Navegação

Portos do Nordeste movimentaram 330,6 Milhões de Toneladas de carga em 2021


O Porto do Pecém é um dos mais novos do mundo

Em comparação ao ano anterior, a Região registrou uma retração de 1%

O Terminal Portuário do Pecém (CE) foi o destaque, com a movimentação de 21,9 milhões de toneladas: aumento de 37,6% no ano. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O Porto do Pecém, inaugurado em março de 2002, está instalado no distrito do Pecém, município de São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do Ceará, na Região Metropolitana de Fortaleza, a 60 quilômetros da capital.

Os produtos mais movimentados nos portos nordestinos foram os minérios, escórias e cinzas, com 198 milhões de toneladas, uma retração de 4,38%. Em seguida, aparecem os combustíveis minerais, com 60,9 milhões, um aumento de 4,49%; e contêineres, com crescimento de 8,45%.

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira continua sendo a principal instalação da região, mas registrou queda de 4,68%. O terminal particular movimentou mais de 182 milhões de toneladas de carga. Já entre os portos públicos, o de Itaqui foi o que teve maior movimentação, com um crescimento de 22,61%. Para conferir os dados completos, basta acessar o Portal da Antaq.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o setor continua crescendo, mesmo com um cenário de pandemia da Covid-19.
"Os portos não são mais gargalos. Esses nós logísticos, na verdade, estão tendo capacidade de recepcionar e distribuir a carga. Operam cada vez com mais eficiência e apresentam resultados cada vez melhores”
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia