
Oficina de culinária na cozinha da Electrolux do Mercado Municipal ministrada por Pedro Dias Neto - Pedro Haviaras, junto a ele, Scheila Mara Martins
A próxima Oficina de Artesanato Étnico está marcada para acontecer em 23 de maio, com Patrícia Matsushita ensinando o ponto russo de bordado no Liceu.
Cultura grega
Haviaras é artesão e vende seus produtos da gastronomia grega todo domingo na Feira do Largo da Ordem.
“Ministrar um curso é uma oportunidade de apresentar para o pessoal a minha cultura”, relatou ele durante a aula. O descendente de gregos ensinou duas receitas: o bolo grego vegano fanourópita e o doce melomakárono, que significa "bênçãos em mel”, sobremesa típica da época de Natal.
Compartilhar conhecimentos culturais é um dos objetivos das oficinas étnicas do Liceu, e vem dando certo, como comenta a artesã Maze Rossetti.
“Eu não conhecia a culinária grega e gostei muito de aprender receitas que não estão no senso comum”, disse ela.
Maze se tornou artesã após sua aposentadoria como socióloga e além de vender produtos de crochê sustentável (de malha com fio residual) em sua loja Filato, é professora de artesanato e ministra aulas também no Liceu.
Liceu reúne comunidade dos artesãos
A artesã Scheila Mara Martins é vizinha de barraca do chef e professor da oficina e prestigiou o trabalho do colega.
“Eu acho importante conhecer o trabalho de outros artesãos e quando o Pedro me contou que daria uma oficina eu decidi participar. Daqui a alguns dias será a minha vez, também estou preparando uma oficina para o Liceu", contou Scheila.
Nos cursos e oficinas do Liceu, os artesãos compartilham suas habilidades manuais e também aprendem juntos sobre empreendedorismo.
Rosani América, que participou da oficina desta quinta-feira, comenta como seu trabalho foi beneficiado.
“Eu me mudei para Curitiba na pandemia, foi o Liceu que abriu a porta da comunidade para mim, já fiz várias oficinas de empreendedorismo que ajudaram muito no meu negócio”, conta Rosani. Em maio, é ela que toma o lugar de professora, ensinando uma oficina de pintura orgânica no Liceu de Ofícios Criativos.
Liceu de Ofícios Criativos
Localizado na Rua Mateus Leme, 22, no bairro São Francisco, o Liceu de Ofícios Criativos oferece cursos gratuitos de segunda à quinta-feira, presenciais e remotos. Os temas ensinados vão desde criatividade, identidade local e técnicas artesanais a marketing digital, empreendedorismo e vendas.
Foto Daniel Castellano / SMCS
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia