Navegação

Saiba como preparar uma ceia natalina econômica e nutritiva

Pequenas adaptações no cardápio podem deixar a refeição saborosa, saudável e mais em conta / Foto: Reprodução



Final de ano é tempo de confraternização, solidariedade e muita comilança. Com duas ceias fartas em menos de uma semana, é difícil manter o regime - e a saúde financeira também. Agora, com a alta dos preços dos alimentos, a ceia de Natal dos brasileiros deve ser ainda mais econômica e com várias adaptações no cardápio deste ano.

Segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), insumos como arroz, carne e óleo de soja subiram de preço no acumulado de 12 meses. Todo esse cenário está refletindo no bolso do brasileiro, fazendo com que a criatividade seja a chave para o planejamento de uma ceia mais em conta na mesa natalina. Mas não menos saborosa.

Para a professora do curso de Nutrição da faculdade Pitágoras, Rayana Silva de Almeida, é possível fazer uma ceia com alternativas econômicas e com melhor valor nutricional. "As proteínas costumam ser o mais caro em uma ceia natalina, então, um bom substituto para o peru é o frango, que pode ser recheado com uma farofa", exemplifica.

Uma alternativa saudável é usar o lombo suíno como prato principal. "Como as pessoas costumam assá-lo no forno, a carne pode ficar mais seca, então a sugestão é servir acompanhado por molho de laranja ou abacaxi. O que ainda é possível deixar a ceia mais acessível nos preços é usar as frutas da safra, como abacaxi, manga, maracujá, que por estarem na época, são mais ricas em seus compostos nutricionais e saem mais em conta do que as importadas", sugere a nutricionista.

Substituir o tradicional arroz com uva-passa e presunto, por um arroz colorido com os vegetais disponíveis em casa, é outra alternativa. "Um assado de vegetais é uma outra opção prática e de custo reduzido, além das saladas que podem ser feitas com folhas verdes como alface, rúcula, e frutas como manga, abacaxi e maçã. Para a sobremesa, um clássico que é a rabanada, pode ser assada no forno em vez de frita no óleo".

A nutricionista indica um prato tradicional para compor sua ceia de Natal. Confira:

Salpicão de frango

  • 1 peito de frango desfiado (na água do cozimento eu coloco 1 tablete de caldo de galinha);
  • 1 cenoura grande ralada;
  • 1/2 xícara de talos de salsão picados;
  • 1/4 de pimentão (usei o verde) picado;
  • 1 maçã verde picada;
  • 1/3 xícara de uvas passas brancas (pode ser passas negras também);
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda;
  • 1 vidro pequeno de 250g de maionese;
  • 1 batata grande cortada em cubos e cozida (sem ficar mole demais);
  • Basta misturar todos os ingredientes e acrescentar sal, pimenta ou temperinhos do seu gosto. Bom apetite!

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia