Navegação

Alagoana Charlene Araújo vai ser a Voz Feminina do Cerimonial de Posse de Lula

Jornalista Alagoana Negra que chamou Atenção de Lula em Alagoas vai Apresentar Posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva


Segundo Carlos Madeiro, Colunista do UOL, Charlene Araújo vai ser a voz feminina do cerimonial de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (1°), em Brasília.

Mulher negra de religião Afro-brasileira, o Candomblé, Charlene chamou a atenção de Lula durante sua visita a Maceió, em junho.

Na ocasião, foi uma das apresentadoras do evento de pré-campanha na capital alagoana e contou a história de sua mãe, uma técnica em educação aposentada da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) que, segundo ela, "sentiu bastante os reflexos da desvalorização do governo Bolsonaro".
"Minha mãe é uma mulher negra de União dos Palmares [terra do líder Zumbi, em Alagoas; estudou em escola pública e criou eu e meu irmãos com muito sacrifício. Venho também da universidade pública. Naquele dia foi um desabafo, uma palavra de esperança da volta de Lula para povo brasileiro", conta.

Charlene e a sua filmagem dando um beijo em Lula

Ao fim, Lula cumprimentou Charlene, que retribuiu um beijo no presidente eleito. "Ele me agradeceu e disse: 'Deus te abençoe'", lembra.

Depois do evento, ela foi informada pela equipe de Lula que chamou a atenção do presidente eleito como nunca antes. "No segundo turno, ele veio de novo e tivemos um outro encontro em uma caminhada em Maceió, e Lula lembrou", conta.

A jornalista conta que recebeu o convite na quinta-feira da semana passada de Márcio Tavares, um integrante da área da cultura do PT.

Ela disse que estava em uma loja de um Shopping com os dois filhos quando recebeu a ligação.

"Minha vontade era sair gritando, mas não podia. Mas não contive a emoção: eu chorei, fiquei com as mãos geladas, tremendo."

É uma emoção imensa saber que o seu trabalho foi e está sendo reconhecido. Saber que de tantas pessoas que eles tiveram contato [na campanha] pelo país, a Charlene de um estado pequenininho foi lembrada"

Aos 40 anos, a jornalista atua hoje no cerimonial do governador Paulo Dantas (MDB), mas antes já era a voz oficial dos eventos de Renan Filho (MDB) —o ex-governador será o ministro dos Transportes do governo Lula.

Charlene durante transmissão de jogo da Copa do Nordeste, em 2021


Charlene começou na profissão como repórter esportiva. Passou por redações de jornais, rádios e sites de Alagoas. Em março de 2021, ganhou destaque ao fazer as reportagens de um jogo da Copa do Nordeste com turbante e colar de búzios.


Ela, que aderiu ao candomblé há três anos, tinha se tornado filha de santo na época. Por isso, usou os símbolos de proteção da religião.

Desde 2016, com a saída de um locutor, aceitou o convite para ser mestre de cerimônia dos eventos do governo de Alagoas.

Sobre o futuro, ela diz que não recebeu convite para integrar o cerimonial de Lula em definitivo, e seguirá no governo de Alagoas.
"Mas se vier uma proposta, a gente conversa", diz.


por Carlos Madeiro
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia