Navegação

Penedo, em ALAGOAS, é reconhecida como Cidade Criativa pela UNESCO


Penedo, em ALAGOAS, é reconhecida como Cidade Criativa pela UNESCO

Penedo é a segunda cidade do Brasil na categoria cinema e uma das 5 cidades em todo mundo a ganhar o selo da UNESCO, em 2023, nesta área criativa.

O Município de Penedo foi anunciado terça (31) pela instituição internacional das nações unidas – UNESCO em lista designada por seu Diretor-Geral Audrey Azoulay junto com 55 novos membros em todo mundo. Como a chegada de Penedo, a rede mundial passa a contar com 350 cidades em mais de 100 países, representando sete áreas criativas: Cinema, Artesanato, Design, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

As cidades agraciadas com selo irão cooperar com os membros da rede para o fortalecimento da Cultura e da Criatividade como instrumentos do Desenvolvimento Econômico.

Para o Prefeito Ronaldo Lopes, a notícia traz uma visibilidade sem precedentes para Penedo:
“Estamos apresentando nossa cidade para o mundo com o que temos de melhor: história, cultura e arte. Este é o reconhecimento da criatividade do Penedense e que estamos transformando na base de nosso desenvolvimento econômico.”
Momento em que o prefeito Ronaldo Lopes oficializou candidatura à rede mundial de Cidades Criativas

Ronaldo Lopes afirmou que o selo da Unesco será convertido em oportunidades para projetos culturais, turismo, investimentos e acima de tudo no cinema, gerando emprego e renda à população.
“O intercâmbio e a troca de boas práticas com as cidades líderes mundiais na economia criativa, inserem Penedo num grupo extremamente seleto que irá promover o audiovisual na cidade. Após a revitalização do antigo Cine São Francisco, estaremos reabrindo o tradicional e hoje recuperado Cine Penedo no próximo dia 13 de novembro”.
Já o Secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, falou que a conquista se deve ao trabalho integrado da prefeitura como inúmeros parceiros:
“A Prefeitura de Penedo está a mais de um ano trabalhando junto a instituições-chave que deram suporte a esta candidatura. O Sebrae Alagoas e a UFAL estão entre as de destaque, assim como o consórcio Penedo Criativa e todos os grupos setoriais de Penedo que construíram o dossiê vencedor.”
Para Jair Galvão, Agora, Penedo abre as portas com mais intensidade para o mundo do audiovisual.
“O cinema é um Setor Econômico extremamente potente, teremos um trabalho voltado a capitação de realizadores, demonstrado que Penedo é a locação prefeita para produções. O circuito Penedo de cinema deve ser internacionalizado e seguramente irá fortalecer o projeto da escola de artes e tecnologias criativas de Penedo”.
Ao fazer parte da rede mundial da UNESCO, penedo assume o compromisso de continuar desenvolvendo a economia criativa em todas as outras áreas criativas e a participar ativamente da agenda nacional e internacional do grupo.
A rede mundial de cidades criativas da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é um projeto que a UNESCO lançou, em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

O projeto visa favorecer a mútua cooperação internacional com e entre as cidades-membros comprometidas em investir na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultural vibrante.

No edital de candidatura da UNESCO de 2023, apenas Penedo (cinema) e Rio de Janeiro (literatura) entraram na rede mundial pelo Brasil, que hoje passa a contar com hoje 14 cidades em todo o território nacional.

fonte: SETUREC/PMP
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia