Navegação

Alagoas mantém a liderança na emissão de SELOS DO TURISMO RESPONSÁVEL


COM A CHEGADA DA ALTA TEMPORADA, ALAGOAS MANTÉM A LIDERANÇA NA EMISSÃO DE SELOS DO TURISMO RESPONSÁVEL NO NORDESTE

Certificação sinaliza que Estado está cumprindo todas as medidas de combate à Covid-19.


Como um estado responsável com a saúde e o bem-estar de seus visitantes, Alagoas comemora a chegada da alta temporada mantendo a liderança na emissão de selos de Turismo Responsável no Nordeste.

O Estado conta, atualmente, com 1.908 selos conquistados, ocupando também a quinta posição em emissão de Selos no Brasil.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Marcius Beltrão, o alto número de selos é um reflexo das estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas no combate à Covid-19.

"Esse número é gratificante para todo o estado, que cada vez mais ocupa uma posição de estado modelo no combate a Covid-19. Os incentivos do Governo de Alagoas, através da Sedetur, garantem que o combate a pandemia seja realizado com cada vez mais empenho. O selo é um reconhecimento e mostra que o local é seguro e está tomando todas as medidas de Proteção e Higienização para receber visitantes e Turistas", destaca.

Em Alagoas, os guias de turismo encabeçam a lista de atividades do segmento turístico com maior número de selos, sendo 428 recebidos. Restaurantes, cafeterias, bares e similares vêm logo em seguida, contabilizando 345. Meios de hospedagem possuem 327 certificações e agências de turismo, 321.

Entre as atividades turísticas aptas a receber o selo, estão os meios de hospedagem, agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; centros ou locais de convenções; feiras, exposições e similares; empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos; casas de espetáculos; guias de turismo, entre outros.

Turismo Responsável: 20 mil selos já foram emitidos

Ação do Ministério do Turismo foi lançada em junho e tem como objetivo incentivar a retomada das atividades turísticas no País


Iniciativa que busca incentivar um retorno seguro às atividades turísticas já foi aderida por 20 mil estabelecimentos. - Foto: Ministério do Turismo

O Brasil atingiu a marca de 20 mil prestadores de serviços turísticos com o selo “Turismo Responsável – Limpo e seguro”. Lançada em junho pelo Ministério do Turismo, a iniciativa busca auxiliar na retomada das atividades do setor de maneira segura, estimulando os empreendimentos turísticos a seguirem uma série de protocolos sanitários.

Os protocolos para as 15 Atividades Turísticas que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), foram elaborados levando em consideração diretrizes internacionais e contaram com a Validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os segmentos com maior número de solicitações do selo foram Agências de Turismo (6.285), Meios de Hospedagem (4.738) e Guias de Turismo (2.720).

Já os Estados que registraram a maior adesão à iniciativa foram São Paulo (3.961), Rio de Janeiro (2.848) e Minas Gerais (1.784).
“A grande adesão do setor ao Selo mostra que estamos no caminho certo para o início da retomada do turismo brasileiro, tão afetado por esta pandemia. Estamos entre os dez primeiros países em todo o mundo que tiveram essa preocupação em apresentar esse selo que atenderá aos anseios do setor e dos turistas, que estarão mais atentos aos protocolos de biossegurança”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado
Selo

Para solicitar o Selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O Selo é totalmente gratuito, e deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional.


Texto de William Makaisy
Fotos de Ascom/Sedetur
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia