![]() |
Steve Spielberg e elenco de 'Os Fabelmans' dominaram a premiação e o tapete vermelho / Foto: Getty Images |
"Os banshees de Inisherin" e "Os Fabelmans" foram os grandes vencedores entre os premiados do cinema no Globo de Ouro 2023 nesta terça-feira (10).
Nas categorias de TV, os grandes destaques foram a comédia "Abbott Elementary" e a antologia "The White Lotus".
A edição deste ano foi uma tentativa de recuperação da relevância do evento, que em 2022 não foi transmitido em lugar algum e nem contou com a presença de celebridades após diversas críticas à entidade organizadora por falta de diversidade e transparência.
![]() |
Elenco da série 'Abbott Elementary', que venceu na categoria de melhor série de TV - comédia/musical — Foto: Mario Anzuoni/Reuters |
A maior parte das 27 categorias foi recebida pelos vencedores, mas Zendaya, Cate Blanchett, Amanda Seyfried e Kevin Costner não estiveram no palco para agradecer seus respectivos prêmios.
A premiação pelo menos voltou a ser transmitida nos Estados Unidos (mas não no Brasil). No entanto, ainda há dúvidas se a audiência vai motivar a renovação do contrato, que se encerrou este ano, da organização com a emissora americana NBC.
Cinema
"Os banshees de Inisherin" foi o filme mais premiado da noite. Além de vencer como melhor comédia ou musical, levou os troféus de ator em comédia/musical (Colin Farrell) e de roteiro.
Já "Os Fabelmans" ficou com duas das principais categorias, como melhor filme de drama e direção (Steven Spielberg), e renovou forças em sua briga pelo Oscar 2023.
Além da dupla, outros destaques ficaram com "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo", que levou duas estatuetas de atuação (Michelle Yeoh e Ke Huy Quan), e "Argentina, 1985", que deu ao país o prêmio de melhor filme em língua estrangeira.
![]() |
Elenco e equipe de 'Os banshees de Inisherin' recebem o prêmio de melhor filme de comédia ou musical no Globo de Ouro 2023 — Foto: Rich Polk/NBC via AP |
Televisão
Entre as séries, "Abbott Elementary" foi a mais premiada, com melhor comédia, atriz (Quinta Brunson) e ator coadjuvante (Tyler James Williams).
"The White Lotus" levou dois, como a melhor série limitada, antologia ou filme para a TV e atriz coadjuvante na mesma categoria (Jennifer Coolidge).
Em melhor série de drama, a vencedora foi "A Casa do Dragão", com seu único prêmio da noite.
Veja a lista completa dos vencedores:
MELHOR FILME – DRAMA
- "Avatar: O caminho da água"
- "Elvis"
- "Os Fabelmans" (VENCEDOR)
- "Tár"
- "Top Gun: Maverick"
MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL
- "Babilônia"
- "Os Banshees de Inisherin" (VENCEDOR)
- "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
- "Glass Onion: Um Mistério Knives Out"
- "Triângulo da tristeza"
- "Better Call Saul"
- "The Crown"
- "A Casa do Dragão" (VENCEDORA)
- "Ozark"
- "Ruptura"
- "Abbott Elementary" (VENCEDORA)
- "O Urso"
- "Hacks"
- "Only Murders in the Building"
- "Wandinha"
- Jeff Bridges, "The Old Man"
- Kevin Costner, "Yellowstone" (VENCEDOR)
- Diego Luna, "Andor"
- Bob Odenkirk, "Better Call Saul"
- Adam Scott, "Ruptura"
- "Black Bird"
- "Dahmer: Um Canibal Americano"
- "Pam & Tommy"
- "The Dropout"
- "The White Lotus" (VENCEDORA)
![]() |
Steven Spielberg agradece prêmio de melhor diretor por 'Os Fabelmans' no Globo de Ouro 2023 — Foto: Rich Polk/NBC via AP |
- Taron Egerton - "Black Bird"
- Colin Firth - "A Escada"
- Andrew Garfield - "Em nome do céu"
- Evan Peters - "Dahmer: Um Canibal Americano" (VENCEDOR)
- Sebastian Stan - "Pam & Tommy"
- Jessica Chastain - "George and Tammy"
- Julia Garner - "Inventando Anna"
- Lily James - "Pam & Tommy"
- Julia Roberts - "Gaslit"
- Amanda Seyfried - "The Dropout" (VENCEDORA)
- Jennifer Coolidge - "The White Lotus" (VENCEDORA)
- Claire Danes - " A Nova Vida de Toby"
- Daisy Edgar-Jones - "Em nome do céu"
- Niecy Nash-Betts - "Dahmer: Um Canibal Americano"
- Aubrey Plaza - "The White Lotus"
- F. Murray Abraham - "The White Lotus"
- Domhnall Gleeson - "O paciente"
- Paul Walter Hauser - "Black Bird" (VENCEDOR)
- Richard Jenkins - "Dahmer: Um Canibal Americano"
- Seth Rogen - "Pam & Tommy"
- James Cameron - "Avatar: O caminho da água"
- Daniel Kwan e Daniel Scheinert - "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
- Baz Luhrmann - "Elvis"
- Martin McDonagh - "Os Banshees de Inisherin"
- Steven Spielberg - "Os Fabelmans" (VENCEDOR)
- Todd Field, "Tár"
- Tony Kushner & Steven Spielberg, "Os Fabelmans"
- Daniel Kwan, Daniel Scheinert, "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
- Martin McDonagh, "Os Banshees de Inisherin" (VENCEDOR)
- Sarah Polley, "Entre mulheres"
- "RRR" (India)
- "Nada de novo no front" (Alemanha)
- "Argentina, 1985" (Argentina) - (VENCEDOR)
- "Close" (Bélgica)
- "Decision to leave" (Coreia do Sul)
- Cate Blanchett - "Tár" (VENCEDORA)
- Olivia Colman - "Império da luz"
- Viola Davis - "A mulher rei"
- Ana de Armas - "Blonde"
- Michelle Williams - "Os Fabelmans"
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia