Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que o serviço de telefonia móvel no Brasil fechou o mês de março de 2022 com 258,3 Milhões de acessos. A maioria dos clientes (53,7%) preferem a modalidade de cobranca pós-pago, enquanto os usuários pré-pago correspondem a 46,3%.
O número representa um crescimento anual de 7,2% em comparação com o mesmo período em 2021, quando foram registrados 240 Milhões de clientes.
A Vivo foi a operadora que apresentou o maior número de usuários ativos no segmento: 85,3 Milhões. A empresa manteve sua liderança no mercado de telefonia móvel com 33% de participação. A Claro ficou em segundo lugar no ranking das operadoras com maior número de clientes ativos, com 71,8 Milhões de acessos e 27,8% de Market Share. Em terceiro está a TIM, com 52,3 Milhões de acessos e 20,3% do mercado, e a Oi acabou na quarta posição com 42,08 Milhões de clientes e 16,3% de participação.
Os números de acessos devem sofrer grandes alterações no futuro próximo, visto que a compra da Oi Móvel foi concluída e a migração dos usuários para a TIM, Vivo e Claro já está ocorrendo, como pontua relatório do Minha Operadora.
A maior participação da telefonia móvel é do 4G: são 200.680 Milhões de acessos, um total de 77,7%. Logo em seguida vem o 3G, com 28.498 Milhões de acessos, e o 2G ainda representa 27.108 Milhões de acessos.
A única Região que registrou encolhimento na quantidade de acessos foi a Norte. Todas as outras registraram crescimento, mesmo que pequeno. O destaque foi para o Sul, que passou de 35,5 milhões em fevereiro para 35,9 milhões de clientes em março (aumento de 1,1%).
São Paulo ganha em disparada em termos de quantidade de acesso à telefonia móvel com 78,3 Milhões de acessos. Na sequência temos Minas Gerais (24,2 Milhões), Rio de Janeiro (20,6 Milhões), Bahia (15,2 Milhões) e Paraná (13,8 Milhões).
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