CAIXA Cultural Fortaleza inaugura a exposição "Stênio Burgos: Barroco Sertanejo"

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta no dia 28 de setembro, a exposição Stênio Burgos: Barroco Sertanejo, mostra individual do artista cearense, com curadoria de Denise Mattar. A exposição já passou pelas unidades da CAIXA Cultural São Paulo, Salvador e Recife, onde recebeu mais de 13 mil visitantes. Agora, encerra a itinerância na capital cearense, onde apresentará algumas obras inéditas, incluídas especificamente para esta edição da mostra.
O título da exposição, Barroco Sertanejo, surgiu de uma conversa entre o artista e a curadora, e é uma síntese precisa da dualidade de Burgos, criado entre o calor da baianidade de sua mãe e a severidade do sertão cearense de seu pai. Nas palavras de Mattar: "Seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso."
A exposição exibe majoritariamente obras realizadas entre 2020 e 2021, e se reveste de um caráter retrospectivo, pois alinha, em conjuntos, as principais pesquisas do artista. Também podem ser vistas suas paisagens, elaboradas entre 2003 e 2022, a partir de uma pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos, construídos com espessa materialidade. São riscos e rabiscos saídos do tubo de tinta, que se projetam sobre o fundo, criando uma espécie de baixo-relevo de sua produção, e que dão à paisagem dinamismo e leveza.
Também podem ser vistos conjuntos de pequenas pinturas e grandes painéis de tecido, formando graduações colorísticas precisas, ou acasos que se transformam em constelações.
A forte influência da Holanda, país no qual Stênio morou por longos períodos entre 2004 e 2019, também se faz presente na mostra, por meio do desafio que o artista propôs para si mesmo: de pintar buquês de flores da estação, um a cada semana, mês a mês. A exposição se encerra com as Cartas do Confinamento, produzidas em 2020, quando Stênio se isolou na sua casa na praia de Amontada.
José Stênio Burgos de Macedo nasceu em Crateús, em 11 de abril de 1954, filho do médico cearense Francisco Sales de Macedo e da baiana Sonia Belo Burgos. Estudou Arquitetura na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Ainda como estudante, viajou para Paris, onde visitou os museus, impregnando-se de arte. Na volta, começou a trabalhar no Banco Central, e, após sua formatura, em 1978, conseguiu uma transferência para o Rio de Janeiro.
De volta ao Rio, participou, como arquiteto, de um grupo de estudos prospectivos sobre futuros possíveis, organizado pelo Clube de Roma. Na contramão das formulações acadêmicas, Stênio Burgos apresentou suas reflexões sob a forma de um caderno, contendo desenhos, poemas e pensamentos, ao qual deu o nome de Realtopia. Uma proposta de unir realidade e utopia, sem ocultar fatos ou criar fantasias. O caderno chegou à Europa pelas mãos do cantor Fagner e abriu as portas para que Stênio fizesse seu doutorado em Arquitetura em Barcelona.
Em 2004, o artista apresentou sua primeira grande exposição individual: "Terras e Céus", em Porto Alegre. Desde então, participa dos circuitos culturais cearense e holandês.
Entre suas exposições individuais, destacam-se: "Os Jardins de Nice por Stênio Burgos" (Museu do Ceará, 2006), "Stênio Burgos (Brazilië)", Centre for Latin American Research and Documentation (Amsterdã, 2009), "Colorido Rozengracht", Galerie Overstrom (Amsterdã, 2015), "Sertão Holandês" (Museu do Ceará, 2017), "Manuale di Calligrafia e Pittura, Centrum Sete Sóis Sete Luas, Pontedera (Itália, 2018), "À Flor da Pele", Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (2019), Realtopia -- Exposição retrospectiva (Ceará, 2020).
Serviço:
Artes Visuais - Stênio Burgos: Barroco Sertanejo
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Abertura: 27 de setembro (terça-feira), às 19h, visita guiada com a curadora Denise Mattar.
Visitação: 28 de setembro a 20 de novembro de 2022.
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 12h às 18h.
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência.
Informações: (85) 3453-2770 / (85) 99418-9453
Apoio: CAIXA
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia