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Para 66% dos profissionais, o investimento em Marketing e Tecnologia é prioridade


Vendas pelo site representam 21% da receita dos hotéis para 37% dos entrevistados, revela pesquisa da HSMAI


A Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) realizou, durante o 8º Revenue Optimization Conference deste ano, que aconteceu no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, uma pesquisa interativa com os 170 executivos e profissionais de hotelaria presentes.

Para entender a realidade desses profissionais, Juliane Corredato, gerente geral de Revenue Management da Blue Tree Hotels, e Igor Castelo, diretor de Revenue e Vendas da Amarante Hospitalidade, propuseram uma série de perguntas para o público presente e as respostas trouxeram dados importantes.

Para 37% dos profissionais, a venda pelo site para os hotéis em que trabalham já corresponde a 21% ou mais da receita anual. Já 30% apontam que a venda online representa de 10% a 20% do resultado final. Os resultados, segundo a entidade, evidenciam o crescimento de investimentos em tecnologia e marketing.

“Essas porcentagens, principalmente quando comparadas à 2022 e 2021, anos nos quais as vendas por site estavam estagnadas a 20% para a maioria das redes, evidenciam que os hotéis estão conseguindo captar clientes pela venda direta e fidelizá-los pelo canal próprio, o que dá uma liberdade maior para que as empresas se movimentem no mercado e se tornem competitivas”, explica Gabriela Otto, presidente da da HSMAI Brasil e Latam.

E os dados corroboram a preocupação das empresas do setor em acompanhar as mudanças do mercado. Segundo 66% da audiência, o investimento em tendências tecnologias é prioridade para a empresa que representa. Desde 2021, os números se mantêm positivos para a abertura da atualização do modelo de negócio no setor hoteleiro.

Outro ponto de destaque é em relação à receita do ano, que cresceu acima de 21% para 37% das respostas. Para 45% dos presentes, os valores frente a 2022 tiveram aumento de 11% a 20% e para 18% dos profissionais, a receita cresceu 10% se comparada ao ano anterior. Já as diárias médias tiveram aumento acima de 21% para 43% das pessoas e entre 11% a 20% para 43% da audiência.

“Os números se mostram positivos e caminhando para o que imaginávamos para o setor de Turismo, além de relevar um setor amadurecido, com estratégias claras focadas na precificação”, completa Gabriela.

Já para 2024, as expectativas em receita permanecem em crescimento. 47% da audiência espera crescer de 11% a 20% e 45% dos profissionais acredita que esse número se manterá até 10% maior que em 2023. “As projeções são de estabilização a partir de 2024, com um crescimento mais tímido que o observado em 2022 e 2023”, finaliza Gabriela.

Outros resultados da pesquisa:

O hotel trabalha com alguma solução de RMS ou Otimizador de preços?

70% sim
30% não

O departamento de Revenue Management trabalha com que tipos de análise?

47% em receita de hospedagem
19,5% em receita total
19,5% em rentabilidade
14% em receita de hospedagem e eventos

Durante as negociações de acordos para 2024, qual é a expectativa do cliente?

58% expectativa de crescimento de 6% a 10%
20% crescimento acima de 11%
22% crescimento até 5%

Para 2024, qual é a expectativa de representatividade de tarifas-acordo dinâmicas?

49% considera trabalhar com tarifas fixas e dinâmicas simultaneamente
14% acredita que tarifas dinâmicas vão representar 10% do volume
11% acredita que tarifas dinâmicas vão representar de 11% a 20%
10% acredita que tarifas dinâmicas vão representar de 21% a 30%
8% acredita que tarifas dinâmicas vão representar mais de 31%


Sobre HSMAI

Reconhecida mundialmente pela forte presença junto aos setores de Hotelaria e Turismo, a HSMAI realiza eventos, cursos, estudos e insights em mais de 40 países. São profissionais e executivos que se unem para compartilhar conhecimento, aprofundar temas de interesse, promover networking e fomentar novos negócios no mercado.
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MARIO PINHO

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