Galeria Visit Brasil apresenta a diversidade cultural brasileira aos novaiorquinos entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023 (Foto: Divulgação / Embratur)
Projeto itinerante da Embratur contará com painéis artísticos, cartazes tradicionais, realidade virtual e cheiros e sons da Amazônia, além de bate-papo com Artistas
A Galeria Visit Brasil vai apresentar a diversidade cultural brasileira aos novaiorquinos entre os dias 27 e 29 de outubro. O projeto itinerante da Embratur, com apoio do Sebrae e do Consulado do Brasil em Nova York, promove a cultura e os destinos brasileiros para atrair turistas e, na passagem pela cidade, terá uma série de programações incluindo exposição de cartazes lambe-lambe, um bate-papo com a bailarina Ingrid Silva e até degustação de café.
Os visitantes terão a oportunidade de viver uma experiência imersiva que apresentará um Brasil sustentável para o turista internacional. O projeto criado pela Embratur em 2023 começou em Paris, na França, e também já passou por Roma, na Itália. Em solo europeu, o próximo destino será Londres, na Inglaterra, nos dias 3 e 4 de novembro.
Em Nova York, a Galeria Visit Brasil vai funcionar na Pop Up Store, 2 Rivington Street, NY 10002. Os visitantes serão recebidos pela fachada de crochê, que exibe a Marca Brasil. A peça foi confeccionada por mulheres do Instituto Proeza, Organização Social (OSC) voltada para a promoção do protagonismo das mulheres, qualidade de vida e educação infantil e o combate à pobreza e as desigualdades sociais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Galeria Visit Brasil vai aproximar turistas internacionais do país.
"Com a Galeria, podemos mostrar um pouco da diversidade do Brasil e aproximar os turistas internacionais das atrações que o país tem a oferecer. A intenção é mostrar essas características de forma sensorial e falar da beleza natural, dos produtos que temos a oferecer e da sustentabilidade", disse.
Em sua turnê pelos Estados Unidos, a Visit Brasil ainda passará ainda por Los Angeles, de 2 a 4 de novembro, e Miami, de 9 a 11 de novembro.
Instituto E
O espaço do Instituto E vai mostrar aos potenciais turistas um pouco da beleza do Brasil e estimular a valorização de comunidades locais e de práticas sustentáveis. O instituto atua na articulação dos setores privado e público, universidades e ONGs em prol do desenvolvimento humano sustentável.
No espaço, o visitante poderá apreciar o Mural Brasil Espetacular. A obra de autoria da artista plástica Bruna Moreira foi pensada para dar as boas vindas ao público em uma experiência imersiva na região do Rio Tapajós, na Amazônia. E ainda voltada para o Rio Tapajós, será possível fazer um passeio com óculos de realidade virtual e os presentes também terão experiências com sons e cheiros da Amazônia com produtos da região.
Lambe Lambe
Os tradicionais cartazes Lambe Lambe também farão parte da exposição. A Galeria Visit Brasil vai exibir uma parede deles com diversos elementos da cultura brasileira como as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o caju, tradicional fruta da região Nordeste. As impressões ficarão dispostas no espaço do café.
Bailarina Brasileira
Em uma ação exclusiva para convidados, a Galeria Visit Brasil vai promover um bate-papo com a bailarina Ingrid Silva, que foi estrela da Salgueiro e surpresa na Comissão de Frente no Carnaval de 2022. Moradora de Nova York há 14 anos, a dançarina interpretou Mercedes Baptista, que foi a primeira bailarina negra a dançar no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Roteiro Personalizado
Outro atrativo da galeria será a oportunidade para os visitantes elaborarem um roteiro personalizado de visita ao Brasil. Os presentes poderão criar a melhor experiência de visita baseado em suas preferências pessoais para uma viagem em um Totem disponível no local. A conclusão do roteiro vai gerar um e-book com as dicas. E quem participar da ação do Totem vai receber de brinde uma ecobag com as artes dos Lambe Lambes.
Confira a programação completa:
27 de outubro
9h – Bate-papo com a bailarina Ingrid Silva (ação fechada para convidados)
14h – Exposição permanente Amazônia viva
16h – Exposição permanente Amazônia viva
28 de outubro
9h – Afroturismo (Salvador)
14h – Exposição permanente Amazônia viva
16h – Exposição permanente Amazônia viva
29 de outubro
9h – Degustação de café com baristas das regiões de Alta Mogiana (SP) e Campos das Vertentes (MG)
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia