Navegação

Caixa Cultural São Paulo expõe desenhos inéditos do Edifício Sé

 
Caixa Cultural São Paulo recebe Exposição "Memória Concretizada Desenhos Técnicos do Edifício Sé"


A CAIXA Cultural São Paulo recebe no dia 23 de julho, a exposição "Memória Concretizada -- Desenhos Técnicos do Edifício Sé". O evento terá a exibição de mais de 100 desenhos de fachadas, cortes e plantas baixas, além de fotos e documentos que contam um pouco do partido arquitetônico da construção do Edifício Sé e sua importância para a Arquitetura Paulistana e para História da CAIXA em São Paulo. A mostra tem Entrada Gratuita.

É a primeira vez, em mais de 80 anos, que parte dos desenhos do acervo próprio da CAIXA sobre a construção do icônico Edifício Sé é compartilhada com o público. Ao expor esses elementos na linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura, a CAIXA Cultural São Paulo propõe um novo olhar para o patrimônio histórico, valorizando os saberes e fazeres hoje concretizados na edificação.

O público poderá realizar uma visita ao Museu da CAIXA, localizado no sexto andar do Edifício. Em seu interior, alguns ambientes como a Sala da Presidência e a Sala do Conselho, estão conservados em sua configuração original. Além da riqueza e sofisticação da decoração, o visitante pode apreciar os instrumentos e tecnologia utilizados nos anos de 1940.

O Edifício Sé foi projetado e construído pelo Escritório Albuquerque & Longo Engenheiros Arquitetos e Civis, uma das principais firmas de arquitetura e engenharia de São Paulo nas décadas de 20 e 30.

Além da sede da CAIXA (1934-1939), o escritório foi responsável por muitas obras emblemáticas na capital paulista, como o Edifício Glória (1928), o Edifício Conde de Lara (1929) e o Prédio Viaducto (1939), além de diversas residências.

Inaugurado em 1939, o Edifício Sé foi a sede paulista da CAIXA durante 40 anos, até 1979. Considerado um prédio de grande interesse histórico, arquitetônico e paisagístico, a edificação foi tombada em 2007 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo -- CONPRESP.

O Edifício Sé foi construído no estilo Art Déco, mescla detalhes artesanais com a modernidade da época, percebida pelo uso do latão, bronze, colunas em aço escovado e mármore. Granitos diversos e piso em madeira de lei completam a ornamentação. Visando a passar uma imagem de imponência e sobriedade, a fachada do prédio foi erguida com enormes colunas negras em estilo jônico.


SERVIÇO

Exposição "Memória Concretizada -- Desenhos Técnicos do Edifício Sé"
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 -- Centro -- São Paulo (SP)
Período: de 23/07/2022 a 29/01/2023
Horário: 10h às 18h (de terça a domingo)

Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações e agendamentos: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência






Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia