Navegação

Consumo Sustentável X Capitalismo de Consumo. Qual a solução ?

                     
     Cata Mosquito com Ventuinha de Computador e Led Recuperada

Práticas de consumo sem consciência ambiental versus práticas conformes para o descarte adequado e incentivo à reciclagem de resíduos e rejeitos até o destino final, são o “calcanhar de aquiles” entre a consciência ambiental de cidadãos, as políticas públicas com infra estrutura para o descarte adequado e incentivos públicos e privados para economia e marketing sustentável em consumo de produtos “verdes”.

As opções de consumo sustentável são variadas, dentre elas consumir produtos de empresas licenciadas e certificadas pela ISO 14001, Certificado de economia Leed, produtos com embalagens recicladas, insumos orgânicos e de empresas que colaborem com ações sócio-ambientais junto à comunidades carentes, qualificação profissional e preservação ambiental – Certificado ESG.

Entretanto, o mundo de consumo global desenfreado, práticas de consumo inconscientes e políticas públicas sem incentivos à logística reversa, aterros municipais e apoio à Cooperativas de catadores locais com inclusão de renda à comunidades carentes, tornam à legislação ambiental deficitária e sem aplicação prática para um mundo sustentável e ecologicamente correto.

Ações práticas de respeito ao meio ambiente são as do empreendedor de São Paulo, Valmir Roncon, morador da Zona Norte, que recupera e renova quase tudo que para o cidadão comum seria apenas um lixo descartável.


 

Valmir Roncon em seu estúdio de Reciclagem, consciência ambiental e determinação.

Segundo Valmir Roncon   há décadas tenho plena consciência ambiental de não descartar nada sem a perspectiva de recuperar, renovar, reciclar ou dispor resíduos nos locais adequados para a reciclagem.

Tenho orgulho quase como um técnico inventivo ou para alguns um professor pardal de recuperar lâmpadas queimadas, pilhas, lustres enferrujados e quase tudo que possa ser recuperado.

Sempre estive preocupado com a questão ambiental, com o descarte adequado e com o meio ambiente sem poluição que é nossa casa, nossa consciência, nosso mundo!

Inventei um catador de mosquitos equipamento com ventuinha de computador e led recicladas para provar que podemos reutilizar e renovar algo que para muitos seria impensável, para nosso conforto e da nossa família.

Recuperar lâmpadas e pilhas que para muitos são lixos irrecuperáveis? Não, eu faço pelo amor ao meio ambiente e para mostra à família e filhos que podemos viver num mundo muito melhor!

 

Tudo se transforma, tudo se renova (Valmir Roncon)

Tudo se renova, tudo se recicla, tudo se reinventa - A vida é assim (Valmir Roncon)


Consumo sustentável ou Capitalismo Selvagem ?

Ações simples, conscientes de empresas ou cidadãos comuns, demonstram na prática que devemos seguir além da legislação, normas e condutas de reciclagem e logística reversa, procedimentos diários para descarte nas lixeiras adequadas, não jogar lixo nas ruas, comprar produtos de empresas ecologicamente corretas, denunciar empresas poluentes e não se calar para políticas públicas que não incentivem lixeiras recicláveis, aterros municipais, saneamento básico, água e esgotos.

 

Por Marcos Paulo Mendonça

Diretor de Redação

Compart.

Marcos Paulo

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia