Navegação

Galo da Madrugada realizará seu 44º desfile no dia 18 de fevereiro

O Galo 2023 sendo montado em Recife.


Todos os anos, o Galo da Madrugada levar às ruas, no Sábado de Zé Pereira, todo encanto, alegria e beleza do Carnaval Pernambucano. Com mensagens de paz e união à multidão de foliões que reúne nas ruas do Centro do Recife, em 2023 esse ritual promete ser ainda maior.


No ano que marca a retomada das festas carnavalescas, o maior bloco do mundo reúne, no seu tema, uma celebração em dose tripla: “Viva a Vida, viva o Frevo, viva Enéas”, o evento saúda tanto o presente quanto as tradições que fazem parte da essência do bloco desde a sua fundação. A agremiação realiza o seu 44º desfile no dia 18 de fevereiro, a partir das 9h.

“É muito forte esse sentimento do Galo de poder retornar às ruas, já que essa, aliás, foi a grande motivação do surgimento do bloco, devolver o frevo às ruas. Deixamos, por dois anos, de cumprir essa missão e, agora, estamos de volta, para grande alegria nossa e do povo”, disse Rômulo Meneses, presidente do bloco.
Segundo Meneses, o tema revela surgiu de modo a expressar todo sentimento de gratidão e esperança, com o atual momento de retomada das festividades. “Queremos celebrar a vida, a paz, a alegria, e, é claro, o nosso frevo, que tem tudo a ver com essa explosão de sentimentos, além de fazer parte da nossa cultura e da própria origem e história do Galo”, explica.

Enéas e Ary são os homenageados do Galo 2023.


Os homenageados desta edição são Enéas Freire e cenógrafo Ary Nóbrega, eles serão lembrados no desfile 2023 do Galo.

Neinha nasceu no Pátio do Terço, 34, 1º andar, no bairro de São José. Já na adolescência fundara seu primeiro bloco carnavalesco o “PAPAGAIO LOURO”. Em 1946, casou-se com Maria do Carmo Travassos Freire, com quem teve quatro filhos: José Mauro, Antônio Carlos, Ana Nery e Gustavo Henrique.

Em novembro de 1977, em uma reunião de família, surgiu a ideia de criar um bloco carnavalesco que viesse a resgatar o FREVO no carnaval de rua do Recife. Em 23 de janeiro de 1978 era oficialmente criado o “CLUBE DAS MÁSCARAS O GALO DA MADRUGADA”, cujo primeiro desfile ocorreu em 04 de fevereiro de 1978.

Em 1994, veio a grande consagração. O Guiness Book, livro dos recordes, reconheceu o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do planeta, naquele ano em que já se estimava cerca de 1,5 milhão de foliões nas ruas do Centro do Recife durante o desfile da agremiação, sempre aos sábados de carnaval.

Outro homenageado é o artista plástico Ary Nóbrega (falecido em abril de 2020), cenógrafo que, por mais de duas décadas, foi responsável pela confecção das alegorias que tanto abrilhantaram os desfiles de carnaval do Galo da Madrugada.
Camisa Oficial e ação beneficente

Mais uma novidade anunciada nesta quinta-feira foi a Camisa Oficial do Galo da Madrugada para o carnaval 2023. Assinada pelo artista pernambucano J. Borges, a peça faz alusão a todo o clima de alegria e de celebração presentes no tema, através de xilogravuras – grande marca de J. Borges– e de figuras típicas da cultura pernambucana.

“A inspiração veio do próprio carnaval e de todo clima de festa que ele traz. O Galo inspira muita coisa, já que é um folguedo popular muito abrangente e feito de muita gente animada”, cita Jota.

Há de se destacar também, na vestimenta, algumas figuras da natureza, como o Sol, pássaros, árvores e céu estrelado, simbolizando a celebração à vida, presente no tema do Galo em 2023.

Parte do valor das camisas são destinadas as obras sociais. 


A vestimenta tem a arte assinada por J. Borges, está à venda na sede do Galo, a R$ 40, com parte do valor destinada às obras sociais da APAF e do GAC.

O Galo da Madrugada está retomando, no carnaval 2023, a parceria com duas instituições beneficentes em atuação no Estado, para as quais irá destinar parte das vendas das suas camisas oficias.

As entidades são o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF), presididas, respectivamente, pelos médicos Vera Moraes e Cláudio Lacerda.
“Sempre buscamos, além de promover eventos que propaguem a cultura e o folclore pernambucano, também apoiar iniciativas sociais como as realizadas por essas instituições, que prestam relevante trabalho para pacientes carentes em Pernambuco e até de fora do Estado”, destaca Rômulo.

Foto: José Marcos/Ag onzexpressimagens


Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia