

A Ilha de Itamaracá é um destino cheio de história e atrativos que vão encantar suas férias.

PAULISTA PERNAMBUCO

A história do Paulista começa no ano de 1535, quando o município ainda fazia parte da estrutura de Olinda.

O município do Paulista em Pernambuco está localizado no litoral norte do estado, possui na atividade turística um de seus maiores potenciais econômicos. Com 88 anos de sua emancipação política e mais de 450 anos de história, Paulista é uma cidade dotada de todos os componentes necessários, históricos e geográficos, para a consolidação de um turismo forte e garantidor do desenvolvimento local.

Composta por 14 quilômetros de faixa litorânea, prédios históricos e uma grande concentração de áreas verdes, ricas em biodiversidade. Paulista pode se apresentar para o Brasil e para o mundo, não apenas através do turismo convencional mas, principalmente, como um dos principais destinos ecológicos e sustentáveis do país.


Com todo esse potencial turístico, Paulista também possui bons hotéis e restaurantes, tendo como destaque nos meios de hospedagem o New Casa Blanca Hotel que fica à beira mar em uma área privilegiada da praia. O hotel dispõe de piscina, restaurante, um excelente café da manha e 110 apartamentos confortáveis, além de um serviço de excelência com uma equipe cordial e acolhedora.

No quesito Restaurante, a melhor opção é o Villa Pier Gourmet. Localizado à margem do Rio Timbó, “O Villa”, como é chamado pelos frequentadores, oferece pratos deliciosos e elaborados, como por exemplo o “Sabores do Timbó” que é feito com ingredientes do próprio Rio Timbó, o filé de tainha, um peixe em abundância no rio, os mexilhões e os mariscos, tudo preparado num mix de sabores e valorizando os pescadores e marisqueiras locais.


O Villa Pier Gourmet é um empreendimento altamente sustentável, com características única às margens do Rio Timbó que corta as Cidades do Paulista.

O propósito do empreendimento sustentável é a contemplação e preservação da natureza do Rio Timbó e seu entorno. O projeto foi concebido e idealizado por Carlos Queiroz, proprietário, a partir do resultado do desenvolvimento de estudos necessários à implementação de intervenções mínimas no terreno.

O Projeto do Villa Pier Gourmet legitima importantes aspectos, sempre positivos, relativos à preservação ambiental, a partir da implantação de design biofílico, captação de água da chuva, tratamento e reuso de águas cinzas residuais, uso de biodigestor, descarte seletivo a partir de parcerias com cooperativas e associações de catadores locais, energia solar e outras práticas positivas de gestão ambiental e preservacionistas.” Carlos também é o fundador do Museu do Caragueijo Vivo, um Projeto de grande importância pra região.

O Museu do Caranguejo Vivo do Rio Timbó

O maior símbolo de resistência do manguezal é o CARANGUEJO. Fonte de alimento e renda para muitas pessoas, este animal consegue sobreviver dentro e fora da água em condições bastante adversas. Após muitos anos observando e admirando este pequeno guerreiro, Carlos Queiroz, advogado e escritor, “O Veio do Mangue”, resolveu lutar para convencer a sociedade do Paulista que é possível sim empreender, educar as pessoas e proteger o meio ambiente. A partir daí, nasce o projeto Museu do Caranguejo Vivo do Rio Timbó.

O Projeto Museu do Caranguejo Vivo do Rio Timbó é uma concepção de Desenvolvimento Sustentável apoiada em SEIS Pilares importantes:

1. A Educação Ambiental;
2. O Turismo Ecológico (Ecoturismo);
3. O Ambiente Livre de Poluição;
4. Os Estudos Científicos;
5. O Resgate a Cultura Local
6. O Turismo de Base Comunitária.

O Projeto tem como objetivos desenvolver tecnologia social na geração de emprego e renda para a população ribeirinha às margens do Timbó, fomentando pesquisas de preservação e reflorestamento de espécies de manguezais, desenvolver o turismo local sustentável, oferecendo entretenimento e conscientização ambiental às pessoas, resgatando a cultura local com música, artesanato e boa culinária, em um ambiente livre de poluição, preservando a natureza de forma peculiar e sistêmica.

O Museu do Caranguejo Vivo do Rio Timbó é um projeto inovador e ambicioso, jamais visto na região. Educar para preservar o meio ambiente é o seu lema!
“Paulista (PE), é uma cidade que mescla história e belezas naturais. Com praias de águas calmas, o município é local de contemplação da natureza e de aprendizado sobre a história do Brasil. Quem visita a cidade pode aproveitar um passeio de barco por um dos atrativos mais famosos, o Rio Timbó, onde é possível ver construções históricas e apreciar o encontro entre rio e mar.
O mar que banha a cidade conta com águas mornas, além de uma faixa litorânea de 14 km com coqueirais e casarios rústicos, colônias de pescadores, hotéis, bares e restaurantes. O passeio de barco ou de catamarã no Rio Timbó inclui a vista dos mangues e uma imersão na história, pois o turista vai avistar as ruínas de um antigo terminal portuário (Porto Arthur) e as residências de veraneio.

O visitante que escolhe Paulista como destino também pode conhecer o cotidiano dos pescadores e construções monumentais do período colonial brasileiro. O Forte de Pau Amarelo construído no século XVIII pelos portugueses, por exemplo, marca o local do primeiro desembarque dos holandeses no Brasil.

Serviços

Quem leva:

Tour Mania PE
81 979092578
@tourmaniape @caiaquemaniape

Onde se hospedar no Paulista:

New Casa Blanca Hotel
81 993850623
08000818182
81 40428182
@newcasablancahotel


Onde comer no Paulista:

Villa Pier Gourmet
81 999495191
@villapiergourmet
@museudocaranguejovivo



Onde de hospedar em Itamaracá:

Orange Praia Hotel
81 35445500
@orangepraiahotel



Texto e fotos Evaldo Parreira
 
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia