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Secretários de Turismo do Nordeste discutem “Unificação da Marca” do Destino Turístico


Turismo no Nordeste se prepara para “unificar a marca” para vender o produto no Mercado de Turismo Nacional e Internacional.

O assunto foi discutido em uma reunião com os secretários estaduais de turismo da região em Fortaleza, na última quarta-feira (6). O objetivo é criar uma Marca Nordeste com incentivos fiscais para voos regionais, estande unificado em feiras internacionais. Também foram discutidos os novos produtos turísticos da região como os Cânions do São Francisco, já classificado como o Novo Destinos Turístico Brasileiro.

Vale lembrar que o assunto foi pauta do encontro de Secretários Estaduais de Turismo, ocorrido em setembro em Delmiro Gouveia, Alagoas, na região dos Cânions do São Francisco, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), onde o Secretário Marcius Beltrão, convidou o Diretor de Relações Institucionais da Companhia Aérea Azul, Marcelo Bento, que anunciou a volta dos voos Regionais para o Aeroporto de Paulo Afonso, a Bahia em dezembro deste ano e depois confirmado pelo Ministro do Turismo Gilson Neto, que se comprometeu em interceder na recuperação dos aeroporto, já que necessita e manutenção depois de quase dois anos fechado.

Arialdo Pinho, Secretários de Turismo do Ceará, propôs um modelo em que os estados poderiam investir proporcionalmente a sua arrecadação, população, ou número de destinos Iniciativa que a Sedetur Alagoas já tomou com a contratação de uma Empresa de Marketing para trabalhar o Destino dos Cânions dos São Francisco, que é integrada pelos Estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Contudo, o assunto de doar recursos para viabilizar a visibilidade de destinos de estados que não priorizam o Turismo é questionável.

Destinos como Porto de Galinhas, Maragogi e Piranhas onde os Governos de Pernambuco e Alagoas investiram na divulgação, hoje colhem os frutos do investimento, ao contrário de outros governos de Estados vizinhos, que não investem em divulgação porque não priorizam a Atividade Turística, mas querem que os outros banquem o Marketing de seus destinos.

Aviação regional

A necessidade de uma malha aérea regional, que conecte os principais destinos da região, criando voos para abastecer produtos turísticos e conexões diretas entre as capitais, sem a necessidade de conexões em hubs como Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro, também foi tema do encontro.

Os Gestores de Turismo propõem criar um plano de incentivo fiscal para Companhias Aéreas voarem dentro da Região, conectando principalmente cidades no interior dos Estados, em um modelo semelhante ao adotado na redução do ICMS sobre o combustível de aviação, que teve como contrapartida o aumento do número de voos.

Free Covid

Também no encontro foi discutida uma campanha de informação da vacinação no Nordeste. Com o avanço da vacinação e a redução do número de casos, a campanha teria a proposta apresentar a região como “free covid”

Outro ponto debatido foi a qualidade dos equipamentos de receptivos no Nordeste. A preocupação é com locais que se apresentam como receptivos, mas não têm uma política de sustentabilidade a respeito do meio ambiente.
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Mozart Luna

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