McLaren São Paulo recebe a equipe NEOM McLaren Formula E antes do e-Prix de São Paulo
Uma conversa descontraída com jornalistas na sede da McLaren São Paulo deu início aos compromissos da equipe NEOM McLaren Formula E para o e-Prix de São Paulo. A primeira corrida da categoria de monopostos elétricos no Brasil será realizada no próximo sábado (25 de março), com largada às 14 horas. Estiveram presentes o chefe de equipe Ian James e os pilotos René Rast e Jake Hughes.
O e-Prix de São Paulo será a primeira corrida dos dois pilotos no Brasil. O experiente René Rast ficou impressionado logo que saiu do aeroporto:
"Sabemos que o brasileiro é apaixonado pelo automobilismo. Estou no Brasil pela primeira vez, mas já me chamou a atenção que a estrada que passa adiante do aeroporto leva o nome de Ayrton Senna. Eu gostaria de visitar a pista do Grande Prêmio de Fórmula 1 [Rast se refere ao autódromo de Interlagos]. Sei que desta vez não será possível, mas ainda espero conhecê-la".
Rast teve uma prévia do circuito provisório do Anhembi, que será utilizado pela primeira vez e é novidade para todos os pilotos e equipes, no simulador da McLaren.
"Mas o simulador nunca reproduz todas as variáveis existentes em uma situação real", pondera.
Ele falou também sobre o significado de defender uma equipe como a McLaren na Fórmula E:
"É uma grande honra representar uma marca tão significativa na história do automobilismo. É uma equipe pela qual você sonha correr desde que ainda é um garoto. Espero permanecer aqui por muito tempo".
Jake Hughes faz sua primeira temporada na Fórmula E, mas já tem dois anos de experiência como piloto reserva e de desenvolvimento na categoria. Antes disso, disputou as Fórmulas 2, 3, 4 e Renault. E comparou:
"Em uma volta, como no treino classificatório, um carro de Fórmula E é exatamente igual ao de todas as demais categorias. Você precisa dar o máximo. A diferença está na corrida, quando você tem de administrar o consumo de energia e buscar a recuperação nas freadas".
Sobre a pista do Anhembi, que aproveita grande parte da reta do sambódromo, analisou:
"É uma pista nova e passamos quatro dias trabalhando no simulador, a exemplo das demais equipes. Soube que é o local onde se apresentam as escolas de samba. Espero que o espetáculo que vamos oferecer ao público seja tão bom quanto o delas!".
Para o chefe de equipe Ian James, a participação da McLaren em categorias com carros elétricos como a Fórmula E e a Extreme E tem uma importância além da evolução tecnológica:
"Elas proporcionam também um aumento na conscientização da questão da eletrificação".
Ian vem de dois anos bem sucedidos na Fórmula E com a equipe Mercedes, adquirida pela McLaren no fim do ano passado. E acredita que a McLaren está no caminho certo para ser competitiva na categoria:
"As bases já estão formadas, mas sempre há um período de transição quando acontece esse tipo de mudança e neste ano tivemos também a introdução do carro GEN3", observou.
Rodrigo Soares, diretor de operações da McLaren São Paulo, declarou: "A McLaren tem uma história vitoriosa nas categorias mais importantes do automobilismo mundial e busca reeditar esse sucesso nas categorias de carros elétricos criadas recentemente. Receber os integrantes da NEOM McLaren Fórmula E na semana do e-Prix de São Paulo é uma maneira de demonstrar nosso apoio e torcida à equipe. Desejo-lhes sorte na corrida!".
NEOM McLaren Formula E Team
Ian James (chefe de equipe)
Ian James é formado em Engenharia pela Coventry University, Reino Unido. Depois de iniciar sua carreira profissional na McLaren Automotive como Engenheiro de Manufatura, Ian ingressou no grupo Daimler em 2005. Ele ocupou cargos de gestão em Planejamento de Produto e Finanças na Alemanha e nos EUA antes de ingressar na Mercedes-AMG High Performance Powertrains em 2011 como Chefe de Gerenciamento de Programas. Ele contribuiu para a reintrodução do KERS em 2011, levando à vitória de Nico Rosberg no GP da China de 2012 (primeira vitória de uma equipe oficial de F1 da Mercedes-Benz desde 1955). Ele também participou da introdução da Unidade de Potência V6/ERS para a era turbo-híbrida da Fórmula 1, culminando nos Campeonatos Mundiais de Pilotos e Equipes de 2014 e 2015.
Em 2015, Ian ingressou na equipe da Mercedes-Benz Classe G como chefe de marketing/comunicações e negócios governamentais. Em 2019, Ian voltou ao automobilismo como chefe de equipe da Mercedes-EQ Formula E Team e diretor administrativo da Mercedes-Benz Formula E Ltd. Com Ian no comando, a equipe venceu os campeonatos de pilotos e equipes nas temporadas 7 e 8 (2021 e 2022) do Campeonato Mundial.
Após três anos de sucesso como Mercedes-EQ na Fórmula E, a equipe foi adquirida pela McLaren Racing. Desde setembro de 2022, Ian é chefe de equipe da NEOM McLaren Formula E Team e diretor administrativo da NEOM McLaren Electric Racing, continuando a liderar a equipe na Fórmula E e assumindo também a responsabilidade pela NEOM McLaren Extreme E Team.
René Rast (piloto, carro número 58)
René Rast se junta à NEOM McLaren Formula E Team com uma vasta experiência em seu currículo, abrangendo várias categorias. Ele começou sua carreira competindo no kart e na Fórmula BMW antes de entrar nas corridas de carros de turismo. Venceu a Porsche Carrera Cup Germany em 2008 e 2012 e a Porsche Supercup de 2010 a 2012. René também competiu no ADAC GT Masters de 2010 a 2014, ganhando o título em seu último ano.
Com muita experiência em corridas de longa duração, René venceu as 24 Horas de Daytona na classe GT em 2012 e na classe GTD em 2016. Também venceu as 24 Horas de Spa de 2012 e 2014 e as 24 horas de Nürburgring de 2014. Competiu no GT Series, no Blancpain Sprint Series e nas 24 Horas de Le Mans, onde terminou em segundo em 2016. Em 2017, René competiu no DTM, conquistando o título em sua primeira temporada completa na série. Voltou a vencer o campeonato mais duas vezes em 2019 e 2020. Em seguida, voltou ao Campeonato Mundial de Endurance (WEC) para a temporada de 2022.
René estreou na Fórmula E no E-Prix de Berlim em 2016. Ele voltou à categoria para as últimas seis corridas da sexta temporada (2019-2020) e para a sétima temporada (2021). Após um ano fora do campeonato, René retorna à Fórmula E com a McLaren na nona temporada (2023).
Jake Hughes (piloto, carro número 5)
Jake Hughes traz mais de dez anos de experiência em competições de monopostos para a NEOM McLaren Formula E Team em sua primeira temporada na categoria de carros elétricos. Durante esse tempo, Jake se tornou o primeiro campeão da Fórmula 4 britânica. Nos dois anos seguintes, participou de vários campeonatos de Fórmula Renault, terminando em segundo lugar na Fórmula Renault 2.0 Alps em 2015.
Jake venceu várias corridas na Fórmula 3 entre 2016 e 2020 e ingressou na Fórmula 2 n a temporada de 2022, dividindo seu tempo com a Fórmula 3. Além de correr na Fórmula 2, ele ocupou a função de piloto reserva e de desenvolvimento na Fórmula E em 2021 e 2022. Ingressou na NEOM McLaren Formula E Team para sua primeira temporada completa na categoria.
e-Prix de São Paulo de Fórmula E - programação
Sexta-feira, 24 de março
14:30 às 14:45 - aquecimento
16:30 às 17:00 - treino livre 1
Sábado, 25 de março
7:30 às 8:00 - treino livre 2
9:40 às 10:55 - treino classificatório
14:00 - largada
Sobre a UK Motors
A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Formada em 2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas 24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.
O atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar, Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40 mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada.
Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.
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