Navegação

Oficina de Artesanato Étnico: Chef apresenta Doces Gregos; em Maio tem Bordado Russo


Oficina de culinária na cozinha da Electrolux do Mercado Municipal ministrada por Pedro Dias Neto - Pedro Haviaras, junto a ele, Scheila Mara Martins

Nesta quinta-feira (13/4), o Liceu de Ofícios Criativos promoveu a Oficina de Artesanato Étnico: Fanourópita e Melomakárono, doces da culinária grega, com Pedro Haviaras, em parceira com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e o Instituto Municipal de Turismo. A oficina ocupou a Cozinha Vila Electrolux, no Mercado Municipal de Curitiba, e contou com a participação de 12 alunos.

A próxima Oficina de Artesanato Étnico está marcada para acontecer em 23 de maio, com Patrícia Matsushita ensinando o ponto russo de bordado no Liceu.
Cultura grega

Haviaras é artesão e vende seus produtos da gastronomia grega todo domingo na Feira do Largo da Ordem.

“Ministrar um curso é uma oportunidade de apresentar para o pessoal a minha cultura”, relatou ele durante a aula. O descendente de gregos ensinou duas receitas: o bolo grego vegano fanourópita e o doce melomakárono, que significa "bênçãos em mel”, sobremesa típica da época de Natal.

Compartilhar conhecimentos culturais é um dos objetivos das oficinas étnicas do Liceu, e vem dando certo, como comenta a artesã Maze Rossetti.

“Eu não conhecia a culinária grega e gostei muito de aprender receitas que não estão no senso comum”, disse ela.

Maze se tornou artesã após sua aposentadoria como socióloga e além de vender produtos de crochê sustentável (de malha com fio residual) em sua loja Filato, é professora de artesanato e ministra aulas também no Liceu.
Liceu reúne comunidade dos artesãos

A artesã Scheila Mara Martins é vizinha de barraca do chef e professor da oficina e prestigiou o trabalho do colega.

“Eu acho importante conhecer o trabalho de outros artesãos e quando o Pedro me contou que daria uma oficina eu decidi participar. Daqui a alguns dias será a minha vez, também estou preparando uma oficina para o Liceu", contou Scheila.

Nos cursos e oficinas do Liceu, os artesãos compartilham suas habilidades manuais e também aprendem juntos sobre empreendedorismo.

Rosani América, que participou da oficina desta quinta-feira, comenta como seu trabalho foi beneficiado.

“Eu me mudei para Curitiba na pandemia, foi o Liceu que abriu a porta da comunidade para mim, já fiz várias oficinas de empreendedorismo que ajudaram muito no meu negócio”, conta Rosani. Em maio, é ela que toma o lugar de professora, ensinando uma oficina de pintura orgânica no Liceu de Ofícios Criativos.

Liceu de Ofícios Criativos

Localizado na Rua Mateus Leme, 22, no bairro São Francisco, o Liceu de Ofícios Criativos oferece cursos gratuitos de segunda à quinta-feira, presenciais e remotos. Os temas ensinados vão desde criatividade, identidade local e técnicas artesanais a marketing digital, empreendedorismo e vendas.


Foto Daniel Castellano / SMCS
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia