Navegação

Ceará divide seu Potencial Turístico em Rotas para Atrair Visitantes

Canoa Quebrada mostra exuberância com sua marca: a lua e a estrela FOTO: Edgony Bezerra 

Inovação, criatividade e determinação fazem a força dos empresários cearenses, que lidam com um Estado de atrações diversificadas de praias, serras e sertão. Cada região tem seu potencial de belezas naturais, culturais, gastronômicas e artesanais. A necessidade de tornar as regiões ao alcance dos turistas, abriu espaço para a inovação com a criação de rotas. E as rotas estão crescendo, se aperfeiçoando e vencendo obstáculos com a adesão de parceiros.

Nos últimos dois anos, o turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia. Com criatividade e determinação, o setor sobrevive e busca alternativas para uma reestruturação e retomada das atividades. Para isto, precisa união, trabalho e apoio, para que a retomada seja promissora nas cinco rotas do Ceará: Rota das Emoções, Rota das Falésias, Rota do Cariri, Rota Verde do Café e Rota Mirantes da Ibiapaba.

Beleza e romantismo no pôr do sol na Praia de Uruaú
As Rotas estão em sintonia com o seu diferencial: o Mar Verdejante e o Vento embalando os sonhos, as Falésias colorindo cenários de paz, o Turismo Religioso multiplicando a fé dos visitantes, um delicioso Café reforçando a hospitalidade do povo cearense e a Natureza mostrando sua beleza em Bicas, Grutas e Cachoeiras. Tudo isto está em ritmo de retomada e se aperfeiçoando para atrair os Turistas. São paisagens exuberantes, próprias para contemplação.

Cada Rota tem seu núcleo gestor e se prepara para oferecer um turismo profissional. A Natureza qualifica cada Região com sua beleza diversificada, que precisa ser lapidada. Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Barracas de Praia e Bugueiros estão de mãos dadas e conscientes da necessidade de Qualificação das Comunidades. O Turismo é um bolo gigante que abrange todas as categorias. O direcionamento vem sendo ofertado pelo Sebrae/CE, que qualifica, estimula, anima e mostra os benefícios.

Nas próximas publicações, as Rotas serão apresentadas com detalhes sobre o potencial de cada uma. A Meta dos idealizadores é ter o apoio do Governo do Estado para um Projeto de Sinalização, tornando os Municípios mais conhecidos e facilitando o deslocamento dos visitantes.

Com a Qualificação das Comunidades, haverá Geração de Emprego e Renda, além de oportunidades para todos. O Artesanato, a Cultura e a Gastronomia se manifestarão e estarão inseridos no diferencial de cada Rota. Os Parceiros e a própria Comunidade podem criar eventos locais como Festas Religiosas, Gastronômicas e Culturais e promover Feiras e Exposições.

Original publicado no site Rotas do Ceará, com parceria do Sebrae/CE

Por  

Compart.

Edgony Bezerra

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia