Navegação

Uma viagem no tempo, através da Maria Fumaça de 1884 e barreado no Lê Bistrô restaurante


UM PASSEIO INCRÍVEL CHEIO DE LEMBRANÇAS, HISTÓRIAS E COMIDA TIPICA ANTONINENSE


Fomos até Morretes no litoral do Paraná, cidade histórica, com uma riqueza enorme de história e beleza, a cidade fica aos pés da Serra do Pico do Marumbi, moramos por 16 anos nesta linda cidadezinha e nesta época ainda não tinha este passeio e agora visitando amigos, soubemos desta incrível viagem no tempo e fomos até a estação, que fica no centro da cidade.

Estacionamos o BIG BUS, nosso MotorHome, próximo e partimos conhecer a famosa maria fumaça, a mais antiga do Brasil datada em 1884 e já no dia seguinte (domingo ) ás 11:00hs embarcamos nesta aventura, com paisagens lindas e sentimento de alegria em poder vivenciar este momento.



A saída da estação já começa com o toque do sino, o apito do agente de estação e o da Maria Fumaça, intenso e muito marcante, pedindo para todos se acomodarem em seus lugares.

O trecho entre Morretes e Antonina foi inaugurado em 1892 e é chamado Ferrovia Princesa Isabel. As estações ferroviárias de Antonina e Morretes foram recentemente restauradas e principalmente a estação de Antonina é muito charmosa e permanece idêntica a fundação !


O trajeto é de 16 quilômetros e dura aproximadamente 50 a 60 minutos e tivemos um relato sobre toda história da ferrovia com Sr. Alcimar que explica detalhes sobre o único passeio de Maria fumaça do Paraná.

 A Maria Fumaça passa pelo meio da Mata Atlântica, cruzando rios, área de mangues e lindas pontes.


Batizado de Trem Caiçara, tem atualmente uma locomotiva de 1884, fabricada na Filadélfia, nos Estados Unidos.  É a locomotiva a vapor mais antiga ainda em operação regular no Brasil! E o mais interessante: foi a primeira locomotiva comprada para  a ferrovia Paranaguá – Curitiba e ficou em operação até 1950! Gerações andaram nela e hoje podemos reviver estes tempos e recordar como foi no passado.


Os carros de passageiros são da década de 1930 e têm interior todo de madeira. Uma oportunidade de conhecer como nossos antepassados viajavam de trem, é uma viagem ao passado, embalado ao ritmo lento.


 Chegamos na Estação de Antonina, uma bela estação que foi construída em 1916, o prédio foi projetado de acordo com estilo dos terminais ferroviários do início do século XX.

Sua técnica de edificação, predominante na arquitetura eclética, é a alvenaria de tijolo maciço rebocado. A madeira é o material das divisórias secundárias, pisos e forros, portas, janelas, escadas e o conjunto de frisos conferem projeção à fachada do prédio.

O prédio possui bom desenho de arquitetura, com detalhes e requintes, como a abertura da plataforma de embarque confeccionada em ferro pré-fabricado, internamente os detalhes, detalhes incriveis que continuam por dentro da estação.

RESTAURANTE LE BISTRÔ

O retorno para Morretes de Maria Fumaça estava previsto para as 14:30 hs, aproveitamos para fazer um tour por Antonina e almoçar, fomos ate a igreja Matriz apreciar uma das vistas mais linda para a baia.


Entramos em uma viela charmosa com vista maravilhosa e chegamos no famoso restaurante LÊ BISTRO  já na chegada fomos super bem atendidos pelo proprietário, gentil e cordial  que nos acomodou em uma mesa com vista panorâmica da orla.


Com um cardápio variado, entre frutos do mar e barreado, a dica do garçom foi uma mistura entre peixe e carne (barreado) acompanhado de uma deliciosa caipira, bem gelada e saborosa, o barreado servido em uma panela de barro, vem borbulhando na mesa e no ponto para preparar o pirão, o garçom fez o preparo e a famosa brincadeira de virar o prato na cabeça, para ver se não caia, assim o ponto esta pronto para consumo, foi uma diversão e demos boas risadas. 





Finalizamos nosso delicioso almoço nos despedimos e partimos para estação, pois já estava chegando a hora da partida,  e as 14:30 o sino bateu e todos embarcamos de volta para casa, na volta muitos acenos dos moradores que saem nas janelas, portas alguns muitos emocionados por verem depois de tanto tempo a maria fumaça  transitando pelos trilhos novamente.

E com sentimento de gratidão por ter vivido este momento, que nos remeteu a uma incrível viagem no tempo, cheia de emoções, sabores e a paisagens incríveis da natureza, nos despedimos deste dia inesquecível.



SERVIÇO:

TREM CAIÇARA 
O melhor passeio é sempre o próximo! 
(47)3307-9977

LE BISTRÔ RESTAURANTE
Travessa Vitório Carrao, 25 - 
Centro - Antonina - Paraná
(41) 3432-4947 | 98408-0921
www.bistroantonina.com.br
Siga nosso Instagram 
Compart.

Nós na Travel

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia