Navegação

Onze governos adicionais se comprometem com a Nova Economia do Plástico


Onze Governos anunciaram hoje, durante a Cúpula One Ocean, que se unirão ao Novo Compromisso Global da Economia do Plástico.

Liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Compromisso Global uniu governos e organizações por trás de uma visão comum de uma economia circular do plástico.

O anúncio hoje, de que os governos nacionais do Canadá, Colômbia, Grécia, Itália, Noruega, República da Coreia, Espanha e Uganda e os governos subnacionais da Cidade de Paris; região da Grécia Central; e do País Basco se unirão à ideia comum do Compromisso Global é a confirmação do crescente interesse e compromisso em agir com urgência para acabar com a poluição por plásticos.


“Não podemos usar a reciclagem como rota de fuga da crise da poluição plástica: precisamos de uma transformação sistêmica para alcançar uma transição para a economia circular”, disse Inger Andersen, Diretora executiva do PNUMA.
RELATED

Uma abordagem de economia circular é necessária para enfrentar o problema desde a raiz, de acordo com um relatório do PNUMA publicado em 2021. Essa publicação detalhou como uma abordagem abrangente de economia circular poderia reduzir o volume de plásticos que entram em nossos oceanos em mais de 80% até 2040. Reduzir a produção de plástico virgem em 55%. Gerar uma economia de 70 bilhões de dólares para os governos entre 2021-2040. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25%. E gerar 700.000 empregos adicionais, principalmente no hemisfério sul.
“O PNUMA incentiva os governos e outras partes interessadas a se comprometerem com ações nacionais ambiciosas no sentido de criar uma economia circular do plástico”. Damos os parabéns a esses novos membros do Compromisso Global ao mostrar sua liderança no combate à poluição plástica”, disse Andersen.

 

Informações básicas

Sobre o Compromisso Global

Compromisso Global pela Nova Economia do Plástico é liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A Fundação Ellen MacArthur lidera o engajamento com o setor privado (os signatários e apoiadores empresariais), e o PNUMA lidera o engajamento com governos.

Sobre a Fundação Ellen Macarthur

A Fundação Ellen MacArthur é uma Instituição de Caridade Internacional que desenvolve e promove a economia circular a fim de enfrentar alguns dos maiores desafios atuais, como a mudança do clima, a perda da biodiversidade, os resíduos e a poluição. Trabalhamos com nossa rede de tomadores de decisão dos setores público e privado, bem como com o meio acadêmico, para desenvolver habilidades, explorar oportunidades de colaboração e projetar e desenvolver iniciativas e soluções para a economia circular. Baseando-se cada vez mais na energia renovável, a economia circular é impulsionada pelo design para eliminar resíduos, circular produtos e materiais, e regenerar a natureza, para criar resiliência e prosperidade para as empresas, o meio ambiente e a sociedade.

Mais informações: http://www.ellenmacarthurfoundation.org | @circulareconomy

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente-(PNUMA) 

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia