Navegação

Festuris mescla Negócios com Emoção e faz o Turismo crescer



Afeto, emoção e amor persistente fazem parte do conteúdo do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, que cresce a cada ano, supera as adversidades e leva o Brasil e o mundo a Gramado. A bela cidade do Rio Grande do Sul ganha reforço a cada ano com a realização de grandes eventos. No mês de novembro, este reforço vem do Festuris, que teve sua 34ª edição realizada de 3 a 6 deste mês, pela Rossi & Zorzanello, comandada por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.

Recorde de público, luzes e cores no Palácio dos Festivais

A cerimônia de abertura, no Palácio dos Festivais, reuniu autoridades, jornalistas, agentes de viagens, operadores, empresários e convidados. Foi uma festa de cores, luzes, brilhos num cenário de belas imagens do Brasil. Em meio às emoções, a Bandeira do Brasil tremulou nas cores e no nosso desejo maior de “Ordem e Progresso”. O momento destacou resiliência e capacidade de recuperação do setor turístico.

O Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra abriu a solenidade

As atrações artísticas da cerimônia foram o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, a soprano Débora Faustino e o saxofonista Vini Neto. O grupo folclórico encenou a cultura gaúcha, enquanto Débora Faustino e Vivi Neto nos encantaram com o hino nacional. Outro momento emocionante foi a exibição em vídeo da primeira edição do Festuris, com imagens de Sílvia Zorzanello, parceira de Marta Rossi na criação do evento.


Marta e Eduardo comandaram a solenidade de abertura FOTO: Gilberto Sander Müller

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram o crescimento e a força do evento desde a sua primeira edição.
“São 34 anos que ocupamos este espaço e as emoções se repetem na mesma intensidade, como se fosse nossa primeira manifestação”, afirmou Marta, lembrando, em seguida, o momento que o setor viveu nos dois últimos anos em decorrência da pandemia da Covid-19. Citou ainda que o momento é de união de todos em prol do país.
Lindos momentos marcaram a solenidade de abertura FOTO: Gilberto Sander Müller

Eduardo Zorzanello destacou a solenidade como uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”. Este apoio, segundo ele, possibilitou que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. Ele comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente.


Na foto, as pessoas se abaixam e ficam do tamanho de Lelei, ao lado da Marta Rossi

Na sequência, Marta lembrou que “a nova economia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. “Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir caminho para o diálogo, pois é disso que o mundo precisa”. Eduardo complementou: “o turismo representa uma força viva a serviço da paz”. Em defesa dos deficientes físicos, a jornalista e escritora Lelei Teixeira, portadora de nanismo, fez palestra abordando as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

O Secretário Estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou os investimentos do governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram R$ 196 milhões. Apontou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo e citou que nesta quinta-feira foi assinado no Palácio Piratini o contrato de concessão dos parques do Caracol (Canela) e Tainhas (Campos de Cima da Serra) à iniciativa privada, pelo período de 30 anos.

Durante a solenidade foram conhecidos os Amigos do Festuris FOTOS: Gilberto Sander Müller

Fábio Pinheiro, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, conclamou o trade turístico a se unir para ampliar o orçamento da secretaria dentro do Ministério do Turismo no próximo ano. Reconheceu a necessidade de investimentos, “como na qualificação da mão-de-obra”. Parabenizou o evento pelo seu tamanho e Gramado por sua hospitalidade. “Não vejo este evento sem o apoio do Governo Federal”, frisou.

Durante dois dias os espaços da feira foram de intensa movimentação

O governador reeleito do RS, Eduardo Leite, disse que fez questão de estar no Festuris para reconhecer a importância do setor para a economia.

“Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo”. E parabenizou o Festuris: “Parabéns pela resiliência e resistência”, ressaltou ele, dirigindo-se aos CEOs da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento.

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego, graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Estande do Ceará na Feira de Negócios do Festuris FOTO: Gilberto Sander Müller

Nos dias 4 e 5, a programação matinal do Festuris, no Serra Park, teve inicia às 8h30 com o Meeting, mostrando conhecimento em boas palestras. A partir das 13 horas, os pavilhões da feira se abriram para o trade realizar excelentes negócios. Estandes bem montados mostraram a importância do evento, que reuniu 2.700 marcas. O Ceará esteve presente com um estande exibindo belas imagens do Estado – Praia, Serra, Sertão e Turismo Náutico, com decoração de peças de Artesanato em filé e crochê.

Faltou calor humano, a presença do Cearense de anos atrás.

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia