Navegação

CARNAVAL QUE INSPIRA A ARTE


Artesanato Alagoano é opção para arrasar antes, durante e depois do Carnaval; do simples ao mais sofisticado, Peças Artesanais são inspiradas pelas Manifestações Culturais de Alagoas

Com cores, brilhos, músicas e enredos que abrangem toda uma cultura popular, o carnaval é utilizado como inspiração em todo o Brasil. Em Alagoas, terra repleta de distintos imaginários e tipologias, não é diferente - a festa inspira a população e estimula a criação de peças que refletem a riqueza cultural do estado.


Com um toque singular e uma curadoria especializada, a loja do Programa Alagoas Feita à Mão (AFAM), instalada no Parque Shopping, em Maceió, oferece diversas opções para valorizar o trabalho dos artistas locais e também arrasar na avenida. São itens que vão desde vestidos com bordados, saias, calças e croppeds de crochê, a adereços, como brincos e colares, além de peças de decoração. Tudo feito à mão pelos artesãos de Alagoas.




Para a Secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, as peças de artesanato são o pedido perfeito para quem quer se vestir bem e ainda valorizar a cultura local durante as festividades.

“Valorizar a ancestralidade da nossa terra é um dever de todo alagoano e podemos fazer isso através de gestos simples, comprando um produto artesanal, por exemplo. O nosso rico e singular artesanato é a pedida ideal para quem gosta de ficar estiloso, confortável e ainda promove o trabalho incrível de nossos artesãos”, pontua.

CARNAVAL QUE INSPIRA

Referência para a cultura popular alagoana, a Mestra Vânia de Oliveira utiliza elementos que remontam ao imaginário folclórico e dos folguedos, homenageando a festa que - dentro de Alagoas - possui diversas interpretações de origem católica, folclórica e de cultos africanos.

“Carnaval, pra mim, é cultura popular e eu sou uma excelente brincante. Desde muitos anos que eu gosto de carnaval. Gosto de carnaval de rua, de orquestra no chão, frevo no pé. Como no meu trabalho meu carro chefe é a cultura popular, eu não poderia passar o carnaval sem produzir coisas para o carnaval”, brinca a mestra.

Foi utilizando os folguedos como inspiração que Vânia tomou gosto pela arte do fazer à mão. Hoje, em Alagoas, é uma das principais referências quando o assunto é cultura popular e artesanato. Ela foi reconhecida como Mestra pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e condecorada com o título de Patrimônio Vivo de Alagoas pelo Governo do Estado em 2015.

Vânia continua trabalhando em prol do artesanato alagoano através do programa Alagoas Feita à Mão, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). É também através do Programa que a Mestra comercializa suas peças, utilizando as galerias online e física.

“Estou muito animada com o Carnaval. Eu fiz uma tiara do guerreiro, ombreiras do guerreiro e graças a Deus tá vendendo bastante. É através disso que a gente vai divulgando a nossa cultura, a nossa identidade. Então eu acho que a gente tem que usar esses meios para divulgar a cultura popular do Estado, que muitos alagoanos não conhecem”, desabafa.

PEÇAS QUE UNEM ARTE E ANCESTRALIDADE

Com peças únicas e que caem cada vez mais no gosto do público, a artesã Diva Melo, CEO do DivasCrochê, conta que o carnaval é um momento de celebrar também a cultura do estado.

“Aqueles que compram artesanato não estão comprando apenas uma peça, estão comprando uma história, uma cultura e toda a energia da pessoa que produziu aquele material. Ele vem com riqueza, tradição e principalmente durabilidade, porque são peças muito bem feitas e que duram gerações se bem cuidadas”, pontua.

Diva explica que todas as suas peças são feitas de forma totalmente manual e que ela preza muito por esse cuidado, porque é o diferencial do seu produto. “Do forro ao acabamento, tudo feito manualmente, preservando o aspecto de artesanal e o modo como aprendemos a fazer”, conta.

A artesã conta ainda que o carnaval é um dos momentos de maior venda durante o ano e que a procura é tanta que passou a produzir apenas por encomenda. Ela explica que deixa alguns produtos preparados para pronta entrega na loja, mas que a demanda é grande e, como o trabalho é feito artesanalmente, as encomendas são necessárias e precisam ser feitas previamente.

“Nós trabalhamos com slow fashion, que é um aspecto da moda mais sustentável e feita de forma mais devagar, então precisamos de uma encomenda prévia para quem quer algo além do que está exposto na loja. São peças únicas e que poderão ser usadas por muito tempo, então vale essa espera”, disse.

LOJA VIRTUAL

Além do espaço físico no piso L2 do Parque Shopping, o programa Alagoas Feita à Mão disponibiliza também uma plataforma virtual para os compradores terem a opção de escolha.

Através do site alagoasfeitaamao.com.br, os visitantes podem conhecer o trabalho dos artesãos cadastrados no programa e podem encomendar a peça diretamente com eles.

Na galeria virtual, há mais de dois mil produtos variados anunciados, refletindo a riqueza e a diversidade de tipologias de Alagoas.


Por; Isabella Padilha e William Makaisy
Foto: Lucas Meneses
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia