Navegação

Lentes de Contato Dental

Lentes de contato dental: de Brothers do BBB a Jogadores de Futebol, o Procedimento virou Moda e Requer Cuidados na Aplicação


Especialista explica sobre Riscos e Benefícios do Procedimento que se tornou Popular entre os Famosos e Anônimos

Os procedimentos estéticos dentários caíram no gosto dos brasileiros, e a odontologia está conseguindo entregar o sonho do sorriso bonito. Ultrafinas e com excelentes resultados, a longo prazo, as lentes de contato laminadas são ideais para a conquista do sorriso perfeito.

Trata-se de películas, coladas na parte frontal dos dentes, por meio de aparelhos específicos. Por isso o apelido 'lentes de contato'. Elas não só branqueiam os dentes, como também consertam pequenas deformidades. Porém, apesar de a técnica ser segura, é preciso escolher com cuidado o profissional que vai fazer a aplicação, alerta o professor do curso de Odontologia da Unime, Marcelo Filadelfo.

Ele explica que as lentes laminadas modificam formato, contorno, textura e cor dos dentes. Elas levam esse nome por serem extremamente finas, assim como as lentes de contato oculares.

"O procedimento é indicado em casos de alterações na textura por defeitos estruturais congênitos, fechamento de diastemas (dentes afastados) e correções após finalização do tratamento ortodôntico. No entanto, não são indicadas para pacientes muito jovens, por conta do desgaste necessários para a realização do procedimento. A estética não pode ser mais importante que a saúde bucal", alerta a profissional.

É importante saber que as lentes de contato e as facetas laminadas são confeccionadas sob medida para cada paciente e coladas. As lentes, no entanto, são mais finas do que as facetas e, por isso, são facilmente fixadas e sem avariar os dentes. A espessura não passa 0,5 milímetro, enquanto, a facetas têm espessura entre 0,5 e 0,8 milímetro. As lentes laminadas são mais indicadas para pessoas com dentes saudáveis. Já as facetas de porcelana podem ser utilizadas em dentes com mais desgastados e com outros tratamentos, por serem mais espessas.

Lentes de contato devem ser aplicadas em casos de dentes com aspecto infantil, dentição formada com dentes pequenos, desalinhamentos dentários e pequenas alterações de cores.

Para fazer o tratamento, é necessário conversar com o cirurgião-dentista que elaborará um projeto e fará o modelo de ensaio a ser testado no paciente. Após a produção das cerâmicas em laboratório e a aprovação as lentes são coladas nos dentes como uma espécie de "adesivo líquido". Vale lembrar que as lentes exigem manutenção e até substituições após 12 ou 15 anos.


Sobre a UNIME

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância. Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia