Navegação

Governo do Rio Grande do Norte atende demanda histórica

Governo do Rio Grande do Norte atende demanda Histórica e pela primeira vez concede verba à Casa da Memória




A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 11. 325, que autoriza a administração a conceder subvenção social e/ou auxílio ao IHGRN.

"Não fosse a sensibilidade deste governo, o Instituto iria fechar". A declaração de Joventina Simões, presidenta do Instituto Histórico do Rio Grande do Norte (IHGRN), refere-se ao reconhecimento e visibilidade que o Governo do Estado dá à "Casa da Memória". Nesta quarta-feira (28), a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 11. 325, de iniciativa do executivo estadual, que autoriza a administração a conceder subvenção social e/ou auxílio ao IHGRN.

Em 120 anos de existência, é a primeira vez que o governo estadual concede essa verba ao Instituto Histórico do Rio Grande do Norte. "É um momento muito gratificante. Isso aqui não é favor, mas dever do Estado. A governadora tinha mais é que ter a sensibilidade de acolher essa demanda histórica. Afinal, que destino terá o povo que não cuida da sua Memória e Cultura?", avaliou a chefe do poder executivo do Estado.




Fátima Bezerra destacou o papel do vice-governador Antenor Roberto e do deputado estadual Hermano Morais, relator do projeto de Lei de autoria do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, bem como o empenho do Procurador-Geral do Estado (PGE), Luiz Antônio Marinho, e do diretor-presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, na tramitação do processo.

"Pode parecer uma coisa simples, mas isso aqui é uma coisa grandiosa na repercussão que isso tem para a história e memória do Rio Grande do Norte. O governo está de parabéns por mais esse êxito, por dar visibilidade mais uma vez ao setor que é incrível. Como é que é a cultura do Estado e a sua história viviam nessa invisibilidade?", questionou o vice-governador Antenor Roberto.

Da mesma forma, o deputado estadual Hermano Morais destacou a importância da sanção para a cultura e história do RN. "Estamos tratando aqui da Instituição mais longeva desse Estado na área da cultura e guardiã de todo esse acervo do passado que vai servir também para o futuro". Para o parlamentar, com essa medida de "muita sensibilidade, nós temos condições de conservar melhor e até avançar no trabalho que vem sendo feito".


Já o representante da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte, Pedro Brito, lembrou da coincidência dos 120 anos da morte do macaibense Augusto Severo, um dos precursores da aviação e criador do dirigível Pax, e 120 anos do nascimento do IHGRN, que abriga desde o último dia 16 os restos mortais do potiguar.


Por fim, o diretor-presidente da FJA, Crispiniano Neto, ressaltou a atenção e o cuidado do Governo do Estado com a história dos homens e mulheres que se destacaram no RN, Brasil e no mundo, para que possam ter o reconhecimento e a devida visibilidade, e falou da importância da aprovação do Plano Estadual de Cultura. Marco histórico para a política cultural potiguar, o Plano foi sancionado no último dia 23 e define metas, estratégias e ações da administração estadual para o setor.


Além dos já citados, acompanharam a governadora a secretária adjunta do GAC, Socorro Batista, a Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Iris Oliveira. Também participaram da sanção Ormuz Barbalho Simonetti, vice-presidente IHGRN, Armando Holanda, assessor Jurídico do Instituto, e Elza Bezerra Freire, diretora financeira da Casa.

O IGHRN

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte situa-se no bairro da Cidade Alta, em Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O IHGRN localiza-se ao lado da Catedral Antiga de Natal e do Palácio da Cultura, possuindo um rico acervo Colonial Histórico do Estado.


SERVIÇO

Endereço
Rua da Conceição, N.° 622, Cidade Alta, Natal/RN
CEP 59025-270
Contato
(84) 3232-9728
contato@ihgrn.org.br

Fotos: Sandro Menezes
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia