Navegação

Exposição do fotógrafo Walter Firmo está em cartaz no IMS


"Vendedor de sonhos" na Praia da Piatã, Salvador, déc. 1980. Foto: Walter Firmo/Acervo IMS.

A exposição do fotógrafo Firmo apresenta no verbo do silêncio a síntese do grito e foi estendida até 9 de outubro. Em cartaz desde abril no IMS Paulista, a mostra traça um panorama da obra do fotógrafo carioca, marcada pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país. Com entrada gratuita, a seleção ocupa dois andares do centro cultural e reúne cerca de 266 fotografias, produzidas desde a década de 1950, no início da carreira do artista, até 2021.

O conjunto destaca a poética de Firmo, associada à experimentação e à criação de imagens muitas vezes encenadas e dirigidas. Grande parte das obras exibidas provém do acervo do fotógrafo, que se encontra sob a guarda do IMS desde 2018 em regime de comodato. A curadoria da retrospectiva é de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, e de Janaina Damaceno Gomes, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra.

A exposição apresenta um catálogo, disponível à venda nas livrarias e na loja online do IMS, e com um tour virtual, que pode ser acessado pelo site do instituto.

Como destaque de sua programação, o IMS Paulista inaugura, no dia 13 de setembro, a exposição Moderna pelo avesso: fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930. A mostra tem a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais do país -- Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém -- durante a Primeira República, de 1889 a 1930.

A exposição documenta reformas urbanas radicais que aconteceram no período, abordando as tensões e contradições desses processos, que alteraram as paisagens e as formas de habitar e circular nas cidades. Também trata da expansão da fotografia e do cinema nesse momento, como parte da cultura urbana de massas. Fruto de dois anos de pesquisa, a seleção reúne 311 itens, entre filmes silenciosos, revistas e, principalmente, fotografias apresentadas em diversos formatos, como cartões-postais, álbuns, estereoscopias e projeções em lanterna mágica.



Serviço: 

Exposição prorrogada
Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito
Visitação: até 9 de outubro
Entrada gratuita
Galeria 3, 8 andar - IMS Paulista
Abertura
Moderna pelo avesso: fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930
Abertura: 13 de setembro
Visitação: até 26 de fevereiro de 2023
Entrada gratuita
Galeria 1, 6 andar, IMS Paulista
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo
Tel.: 11 2842-9120
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h.


Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia