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Economia Circular: políticas ambientais, certificações e de compliance devem ser auditadas!


        
Economia Circular e Certificação: aumento de vendas e acesso à Novos Mercados!

As certificações da ISO, Leed, Selo Verde e programas de compliance e qualidade socioambiental, são atributos de gestão corporativa para conformidades frente às exigências técnicas, regulatórias e legais, com foco no atendimento às exigências do mercado, redução da poluição ambiental, compensação poluidor pagador e um planeta mais sustentável!

Pesquisas indicam que a consciência ambiental é algo cada vez mais presente entre os consumidores brasileiros. As preocupações dos consumidores são abrangentes. Eles valorizam produtos de marcas que assumem atitudes sustentáveis e tendem a levar em consideração essas questões na hora de decidir em quais produtos investir seu dinheiro. 

Como sua empresa se relaciona com esse novo consumidor?

Com o avanço das pautas ESG, muitas empresas buscam promover o desenvolvimento da economia circular. 

A economia circular é um conceito que surgiu em 1989, na Inglaterra, através de uma publicação de um artigo assinado por David Pearce e Kerry Turner, economistas e ambientalistas britânicos.

Empresas que praticam esse conceito associam o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais, ou seja, com:menor dependência de matéria-prima virgem, priorização de insumos mais duráveis, utilização de materiais reciclados, desenvolvimento de produtos que possam ser renováveis.

Esse conceito precisa ser incorporado de maneira definitiva na sociedade, pois vivemos períodos massivos com relação ao descarte, quando milhões de toneladas de resíduos são descartados inadequadamente, causando sérios prejuízos à natureza e à saúde pública.

No Brasil, desde 2010, existe a PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos, que responsabiliza as empresas pelo destino das embalagens que saem das lojas, vão para as casas dos consumidores e transformam-se em lixo.

Acesso à novos mercados para cadastros e vendas com a implantação e desenvolvimento da economia circular, conectados à consumidores eco responsáveis já é uma realidade promissora e pauta do mercado e das grandes organizações, havendo a primordial necessidade de implantar os 4 Rs, reduzir, reciclar, reutilizar e reaproveitar. 

De acordo com o Técnico ambiental Felipe Baldin, consultor da empresa de destinação final e Cadri Cetesb resíduos, ¨a Política Nacional de resíduos sólidos obrigou setores de pilhas, embalagens, pneus, baterias, óleo, agrotóxicos, sucata eletrônica, entre outros, a colocar em prática um mínimo de recicláveis pós consumo, com prazos e regras definidas para termos de ajustamento de conduta e o cumprimentos de destinação ambiental adequada. Essa é a realidade e prática da Economia Circular!"
Não basta divulgar ações de marketing sustentável ao consumidor final, sem a comprovação de itens de gestão e sustentabilidade, como a aquisição de compensação de créditos de carbono, a aquisição de Certificados de Reciclado de Embalagens para atingir metas de 22% de recicláveis  e exigências da PNRS, o uso de energias renováveis e políticas claras de não agressão ao meio ambiente.

Empresas certificadas do mercado B2B, B2C, atuam de forma rigorosa no acirrado mercado nacional e internacional com rede de fornecedores, compradores e cadeia produtiva junto à  empresas licenciadas, certificadas e auditadas por rigorosos padrões de compliance e políticas ambientais.

Economia circular é uma realidade sem volta, sem desculpas ou enganações!


Por Marcos Paulo Mendonça


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Marcos Paulo

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