Navegação

TREM DO FIM DO MUNDO - USHUAIA - ARGENTINA

 


Há 30 dias aqui no Ushuaia, e a cada dia descobrimos histórias e fatos que vão muito além de paisagens e passeios, a história da fundação da cidade não era para fins turístico, com pouco mais de cem anos de fundação , tem uma história muito interessante. A povoado se iniciou com uma colônia penal de criminosos reincidentes. Levar presos a Ushuaia permitia ao governo povoar uma área remota que carecia de presença argentina e, ao mesmo tempo, abrir mais vagas nas prisões, que já estavam lotadas.


Para o desenvolvimento da cidade foi construído pelos próprios presos a ferrovia, para a passagem do "trem do fim do mundo", que iria levar os presos para cortarem lenha para manter a calefação da penitenciaria e das casas dos guardas, também para manter o trem em funcionamento, pois o mesmo era movido a carvão, o trajeto para apanhar lenha é hoje o Parque Nacional Terra do Fogo.


Chegamos a 
estação e fomos recepcionados pelo Thiago, um brasileiro muito simpáticoresponsável pelo turismo que nos levou fazer tour pela oficina 


Vimos como é feita as manutenções nas maquinas, também nos mostrou um trem que esta sendo produzido ali mesmo na estação.


Observamos de perto como tudo funciona, por traz das "cortinas", como nos disse Thiago, nos apresentou os responsáveis pela manutenção e também nos mostrou varias locomotivas vindas da Africa, Buenos Aires...


Agora vamos juntos nesta viagem aos tempos remotos, cheia de histórias e momentos difíceis vividos pelos presos do Ushuaia.

As 15:00s o sino tocou, estava na hora da partida, recebemos fones de ouvido,  acoplamos e escolhemos em qual idioma iriamos ouvir a historia ( são 7 idiomas no total) iniciamos o trajeto ouvindo a historia desde a construção da ferrovia, durante todo percurso.

Estação Cascada La Macarena

O cenário é lindo e ouvindo a história pelo fone, nos remete a épocas distantes e imaginamos o quanto foi difícil para os presos, viver nos confins do mundo, sem infra estrutura e com uma temperatura abaixo de zero.


É possível contemplar toda a beleza do místico Parque nacional, nas margens do rio Pipo ( o nome dado ao rio é referente a um dos presidiários que na fuga, morreu congelado as margens) que serpenteia o vale, observa-se outro vestígio da passagem do trem dos presos, é o cemitério das árvores, cujos tocos petrificados permanecem como testemunhas de um tempo remoto, conforme a altura da neve elas eram cortadas, alguns tocos com quase 1 metro de altura.


Depois de uns 40 minutos, chegamos a Estação National Park, a última parada, depois de percorrer 7 km. Lá, o visitante pode passear pelo parque e continuar com outra excursão ou realizar o retorno à estação principal.

Uma experiência única e um grande aprendizado, vindo para Ushuaia, venha fazer este passeio incrível e conhecer esta história dos primeiros habitantes do Ushuaia.

Serviço:

EndereçoRN3 km 3065, V9410 

Ushuaia, Tierra del Fuego - Argentina

Compart.

Nós na Travel

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia