![]() |
Foto: Reprodução/Google |
Quem resiste àquela carinha de "pidão" do bichinho de estimação? É difícil para qualquer mãe ou pai de pet se manter firme quando seu cão ou gato têm interesse na comida do tutor.
Mas, se você quer ajudar o seu pet a ter uma boa saúde, precisa sim ser firme: o melhor alimento para estes animais, de fato, é a ração. Quando o tutor fornece alimentos de seu próprio consumo para o pet, o organismo do bichinho precisa fazer um esforço para digerir os novos ingredientes. Isso pode causar distúrbios gastrointestinais e intoxicação alimentar, além de resultar em vômitos, diarreia e mal-estar, por isso é preciso limite. Contudo, de vez em quando, e sobretudo como prêmio para adestrar o animal, está liberado oferecer como petisco um alimento consumido por nós humanos.
Para não errar no "agrado" ao bichinho, o médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Unime, Felipe Pinheiro, lista os alimentos permitidos. Confira!
Caso queira fazer qualquer alteração na alimentação do animal, como trocar de ração ou começar a oferecer alimentação natural, é preciso prepará-lo para que se adapte gradualmente. Na dúvida, procure um médico-veterinário especialista que possa receitar a dieta correta para seu bichinho. O ideal é que a comida seja oferecida ao pet de forma que ele não fique muitas horas sem comer, conforme a rotina dos habitantes da casa: dê a ração pela manhã e à tarde, e ofereça petiscos adequados nos intervalos.
O tutor pode agradar o pet e variar um pouco o cardápio, fornecendo algumas das opções listadas abaixo (como petisco ou até como ferramenta para adestramento), mas nunca substituindo a ração por estes alimentos:
PARA CACHORROS:
- Abóbora sem nenhum tempero
- Banana sem a casca
- Beterraba cozida e sem tempero
- Brócolis cozido e sem tempero
- Batata doce cozida sem tempero
- Carne bovina ou de frango cozida e sem tempero (sem osso)
- Cenoura crua e sem casca ou cozida sem tempero
- Chuchu cozido e sem tempero
- Couve-flor cozida e sem tempero
- Espinafre cozido e sem tempero
- Goiaba com casca
- Inhame sem casca, cozido e sem tempero
- Maçã sem a casca, sementes e o miolo
- Manga sem casca e sem caroço
- Manteiga de amendoim feita em casa, sem sal ou açúcar acrescentados
- Melancia sem casca nem sementes
- Pera sem casca, sementes e sem talo
- Tomates crus e sem semente
PARA GATOS:
- Carne de frango preparada sem nenhum tipo de gordura ou osso
- Peixes brancos e sem espinhas, salmão e truta, preparados sem gordura
- Carne picada de bovino ou aves, misturado com arroz cozido e ovo - sem tempero
- Abóbora, cenouras e espinafre -- como petiscos
Dica importante: tanto para cachorros como para gastos, não é recomendável oferecer produtos industrializados, pois eles contêm sal, açucares e condimentos que fazem mal ao organismo dos bichinhos.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia