Navegação

Investimento em Empresas que praticam a Certificação ESG e Práticas Sócio Ambientais



Práticas e procedimentos para compensações e acesso à recursos

As Certificações ISO, Leed e ESG Sócio Ambientais, enfatizam ações e procedimentos de Qualidade, Controle e Procedimentos Regulatórios e Controle Ambientais para minimizar Passivos Ambientais e Mitigar ações danosas com potencial ofensivo ao Meio Ambiente, Biomas, Ecossistemas e Comunidade Local.

No mundo globalizado, a cada ano mais empresas têm assumido o compromisso com a pauta ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) em seus negócios. Entretanto, quais os itens de gestão e procedimentos que colaboradores e investidores têm acesso aos dados e conseguem acompanhar de perto a sustentabilidade prometida pelas companhias ou a transparência em relação ao assunto ?

A resposta de especialistas consultados pela Revista Fácil é que é possível ter acesso a essas informações, que podem ser feitas de diversas maneiras. Segundo o técnico ambiental Felipe Baldin “As instituições têm demonstrado interesse cada vez maior em levar esses dados aos investidores, bem como, acesso à recursos, investimentos nacionais, internacionais e acesso ao mercado sustentável para exportação e consumidores eco sustentáveis.”

Ainda de acordo com o especialista técnico ambiental, “A boa prática ambiental, social e de governança corporativa gera toda uma cadeia de valor, pois reduz risco operacional, de corrupção e é bem visto socialmente”. Segundo pesquisa da Revista Fácil junto à 28 Indústrias certificadas e com licenciamento ambiental e certificado de resíduos industriais Cadri emitidos pela Cetesb em São Paulo, companhias que adotam as práticas ESG têm rentabilidade acima do Ibovespa, com abertura à financiamentos, compliance sócio ambiental, venda para multinacionais, seguros, exportações, evitar multas, lacração de equipamentos e crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/98.

Sem contar o aspecto do Marketing Verde, Consumidor e Economia Sustentável com apoio à Projetos de inclusão Sócio Ambientais, Linhas de Crédito para Ongs e Oscips para Projetos de Proteção Ambiental e Compensação de Carbono, Selo Verde para produtos Eco Responsáveis e práticas de Compliance com práticas de Economia, Reciclagem, Aumento de Renda e Inclusão Social.

Assim, além dos resultados Econômicos, também é divulgado o balanço ESG dentro dos relatórios anuais. Algumas empresas preferem separar os dados para que qualquer pessoa possa acessar pelo site da companhia.
“A principal ferramenta para acompanhar isso é pelo seu relatório de Anual/Sustentabilidade”, de acordo com a Engenheira Ambiental Lorena Branada, consultora há mais de 20 anos de Multinacionais e Fontes de Poluição em São Paulo.
Além disso, outra forma de ficar atento aos desdobramentos relacionados ao ESG das companhias é acompanhar as notícias relacionadas a elas na mídia. Assuntos ligados a problemas Ambientais, Sociais e de Governança sempre são destaque entre os Veículos de Comunicação.

Outra forma de saber quais são as empresas mais comprometidas com a agenda ESG é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Criado em 2005, ele é composto pelas 30 Companhias listadas na Bolsa de Valores que tem as melhores práticas relacionadas ao tema.
 “O investidor pode usar como referência esse selo de qualidade que a B3 deu para essas empresas”, esclarece a Engenheira Ambiental Lorena Branada.
Além disso, existem outras certificações nacionais e internacionais que premiam as empresas com os melhores comprometimentos com a causa. Uma das certificações mais conhecidas é a do Sistema B, que é concedida pelo laboratório americano B-Lab – uma organização sem fins lucrativos que audita empresas para avaliar a relação delas com o meio ambiente, os colaboradores, os clientes e a comunidade, além das práticas de governança corporativa.

Por Marcos Paulo Mendonça
Advogado, Consultor Ambiental e Jornalista

Compart.

Marcos Paulo

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia