Navegação

Crítica | 'MISSÃO DE SOBREVIVÊNCIA'' ou simplesmente KANDAHAR

Longa estreia nesta quinta-feira (27) nos cinemas brasileiros / Foto: Divulgação

KANDAHAR, além de ser o título do filme original, também é a segunda maior cidade do Afeganistão, e é lá o ponto de extração e clímax do filme. 

Quando a Open Road Films divulgou o trailer oficial de Kandahar, novo filme de ação estrelado por Gerard Butler (de Invasão à Casa Branca e 300). Dirigido por Ric Roman Waugh (de Sem Perdão), todos logo pensaram: "mais um filme de pancadaria, bomba, tiro, perseguição de carros e gritaria", que já habitual e quase que marca registrada na filmografia do ator Gerard Butler - certo? - engano viuuu... O filme tem tudo isso, mas não é apenas isso!!!

Verdade que o filme lembra e bebe de fontes de filmes como: "RESGATE 1 e 2" com o Chris Hemsworth, que é produzido pelos irmãos Russo.

O GRANDE diferencial desta produção, embrulhada para viagem com o pacote de "mais do mesmo", é a história e o roteiro "o coração do longa", salva o filme. Pois é inspirado nas experiências da vida real do ex-oficial de inteligência Mitchell LaFortune, que durante a época dos vazamentos históricos e já conhecidos por todos de de Edward Snowden - Snowden foi um ex-técnico da CIA, que expôs documentos sigilosos do governo dos EUA, e por isso foi procurado e caçado pelos Estados Unidos, tendo que pedir asilo a "mãe Rússia" - esse fato serve de trampolim e plot twist para a trama.

Foto: Divulgação/Diamond Films 

Outro ponto positivo do filme, é sem dúvida a trilha sonora e a fotografia. Onde mesmo em países, lugares e território mergulhados nos dilemas, divergências, dogmas, religiões, conflitos internos e externo que a guerra promove... mesmo assim ainda pode se extrair um pouco de beleza e vida de onde só se tem morte ao redor.

A história do filme se concentra no personagem de Butler "Tom Harris", um agente secreto da CIA, está preso em um território hostil no Afeganistão. Depois que sua missão é exposta, ele deve lutar para escapar, ao lado de seu tradutor afegão, até um ponto de extração ma cidade de Kandahar "titulo do original do filme", enquanto tem sua cabeça colocada a prêmio, começa uma caçada de vários lados que estão envolvidos na guerra local e fora... pois sabem que tê-lo como refém, seria o mesmo que ter poder de barganha com os EUA. 

A tal "MISSÃO DE SOBREVIVÊNCIA" de fato faz jus ao título tupiniquim - principalmente quando o personagem do Butler tem a certeza que após a exposição da missão e dos envolvidos nela... seu governo (EUA) os achem "peças descartáveis da missão".

Além de Butler, o elenco de Kandahar ainda conta com Elnaaz Norouz (de Teerã), Ali Fazal (de Quatro Amigos Sonhadores), Bahador Foladi (de Estocolmo: Estação Central), Olivia-Mai Barrett (de Uma Namorada Para Meu Pai), Rebecca Calder (de Love Me Do) e Navid Negahban (de Aladdin).


Por @well.nchagas


Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia