Navegação

Praia dos Carneiros recebe Ação Integrada do Governo do Estado

Praia dos Carneiros recebe Ação Integrada do Governo do Estado de conscientização sobre Cuidados com Meio Ambiente

Igreja de São Benedito - Praia dos Carneiros-PE

Ação "Bora Pernambucar-Praia" tem Caráter Educativo e busca Orientar Frequentadores e Comerciantes com relação à Poluição Sonora e à Segurança na Faixa de Areia, entre outros Pontos

O Governo do Estado realiza um trabalho integrado, neste sábado, relacionado ao ordenamento urbano da área de Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan) da região do estuário do Rio Formoso, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul. Intitulada "Ação Bora Pernambucar - Praia", a iniciativa busca conscientizar visitantes, moradores e empresários da região da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, sobre cuidados com o meio ambiente local e também a legislação vigente para o turismo náutico, poluição sonora e a manipulação de alimentos na orla, entre outros pontos.

O trabalho tem o caráter educativo e é realizado em conjunto pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria Estadual de Saúde, Capitania dos Portos e a Prefeitura de Tamandaré.
"Carneiros é um destino lindo, que atrai milhares de turistas o ano inteiro, mas que precisa de muita atenção. Desde 2021, temos acompanhado, pela Secretaria de Turismo e Lazer, e pela Empetur, as discussões relacionadas à Zatan, que busca preservar esta parte tão rica em beleza e natureza, que é o estuário do Rio Formoso. Esta ação conjunta de vários órgãos e secretarias do Governo do Estado é um primeiro passo importante para que possamos atuar no sentido de auxiliar no ordenamento da região, que se consolida como uma das principais do turismo do Estado", destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Na ocasião, uma unidade do Pernambulando, o centro de atendimento ao turista móvel, ficará em frente à Capela de São Benedito, a famosa Igrejinha de Carneiros, distribuindo o Passaporte Pernambuco e adesivos da Ação Bora Pernambucar - Praia.

ORIENTAÇÕES

O foco da ação atual é orientar os banhistas, barqueiros e comerciantes em geral da região sobre práticas que ferem a legislação vigente quanto à convivência social saudável e à preservação do ecossistema local.

Para o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, uma Ação Integrada como esta é muito importante para garantir a proteção do ecossistema do Litoral Sul.
"O Litoral Pernambucano é conhecido por suas Belezas Naturais, e o Litoral Sul, especificamente, na área de Carneiros, tem a proteção ambiental de Guadalupe. Um Estuário que conta com três rios: Formoso, Ariquindá e Rio dos Passos. O encontro do mar com o mangue forma um cenário que tem atraído os turistas para este que é um dos pontos mais encantadores do litoral pernambucano. É exatamente com o intuito da preservação ambiental, do cuidado com este patrimônio natural, que esta ação será realizada, de maneira a orientar os turistas, para que esse ambiente se mantenha preservado e continue sendo um patrimônio natural, garantindo aos moradores e aos turistas o contato com a natureza de forma Saudável e Acessível".
Entre as orientações que serão fornecidas estão a proibição de circulação de veículos automotores e de tração animal na faixa de areia; necessidade de autorização prévia para realização de eventos náuticos; normas sanitárias para o comércio ambulante e comércio em geral na orla, e ainda combate à poluição sonora nas embarcações e na faixa de areia. Equipe com dez profissionais do CPRH e mais cinco da Secretaria de Saúde também participam.

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar, reforçará a fiscalização na reigão. Três policiais atuarão na faixa de areia e mais três estarão motorizados cobrindo a área. Haverá ainda uma viatura dando suporte nas vias locais. 
"Nosso papel será sempre o de orientar, conscientizar e prevenir ocorrências. Atuaremos, em conjunto com os agentes municipais e estaduais, para que o turista, os trabalhadores e veranistas em geral curtam as belezas naturais em paz, aliando tranquilidade, respeito ao próximo e às normas sanitárias. Buscaremos sempre o diálogo, mas, em caso de desrespeito e desacato, seremos firmes no cumprimento da lei", afirma o major Bastos, comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco, responsável pelo policiamento ostensivo nesse território do Litoral Sul do Estado.

Foto Edmar Paz

Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia