Navegação

Foz do Iguaçu – Natureza e Tecnologia

A passarela acolhe os visitantes e os deixa mais próximos das Cataratas 

Foz do Iguaçu – Natureza e Tecnologia fazem o Desenvolvimento

As janelas se abriram para minha primeira viagem este ano. Fui a Foz do Iguaçu no mês de abril, numa viagem em família. Tempo bom e tempo chuvoso se misturaram sem atrapalhar os passeios programados. A cidade é um encanto e são muitas as opções para um roteiro atraente. Conhecer Foz é descobrir a harmonia entre o desenvolvimento e a natureza. Os dois caminham juntos e sugerem muitas perguntas: como entender este fenômeno natural que reúne 274 cachoeiras e ter ao seu lado a Itaipu Binacional, líder mundial na geração de energia?




O nome Itaipubinacional faz referência aos países contemplados com a usina: Brasil e Paraguai

A resposta vem com muito estudo e conhecimento para entender a obra de Deus, que desce nas pedras, e o grande feito dos homens com a construção de uma usina gigante e poderosa. Com intensa movimentação, Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados do Brasil. Enquanto alguns turistas se encantam com as cataratas, outros mais curiosos avaliam a grandeza da usina. A barragem foi construída de 1975 a 1982, no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, por isto a denominação Itaipu Binacional.

Ônibus faz passeios panorâmicos ao redor da usina

Durante a obra, cerca de 40 mil trabalhadores se revezavam nos dois turnos e viviam seus dramas pessoais intensamente. Há relatos de tristeza, acidentes, alegria e até suicídio. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local da construção. Em tupi-guarani, o termo significa “pedra que canta”. O atrativo recebe um milhão de visitantes/ano. Antes da visita é exibido um filme com detalhes desta história que fascina o Brasil e o mundo.

São muitas as opções de passeios para conhecer a maior hidrelétrica do mundo. Depende do tempo e da curiosidade. Na visita panorâmica, feita em ônibus, há paradas nos principais mirantes. Os vertedouros só abrem em condições especiais.

CATARATAS DO IGUAÇU

O espetáculo das águas apresenta vários ângulos de beleza paisagística

O Parque Nacional do Iguaçu abriga as Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu. O espetáculo é fantástico. A natureza brinca e encanta cada visitante. A extensão do parque é imensa, e pode ser percorrida de carro, bike ou a pé, num contato com espécies importantes da biodiversidade brasileira. Antes de chegar às cataratas os turistas podem optar por uma caminhada de 1.500 metros. É um belo espetáculo, com quedas d’água em todo o caminho.

No ponto alto do percurso, as cataratas encantam e a água rola com intensidade. Você está diante da maior queda d’água do mundo. Água por todos os lados. Para chegar mais próximo é só enfrentar a multidão e disputar espaço numa passarela. Pingos d’água formam uma chuva fina e muitos se protegem com capas. Quem gosta de aventura pode fazer um passeio no Macuco Safari. Os barcos levam até as quedas d’água para um banho de emoção.

Tudo é encantamento e surpresa neste momento especial. As cataratas estão em clima de retomada do turismo e podem ser visitadas de terça a domingo. Os ingressos são vendidos em bilheterias instaladas na chegada. Há preços diferenciados para idosos. Apenas um restaurante oferece almoço e tem preço elevado. Há opções de pequenas lanchonetes.

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS


No Marco das Três Fronteiras acontece show dos três países: Brasil, Paraguai e Argentina

Estamos no Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, um dos locais mais visitados em Foz do Iguaçu, ao lado do Rio Iguaçu. Luzes e cores iluminam o obelisco brasileiro em verde e amarelo fixado no local há mais de 100 anos. O monumento transforma esta referência histórica em uma atração viva e pulsante. Ao lado, uma placa destacando os três países é atração permanente para fotos.

A jornalista Edgony Bezerra em visita ao Marco das Três Fonteiras

Neste local, no fim da tarde, o pessoal se aglomera para contemplar o pôr do sol com sua cor amarelada realçando sobre o rio. Tem uma praça ampla com restaurante, quiosques e muitas cadeiras para o público, que aguarda a atração maior: um show folclórico que apresenta a cultura dos três países: Brasil, Paraguai e Argentina. O show só acontece no início da noite. O acesso ao Marco das Três Fronteiras pode ser feito de carro próprio, táxis ou pelas agências de receptivo, mediante compra de ingresso.

É grande a oferta de passeios em Foz do Iguaçu. Não tem como ficar parado diante de tantas atrações: Sobrevoo de Helicóptero, Parque das Aves, Dreams Park Show, Blue Park, City Tour em Foz do Iguaçu com paradas na Mesquita Islâmica, no Marco das Três Fronteiras e no Templo Budista, Roda Gigante, Compras no Paraguai, City Tour no Paraguai com Compras, By Night Paraguai, Cataratas Argentinas, Comércio Argentino à Noite, Cassino Argentina e muitos outros.

MAIS INFORMAÇÕES

Viagem em família com pacote da CVC, voo da Latam, receptivo da Natural Travel e hospedagem no Del Rey Quality Hotel. Tudo perfeito. O hotel, perto de bons restaurantes, tem boa localização, na Rua Tarobá, no centro, boas instalações e bom atendimento. Central de reservas: (45) 2105.7500 – www.hoteldelreyfoz.com.br

By Edgony Bezerra
Compart.

Edgony Bezerra

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia