Navegação

Os desafios da Futura Nova Secretária de Turismo de Alagoas

Os Desafios da Nova Secretária de Turismo de Alagoas: Manter os Investimentos e Ressuscitar “EMATUR”, um "Cavalo de Tróia"




A Futura Nova Secretária Estadual de Turismo de Alagoas Bárbara Braga, tem desafios pela frente, sendo um dos primeiros manter o ritmo da atual ocupante do cargo, Caroline Balbino, que demonstrou competência na Administração de uma Pasta Estratégica e importante para Economia de Alagoas, no que toca a Geração Emprego e Renda, além de ser o cartão de apresentação.

Além disso a Nova Secretária terá que avaliar com muito cuidado a proposta de criação de uma Agência de Turismo, ressuscitando a antiga EMATUR, que tanto prejuízo causou aos cofres Estaduais, se tornou um Cabide de Empregos, além de dar o status de Autonomia Administrativa, que pode transformar o Cargo de Secretária de Turismo em decorativo ( uma rainha da Inglaterra).

A Nova Secretária, entretanto, não terá que enfrentar os “a favor contra”, o conhecido "fogo amigo", que Caroline Balbino encontrou, quando assumir a pasta. Mas, Graças a Deus e a ajuda de muitos amigos, além da competente equipe que forma a SEDETUR, Caroline conseguiu suplantar as barreiras e demonstrou em uma sua curta passagem, que tem a garra da mulher Alagoana inspirada em Nise da Silveira e Tandara.

As duas, Bárbara e Caroline são advogadas atuantes e muito bem sucedidas em suas carreiras, demonstrando habilidades e que podem exercer qualquer atividade que lhes forem atribuídas. Bárbara Braga vai contar com a imprensa de turismo especializada e comprometida com o desenvolvimento de Alagoas, além dos empresários sérios e apolíticos do Setor, que também desejam que o Estado atinja o Mercado Internacional.

Caroline Balbino, deverá continuar na equipe de Governo Estadual, e como já sabemos, trabalhando também como advogada na Área de Turismo, onde conseguiu colher muitos amigos e parceiros. Vale lembrar que Caroline deixou sua marca na inauguração de um dos grandes investimentos da Hotelaria em Alagoas, o Vila Galé Alagoas, colocando o Estado nas vitrines Internacionais do Turismo.

Outra grande realização foi a viabilização do retorno dos voos fretados à Alagoas com a possibilidade de se tornarem semanais, além de manter o compromisso da Companhia Aérea TAP nos Voos Regulares Semanais.

Um dos primeiros desafios da nova Secretária será avaliar a viabilidade operacional para criação de uma nova “EMATUR”, antiga Agência de Turismo do Estado, que terminou virando um cabide de empregos e que gerou uma enorme dívida trabalhista para o Governo de Alagoas.

Além disso, o Presidente da Agência de Turismo teria poderes suficientes para determinar o que pode e não pode ser realizado, transformando o Secretário de Turismo, em uma Rainha da Inglaterra, ou seja, apenas com um Cargo Decorativo.

O poder de decisão seria para o Presidente da Agência, que inclusive teria um mandato de quatro anos sem poder ser Exonerado.

Da mesma forma funciona na aAgência criada pelo dentro da estrutura do Governo Federal, como a EMBARTUR, onde o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, ocupa a presidência e pretende ficar durante o novo Governo.

Seria a Nova Agência de Turismo de Alagoas um verdadeiro “Cavalo de Tróia” para o Governador ?

Vale lembrar que a Presidência pode cair nas mãos de Grupos de Empresários que trabalharam contra a reeleição de Paulo Dantas e também contra o Presidente Lula. Seria como ter um adversário político dentro da Estrutura de Governo sem poder exonerar o Presidente da Agência de Turismo.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia