Navegação

Costa Cruzeiros apoia o movimento "Addiopizzo: Palermo No Mafia Tour"


Costa Smeralda em navegação

Costa Cruzeiros apoia o movimento "Addiopizzo: Palermo No Mafia Tour", passeio disponível para hóspedes do Navio Costa Smeralda

A companhia italiana promove uma iniciativa importante em favor do turismo ético e responsável.

Todas as quintas-feiras, durante as paradas do Costa Smeralda em Palermo, os hóspedes do navio poderão descobrir o centro histórico de Palermo com um passeio a pé pelos locais de resistência cívica à Máfia e de luta contra a extorsão, organizado pela empresa Addiopizzo Travel.

Área comum do Costa Smeralda

A Costa Cruzeiros navega até Palermo para apoiar o movimento antimáfia Addiopizzo. Os hóspedes Costa que chegam todas as quintas-feiras em Palermo a bordo do Costa Smeralda terão uma oportunidade única de explorar a cidade por meio do 'Palermo No Mafia Tour', uma excursão a pé pelo centro histórico de Palermo, descobrindo os lugares simbólicos de resistência cívica à Máfia e de luta contra a extorsão. O passeio é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo, que oferece turismo ético para dizer não à Máfia.

Em conformidade com os princípios de seu Manifesto baseado em um turismo de valores, sustentável e inclusivo", a Costa Cruzeiros escolheu uma experiência em terra ética e responsável para seus hóspedes. O passeio a pé de três horas é uma experiência reveladora para descobrir um lado diferente de Palermo, uma cidade que está se rebelando contra a Máfia. Guiados por moradores locais, os hóspedes podem aprender mais sobre a notória máfia siciliana e conhecer o movimento antimáfia, além dos clichês e dos mitos do Poderoso Chefão.

O itinerário do "Palermo No Mafia Tour" percorre as ruas do centro histórico para mostrar uma nova imagem da cidade. Depois de serem recebidos no porto, os hóspedes começam o passeio a partir do Teatro Massimo, um local que para muitos está ligado às imagens do filme "O Poderoso Chefão". Em seguida, os hóspedes vão a pé até o Muro Della Legalità, um mural com mais de 60 metros de altura que retrata os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, como Paolo Borsellino, Giovanni Falcone e Peppino Impastato, além de personalidades da literatura e cultura siciliana, como Andrea Cammilleri, Leonardo Sciascia e Letizia Battaglia, que sempre estiveram na linha de frente na luta pela legalidade.

O passeio continua até a Piazza Beati Paoli, para contar o lendário, mas infundado, vínculo entre a seita do romance "I Beati Paoli", de Luigi Natoli, e a "Cosa Nostra", passando pelo famoso e pitoresco Mercato del Capo. A próxima parada é a Piazza della Memoria, com seu memorial dedicado aos juízes mortos pela Máfia, e depois a Catedral, onde será discutida a questão das relações entre Máfia e Igreja e a luta de mártires como o padre Don Pino Puglisi. Os hóspedes então chegam à Prefeitura, símbolo por muitos anos da união entre a Máfia e a política, mas que também experimentou a temporada da "Primavera de Palermo".

Piazza Beati Paoli

O tour também inclui uma pausa em uma das lojas com o logotipo da campanha "Pago chi non paga": estabelecimentos que disseram não à extorsão, declarando publicamente que não querem mais pagar por proteção. Assim, os hóspedes do Costa Smeralda não apenas podem contribuir para a mudança, apoiando um circuito de economia ética e livre de pizzo (pagamento de proteção), mas também conhecer a rede de comerciantes da Addiopizzo e suas histórias.

O Comitê Addiopizzo é um movimento antimáfia fundado em 2004 por um grupo de jovens em torno de um slogan: "um povo inteiro que paga 'pizzo' é um povo sem dignidade". O grupo opera de baixo para cima através da estratégia de "consumo crítico", envolvendo cidadãos e turistas para apoiar com suas compras comerciantes que não cedem às exigências extorsionistas e que se manifestam abertamente contra o assédio da Máfia, além de oferecer assistência gratuita às vítimas de extorsão e usura.

Passeio com informações turisticas na Catedral

O Costa Smeralda é um navio de última geração movido a gás natural liquefeito, a tecnologia mais avançada atualmente disponível na indústria marítima para reduzir as emissões. Até 14 de março de 2024, o Costa Smeralda fará escala em Palermo todas as quintas-feiras como parte de um itinerário de uma semana no Mediterrâneo Ocidental, que inclui Civitavecchia, Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca. De 23 de março de 2024 até o fim do ano de 2024, será o Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda, que fará escala em Palermo todas as semanas.

O passeio 'Palermo No Mafia Tour' pode ser reservado pelos hóspedes diretamente a bordo do navio ou antes da partida do cruzeiro no MyCosta.com, o site da Costa que permite que cada um personalize suas férias.

Todos os cruzeiros da Costa podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito pelo site da Costa Cruzeiros e também no portal CostaExtra, exclusivo para as agências de viagens.

Sobre a Costa Crociere

A Costa Cruzeiros é uma empresa italiana com sede em Gênova. Há 75 anos, os navios da Costa viajam pelos mares do mundo oferecendo o melhor da Itália em termos de hospitalidade, design, comida, bebida e entretenimento. Atualmente, a frota da Costa conta com 10 navios em operação, todos com bandeira italiana. A Costa Cruzeiros também é um símbolo de compromisso com a sustentabilidade. Em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, a empresa abriu caminho para a inovação sustentável para todo o setor de cruzeiros, possibilitando novas tecnologias e projetos para melhorar o desempenho ambiental de sua frota. Isso foi possível com a introdução do carro-chefe movido a GNL, o Costa Smeralda, em 2019, e pelo Costa Toscana, que entrou em serviço em dezembro de 2021. Com a Costa Crociere Foundation, a companhia pretende fazer parcerias com os destinos para contribuir com as necessidades sociais das comunidades locais e criar um turismo mais sustentável e inclusivo. A empresa tem uma força de trabalho global de cerca de 20 mil funcionários, trabalhando a bordo e em seus escritórios em todo o mundo.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia