Navegação

Entenda como acontece o reajuste da pensão alimentícia

Foto: Reprodução


Muitas pessoas que recebem ou pagam pensão alimentícia iniciaram o ano acreditando que o valor seria reajustado.  Porém, os reajustes que acontecem em janeiro estão ligados apenas às pensões que tem como base de cálculo o salário-mínimo, ou seja, as que são fixadas em percentual do salário mínimo. 

Segundo a advogada especialista em Direito de Família do Maciel Pinheiros Advogados, Samantha Lopes, é importante lembrar que pensão alimentícia não é salário. 

"Não existe o fato de que o reajuste da pensão alimentícia será em fevereiro, pois em caso de pensão alimentícia não se paga o mês vencido, o valor pago se refere ao mês vincendo. Assim o primeiro mês do ano já deve ser pago com o valor reajustado", explica. 

Nos casos de pensão que são pagas com valores fixos, essas só sofrerão reajuste quando fizer um ano da sentença, ou seja, se a sentença saiu no mês de maio, o reajuste será sempre no mês de maio e terá como base de cálculo o índice que consta na sentença.   

Já nos casos de pensão alimentícia que são pagas com percentual de desconto em folha, sendo o repasse feito diretamente pelo empregador ao beneficiário da pensão, essa só vai sofrer reajuste quando o pagador tiver reajuste de salário. "Nem toda categoria tem reajuste juntamente com salário mínimo, existindo categorias de trabalhadores que tem reajuste pelo dissídio anual", conclui. 


SERVIÇO:       

MACIEL PINHEIRO ADVOGADOS ASSOCIADOS       

Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 968, Torre Janet Costa, 1503/1504, Boa Viagem.        

Fone: (81) 3125. 2744       

Instagram: @macielpinheiroadvogados  

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia