Navegação

ROTA ENXAIMEL - Pomerode - SC

Escolhida pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo


Fizemos o passeio pela Rota Enxaimel de bicicleta, a Pé, de Jeep e de motorHome, foi uma experiência incrível , uma imersão pela cultura, culinária e costumes dos Imigrantes Alemães.



Strutz Haus



A primeira casa da Rota é uma graça, tem flores na entrada, balanço para fotos e animais como ganso, patos e galinhas que deixam o entorno lindo.

Construída em 1895. Oficialmente chamada Casa Hermann Jandre, que foi seu primeiro morador, é atualmente conhecida como Casa Strutz, por causa de Armando Strutz, neto do primeiro morador. Originalmente ficava do outro lado da rua, mas foi desmontada e remontada na década de 1930 – uma particularidade das casas em enxaimel que, por terem a estrutura de madeira encaixada, permitem a desmontagem e remontagem em outro local, atualmente administrada pela 5ª geração, Marlete, seu marido Sergio e a 6ª geração seus filhos Jaqueline e Adrian Eduardo.


No seu interior além de todos o móveis e utensílios domésticos de época tem uma deliciosa degustação de bolachas, chopp e batidas e venda conservas, linguiças, artigos de decoração e artesanatos.

(ENTRADA GRATUITA)




Currywurst Choperia


O verdadeiro sabor germânico em Pomerode!

Delicias do Currywurst, além de permitirem que nosso motorhome ficasse no estacionamento por três dias ainda nos serviram este delicioso prato típico Alemão, foi um prazer conhecer esta galera tão alegre e receptiva.


O Spätzle também é produzido na casa, e o pão de chopp é feito com o malte das nossas cervejas e assado no forno a lenha.

Oferecem também Schnitzel, Hackepeter, Hambúrguer Germânico, marreco recheado, tabua de frios Germanica, e vários outros pratos e petiscos típicos preparados pela chef Laurita Borchardt (nascida Hackbarth)

O restaurante é todo construído em madeira rústica, na técnica Blockhaus: um ambiente descontraído e diferente.


O cardápio do Currywurst é variado, nós pedimos a famosa linguiça tipo toscana em caracol, grelhada com batata souté, acompanhado das deliciosas salchichas, repolho roxo e chucrute.


Aqui são servidas as cervejas Alfred, produzidas seguindo a Lei de Pureza da Bavária pelo Mestre Cervejeiro Guill Borchardt, que atua na choperia.



                                              

KeksHaus Emporium

Uma casinha aconchegante


Aqui nesta linda casinha você conhece uma grande variedade dos melhores produtos locais!


Pomerode é famosa pelos alimentos de qualidade, e aqui você encontra muitos deles. Oferece queijos, linguiças, licores, geleias, conservas, chás, molhos, cucas alemãs, pães, cervejas Zinke e artesanato da região. Conheça nossos panos de prato trabalhados e outras peças exclusivas.
Acompanhamos a Lu (proprietária) até a fábrica de bolachas, ela nos fez um passo a passo de como faz suas delicias, o segredo é o amor e o ingrediente principal é o carinho e empenho por tudo que faz, sempre inovando e diversificando sabores.


Na Lojinha você encontra as deliciosas bolachas Multi Doces, pioneira na produção aqui na Rota do Enxaimel.



Pousada Casa Wachholz



Nos hospedamos em uma das casas mais antigas de Pomerode.

Conhecemos a Simoni na rota enxaimel quando estávamos fazendo o passeio de bike e a simpatia e carisma foi imediata, logo contamos do nosso canal de viagem e da coluna da revista e ela prontamente aceitou nossa hospedagem para ter experiencia e relatar tudo no nosso instagram e nesta coluna, nesta casa linda e cheia de histórias.

Construída em cerca de 1868, foi tombada pelo Patrimônio Estadual e restaurada pela família Wachholz, em parceria com o IPHAN. Localizada em área rural, a natureza exuberante é vista de todas as janelas.


A Pousada oferece hospedagem completa para a família. Toda a casa pode ser alugada, independente do número de hóspedes, garantindo assim a completa privacidade dos visitantes.

Conta com 4 quartos, com mobiliário antigo original, ar-condicionado, cozinha equipada com fogão e utensílios, para que os hóspedes sintam-se em casa e vivenciem ao máximo a experiência de estar em uma casa dos imigrantes alemães.


O café da manhã é colonial, com as delícias gastronômicas de Pomerode: geléias, bolachas, cucas, pães caseiros, salgados, sucos e frutas, tudo muito gostoso produzido artesanalmente, tomamos nesta vista linda em frente a Pousada.



Casa e Rancho Lemke

Venha almoçar ou jantar em um local histórico!


Construída em 1875, pertenceu a Lindorf Lemke. Possui Tombamento Federal.


O rancho abriga o restaurante Rancho Lemke, com vários pratos deliciosos e com sabor maravilhoso. Administrado pela família Lemke tem toque especial e muito carinho envolvido.
Servem pratos típicos alemães e pizzaria. Aos finais de semana, buffet livre no almoço. Quarta a Sexta serviço à la carte.


Fomos jantar e o Proprietário sugeriu um famoso prato típico Alemão delicioso, o tempero remete ao passado, sentimento de estar comendo na casa do Vó uma delicia.


Restaurante Rota da Truta



Além do ambiente ser charmoso, a casa é incrivelmente linda e com uma vista incrível, servem uma sequência de trutas, preparadas em sete diferentes receitas (castanhas, alecrim, alho e óleo, alho poró com tomate cereja, alcaparras com champignons, maçãs caramelizadas), trazidas sequencialmente à mesa, o atendimento é perfeito.


Os filés de truta são acompanhados de salada, patê de truta defumada, pão caseiro, pirão de Truta, polenta frita e arroz.


Os pratos são preparados pela Chef Camila Burschinski, que possui grande experiência no preparo deste peixe de carne tenra e paladar suave.


Nosso jantar foi maravilhoso além de delicioso o casal de proprietários são pessoas queridas e atenciosas.



Casa Felipe Wachholz



Construída aproximadamente em 1870, a Casa de Felipe Wacholz foi tombada por sua importância para a cidade de Pomerode e para o contexto da imigração alemã em Santa Catarina. Possui particularidades nos detalhes das esquadrias das janelas e na disposição dos ranchos.

Tombamento Federal.

É uma residência, não aberta à visitação.


Casa Radünz


Visite por fora e por dentro uma das mais belas casas da imigração alemãToda preservada e com móveis de época.
Passeie pela linda propriedade com lago, roda d´água e uma charmosa ponte.
Foi construída em 1932 e faz parte do conjunto de casas enxaimel da última geração, já possuindo varanda incorporada ao corpo da edificação.
Sua planta baixa reproduz a planta básica da maioria das casas teuto-brasileiras: sala e quarto frontais, cozinha aos fundos.
As fachadas exibem toda a estrutura enxaimel e o fechamento em tijolos característico da arquitetura teuto-brasileira. Nas laterais da varanda, os mesmos tijolos desenham arcos que estruturam a abertura.
Os apoios da casa também são em tijolo rebocado, postos sobre sapatas de pedra. Chamam a atenção os detalhes de acabamento na varanda

Opa Nelinho, Oma, Iracema e os netos Théo,Julia, Gabriel e Enzo


Servem delicias da colônia no galpão atras da casa, queijos, salames, licores, biscoitos, cachaça, geleias, lembrancinhas e muito mais.

(Visitação tem custo )




Casa Zumach


A Casa de Wily Zumach tem data de construção incerta, mas trata-se de uma edificação centenária. Já foi uma casa de secos e molhados, operando como filial do Comércio Haut (uma das casas na entrada da Rua Testo Alto).

Possui tipologia singular, unindo um volume comercial, onde funcionava a venda, e outro
residencial, onde residia a família Zumach.

Tombamento Estadual.

Não aberta à visitação.


Casa Siewert


Aqui você encontra réplica das primeiras casas construídas pelos imigrantes Alemães, ao chegar no Brasil.

A Família Siewert chegou ao Brasil em 1868. A casa enxaimel foi construída em 1913, onde atualmente moram três gerações da família: a quarta, quinta e sexta no Brasil.

Em uma visita guiada, conheça a história da família desde sua origem na Pomerânia, o motivo da viagem e a chegada ao Brasil.

Veja a evolução que ocorreu ao longo de um século e meio no Brasil. Estude a técnica de construção enxaimel, e por que este método construtivo é um patrimônio histórico. No pequeno sítio você pode aprender a história do milho na região, conhecer os animais da criação e o pequeno carro da família.

Wendellin Siewert,seu filho Rogério Siewert e neto Matheus Siewert


Se preferir, pode somente degustar e adquirir produtos coloniais como queijo, linguiça, licores, cachaças, geleias e cervejas artesanais.

O sitio ainda está em pleno funcionamento, com plantio, criação de animais para uso familiar.

(Visitação guiada tem Custo)


KeksLiebe Bolacha Artesanal




Mão na massa e amor pelas bolachas!
Eleonor está a muitos anos no mercado, com receitas passadas de geração a geração, um legado deixado pela sua Oma e a mãe que vem trazendo para muitas mesas suas delicias, com grande variedade de sabores Eleonora esta sempre inovando, com sabores exclusivos.

O nome KeksLiebe traduzido significa "amor pelas bolachas" e é este o sentimento que Eleonora tem pelas delicias que produz e que esta conquistando a todos que visitam a rota enxaimel.



Pomerode Jeep Tour



Passeio cheio de história e aventuras
O Ronald nos levou para um passeio inesquecível na Rota Enxaimel a bordo do Jeep Bruttus viatura original do Exercito brasileiro, com varias paradas, para contar diversas informações importantes de como viviam os imigrantes, sua cultura, estilo de vida baseado nos três pilares, Família, Religião e Diversão, com algumas paradas para degustação de produtos locais tais como cerveja, queijo, salame, chocolates, geléias, bolos, cucas, e muito mais, o passeio dura 3 horas.



Delicaten



Biscoitos e bolachas artesanais, produzidos por Dona Elia Maske e família, a partir de receitas passadas de geração em geração, foi acompanhando a mãe que Elia desde pequena aprendeu estas delicias, ela relatou que quando chovia a mãe tinha tempo para fazer as cucas e bolos, já que não podia ir para a roça.

Na Delicaten você pode acompanhar o processo de produção dos biscoitos e cucas , encantar se com o cheirinho e degustar produtos frescos com delicioso cafezinho! A Delicaten produz biscoitos amanteigados, biscoitos de melado e cookies.


Conheça também o Stollen, pão amanteigado natalino consumido na Alemanha, feito com rum e frutas secas. 

SERVIÇOS:


Strutz Haus

Rua Testo Alto, 2098

Bairro Testo Alto- Pomerode -SC

Fone: (47) 99269-9272

_________________________________

Currywurst

Rua : Testo Alto, 2065

Barro Testo Alto Pomerode -SC

Fone: (47) 99983-0484

_________________________________

KeksHaus Emporium

Rua Testo Alto, 2065

Bairro Testo Alto  Pomerode -  SC

Fone: (47) 98429-3436

_________________________________

Pousada Casa Wachholz

Rua Progresso, 2320

Bairro : Testo Alto - Pomerode - SC

Fone: (47)  99178-8440

_________________________________

Rancho Lemke

Rua: Testo Alto, 4895

Bairro Testo Alto -Pomerode - SC

Fone: (47) 9 9151-2449

_________________________________

Rota das Trutas

Rua Testo Alto, 5280

Bairro: Testo Alto - Pomerode - SC

Fone: (47) 99247-8338

_________________________________

Casa Radüz

Rua Curtiba, 377

Bairro Testo Alto - Pomerode - SC

(47) 99704-2347

_________________________________

Casa Siewert 

Rua Testo Alto, 8019

Bairro Testo Alto - Pomerode - SC

Fone: (47) 99683- 7043

_________________________________

Kekslibe Bolachas Artesanais 

Rua : Carlos Belz, 668 - 

Birro: Testo Rega, Pomerode - SC

Fone: (47) 98853-7547

_________________________________

Pomerode Jeep Tour 

Fone: (47) 99150-0003

Pomerode -SC

_________________________________

Delicaten Bolachas e Cucas

Rua Anna Krueger, 132

Bairro Testo Alto - Pomerode - SC

Fone: (47)  3387-5924

Compart.

Nós na Travel

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia