Navegação

Festival da Sardinha anima a praia da Caponga-CE com Cultura e Gastronomia

O retorno dos eventos traz de volta o Festival da Sardinha: Gastronomia e Arte no Litoral Cearense, que acontecerá de 17 a 19 de dezembro, na praia da Caponga, no município de Cascavel, litoral leste do Ceará, a 60 quilômetros de Fortaleza. Em sua 13ª edição, o Festival da Sardinha é uma realização da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetucce). O evento reúne sabor e tradição, movimenta a economia e impulsiona o turismo. 

A sardinha entra como atração principal e ganha destaque com sabores dos mais simples aos mais requintados numa diversidade de pratos. A praia da Caponga é o maior porto pesqueiro de velas de pano do Ceará e um dos locais preferidos para pesca da sardinha, que é consumida nos restaurantes e barracas de praia. Para sustentabilidade do evento, os pescadores são convidados e fazem parte de um concurso de pesca. O produto pescado é utilizado no preparo dos pratos.


Para realização do festival, será instalada uma grande arena gastronômica, que terá 15 expositores, cozinheiros e chefs de cozinha. Para expor e comercializar a sardinha durante o festival é necessário ter participado de um concurso de culinária realizado em parceria com a Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará. Além de movimentar a economia local, o festival emprega temporariamente mais de 100 pessoas entre produtores, artesãos, empreendedores e artistas.

O Festival tem seus pilares sustentados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e economia criativa, tendo como um dos seus principais parceiros no âmbito da capacitação e estímulo ao empreendedorismo o Sebrae/CE. Várias atividades sociais estão sendo desenvolvidas no início deste mês. Como exemplo de incentivo às artes, o concurso de desenho do festival é considerado uma das etapas mais valiosas e bonitas da programação do evento.

SARDINHA


As sardinhas são originárias da região da Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo, e são encontradas em toda a costa brasileira. As sardinhas são peixes e água salgada, vivem em grandes cardumes, têm tamanhos de 10 a 25 centímetros e preços acessíveis. O peixe é encontrado facilmente no litoral de Cascavel e a pesca ocorre o ano inteiro na praia da Caponga. São muitas as possibilidades de uso: frita, assada, empanada, em patês, tortas e cuscuz. A sardinha é muito consumida em Portugal.

MÚSICA E ALEGRIA

Em 2021 o Festival volta trazendo para o público alegria, cultura e gastronomia, estruturalmente formado por duas grandes arenas: Arena de Gastronomia e Empreendedorismo e a Arena Musical. O evento acontecerá em conformidade com as regras definidas nos protocolos sanitários decorrentes da pandemia da Covid-19 com a anuência dos órgãos competentes seguindo as seguintes determinações: distanciamento de estandes, separação entre arenas, limitação de público nas arenas, uso de máscaras obrigatório e comprovante de vacinação com duas doses ou dose única ou exame PCR-RT feito até 24h anteriores a data do evento.

Os cantores Luis Marcelo e Gabriel, Felipão, Fabio Carneirinho, Samira Show e Tati Portela são algumas das atrações do festival na Arena Musical, que ainda contará com a banda Veneno e banda Baila Comigo, com o melhor da música de baile e a musicalidade do reggae com Donaleda. A programação do festival ainda promete muitas surpresas para o público com música boa, cultura e gastronomia.

PROGRAMAÇÃO

13º Festival da Sardinha: Gastronomia e Arte no Litoral Cearense

17/12/21 - sexta-feira

Local: Praça da Sardinha

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor

Arena Musical

20h: Banda Veneno

22h: Samira Show

00h: Luis Marcelo e Gabriel

18/12/21 – Sábado

Local: Praça da Sardinha

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor

Arena Musical

18:30h: Baila Comigo

20h: Fabio Carneirinho

22h: Tati Portela com participação de Carlinhos Nação

00h: Felipão

19/12/21 - Domingo

▪ Regata Cultural do Festival da Sardinha

Horário: a partir das 10h

Local: Calçadão

11h: Forró Paixão

13:30h: Donaleda

Informações: (85) 9.9742.5761 @Assetucce 

Compart.

Edgony Bezerra

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia