Navegação

FÉRIAS DE JULHO: Prado - BA) se prepara a "Temporada das Jubartes"


Todos os anos, de Junho a Novembro as Jubartes descem até a Costa Brasileira para acasalarem e terem seus Filhotes nas nossas Águas Quentes

Conhecida como a porta de entrada da “Costa das Baleias”, o Litoral de Prado é um dos principais pontos de observação de baleias do mundo e recebe muitos Turistas ansiosos para ver o Show das Gigantes em Alto Mar.



A observação dos animais só pode ser feita de barco, por meio de passeios oferecidos pelas agências de turismo local. As embarcações partem de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Alguns roteiros oferecem um passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.

De acordo com o Instituto Baleia Jubarte, estima-se que a população das jubartes brasileiras seja de aproximadamente 20 mil animais. Com quase 16 metros de comprimento e 40 toneladas.

Para quem quiser ir nesta temporada de Jubartes a melhor opção de hospedagem é a Pousada Casa de Maria (www.pousadacasademaria.com.br)


O estabelecimento, que possui o Selo Turismo Responsável, encontra-se a 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros da região central da cidade, localização perfeita para quem gosta de aproveitar as melhores opções de lazer que Prado tem a oferecer, além disso, a pousada oferece um atendimento personalizado, feito pela proprietária do local e seu time de colaboradores, todos com um único objetivo, a satisfação dos clientes.


Para além disso, a pousada conta com 24 apartamentos, todos devidamente equipados com ar-condicionado, TV de Led, frigobar livre, secador de cabelo e ventilador de teto. O café da manhã é incluso na diária e servido com uma grande variedade de alimentos típicos da culinária baiana assim como os pratos especiais que podem ser adquiridos no restaurante da casa, aberto exclusivamente aos hóspedes. A Pousada Casa de Maria é Pet Friendly.


A Baleia Jubarte

A baleia jubarte, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae – “grandes asas da Nova Inglaterra”, referência às enormes nadadeiras peitorais e à região dos Estados Unidos na qual a espécie foi identificada pela ciência pela primeira vez é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta.

Atingindo até 16 metros de comprimento e podendo pesar cerca de 40 toneladas, as jubartes são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas já referidas grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo e são geralmente brancas, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo sua identificação individual.



por Fábio Cardoso
www.turismoemfoco.com.br








Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia