Navegação

Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho” em São José dos Pinhais-PR



CAMINHO DO VINHO

Atualmente a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho”– Colônia Mergulhão, possui 34 Propriedades Rurais envolvidas nas mais diversas atividades como vinhos, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de eventos e lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, receptivo local, artesanato entre outras. Mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, ainda utilizado como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.

A Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (ACAVIM) é quem Administra as Atividades do Roteiro Turístico.

A associação foi instituída em 18 de junho de 2004, surgindo da necessidade de organizar os empreendimentos envolvidos na rota de turismo, buscando preservar a identidade rural da região, trazida principalmente pela etnia Italiana.


Os Associados da entidade se reúnem e decidem juntos cada situação referente ao Caminho do Vinho: discutem pontos relacionados ao desenvolvimento do roteiro, definem objetivos comuns e trabalham em conjunto para atingi-los.

ACAVIM busca a auto-sustentabilidade para o Caminho do Vinho, mantendo as atividades com recursos vindos dos próprios Associados, que contribuem mensalmente com a entidade, e por meio de eventos, como a tradicional Festa do Vinho, que acontece todos os anos no mês de agosto, oferecendo comidas típicas e atrações musicais. O Roteiro conta com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo – Departamento de Turismo.


Bustour Caminho do Vinho

O Caminho do Vinho em São José dos Pinhais, tem muito a ser explorado.

Temos a oportunidade de conhecer o local, com um ônibus temático, com duração de 6 horas. Visitamos 10 dos principais pontos, acompanhados pela Guia/Sommelier Rosana Juliatto,qual possui vasto conhecimento em Turismo Rural e Vinhos.


Ponto de embarque e desembarque:
Shopping Estação (Porta Rockefeller)
Sábados e feriado:13h00
Domingos : 10h30

A partir dali, na rua principal vão surgindo os atrativos do circuito. 

Começamos o passeio com parada no portal, para fotos no letreiro e balança com flores. Um pouco a frente, temos uma linda casa rosa que vende artesanatos.

São cafés coloniais, restaurantes, entre outros entretenimentos.

Em todo passeio, temos a oportunidade de degustar os produtos, exemplo: na Vinícola Politano, podemos aprender sobre o vinho e degustar vinhos e salames . Na cervejaria Nutbier, podemos degustar a cerveja que em Blumenau, recebeu o prêmio de a melhor do Brasil A Psychose e várias outras. Também acompanhar o processo de produção de cogumelos Yamashita.

Para quem é fã de chocolate, licores e cachaças, tem a parada na Spinasse Chocolate. Qual pode comprar chocolates sortidos e brincar nas balanças.


Visitar a Só Morangos, uma plantação de morangos com opcional de compra dos produtos ,com experiência de colheita que ocorre no período Outubro a Maio.

Para quem gosta de Cactos, suculentas, temos a parada na produção das mesmas.

Ah é muita coisa boa para ver! Belas paisagens para muitos clicks.


SERVIÇOS:
Para maiores informações:
TurisThamy

41 99256 3824 

Compart.

Turis Thamy

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia